quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Política: Selado acordo político entre Chico Cunha e Roseana.

O prefeito de Tuntum, Chico Cunha, não está mais a ‘deriva’, é o que pensa o vereador Magno Milhomem com o recente acordo político feito pelo prefeito com a governadora. ‘Todos os prefeitos anteriores estiveram do lado do governo, somente o Chico Cunha é que deve ser oposição’, indagou Milhomem num bate papo entre colegas na câmara. Magno me detalhou passo a passo os caminhos que foram trilhados para que o prefeito tomasse essa decisão, uma delas seria a entrada de investimentos no município prometidos pela governadora, como a recuperação do Piscinão, projeto de revitalização de parte do Riacho Tuntum, completo funcionamento do Centro de Imagem com a administração do município e outras obras que ainda não foram divulgadas.
A pergunta mais freqüente nesse momento na cidade é como vai ficar a relação política entre o prefeito Chico Cunha e o ex-prefeito Cleomar Tema. Segundo Magno Milhomem, Cleomar Tema deu liberdade ao prefeito a procurar o melhor caminho para o município que precisa de investimentos. O ex-prefeito teria aconselhado Chico Cunha a procurar a governadora logo após a sua posse, fato que não aconteceu. Milhomem acrescentou que Tema também iria participar da aliança, mas de última hora desistiu em razão de compromissos com membros de seu grupo. O acordo político feito, ainda segundo Milhomem foi de ‘cabo a rabo’, ou seja, o prefeito dará seu incondicional apoio aos candidatos do grupo da governadora, incluindo deputado estadual e federal. ‘O Chico não tinha outro caminho, está em jogo o melhor pra Tuntum’, disse Magno Milhomem.
O vereador disse que com essa inevitável aliança o grupo ‘trincou’, podendo muita coisa acontecer no andar da carruagem. Do meu lado (blogueiro) estava também o presidente da Câmara, vereador Manoel Paca e a ele perguntei sobre sua postura daqui pra frente. Paca disse estar com o prefeito assim como os demais vereadores do bloco, Orleans Moreira, José do Feliciano e Leda Bílio, com exceção Marcos Cunha e Jaidran Brito. O presidente afirmou que o grupo já está trabalhando o nome dos futuros candidatos que poderão ser apoiados, um deles é Sarney Filho, que já tem encontro marcado com as lideranças do grupo. O outro provável nome de pretensões do grupo, de acordo com Milhomem, é o do secretário de Saúde, Ricardo Murad.
‘Trincando” ou não o grupo, o município não pode parar e ficar limitado aos parcos recursos do Fundeb, que é restrito a educação, FPM, que ultimamente vem sofrendo quedas e recursos da saúde. O prefeito Chico Cunha não poderia tomar um posição egoísta ou unilateral, mas sim coletiva, em que todos estejam inseridos em um projeto de desenvolvimento com aquisição de recursos que supra as necessidades mais urgentes de todos, como por exemplo, a abertura do Centro de Imagem que vai atender Tuntum e toda região, inclusive pacientes do Socorrão. Entre muitos que converso diariamente, sem titubear, todos concordam com a atitude do prefeito em tomar essa decisão e em buscar o melhor caminho, no momento, pra Tuntum.


Fonte: Blog do Lobão

MINHA OPINIÃO
Quando Dr. Tema foi convidado a assinar ficha de filiação partidária no PV (partido Verde) que no estado é controlado por Sarney Filho, ouve a interceptação de tal filiação por parte de Dr. Humberto, Flávio Dino e Zé Reinaldo. A estas alturas tudo leva a crer que estavam acertados entre sí: Dr. Tema, Chico Cunha e Vereadores a irem juntos. Com a interceptação Dr. Tema recuou, trouxe consigo três Vereadores e pernaneceram aliados ao grupo de oposição à Roseana e Ricardo Murad. Como Dr. Chico Cunha já estava por lá mesmo (não sei em que partido)fincou pé e não arredou e levou a tiracolo os vereadores que todos já conhecem e sabem seus destinos políticos. Para Dr. Chico Cunha foi uma boa ida, pois daí em frente acabará os embargos financeiros para a Prefeitura. Resta saber se nessa mexida o que poderá acontecer nas próximas eleições pro governo, pro senado e pra deputados federal e estadual. Uma fonte já informou que para federal Dr. Chico Cunha ficará levantando a bandeira de Sarney Filho, e prá estadual?, e para o Governo, se vingar mesmo fielmente o acordo é claro que dará Roseana na balança do prefeito. Agora vamos aos cálculos políticos. Quem dará votos ao Dr. Tema? o povo ou o prefeito. É só esperar prá ver o desenrolar dos fatos prá que se veja se a aliança municipal continua firme ou não passa somente de jogo de cena. Uma coisa é certa: Já existia um pré acordo em que Dra. Cleide não entraria em Tuntum disputando votos e abrindo-se aí o espaço pra Dr. Tema. E onde fica Ricardo Murad nesta história?. Gato escaldado tem medo de água gelada. Prá concluir fica aí a dúvida que não quer calar: Onde entre Pires Léda com Max Barros na jogada e se ouver a ruptura quem Dr. Chico Cunha apoiairia para Estadual?. É aí que eu acho que entra Ricardo Murad no jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.