segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A “complexidade” de Murad

Seria cômico se não fosse trágico ver e ouvir o deputado-secretário Ricardo Murad dando uma de expert em Saúde Pública e, pior, falando de moralidade pública. Como se pertencesse a um governo e a um grupo político éticos, probos.

Convidado pela Assembléia Legislativa do Estado – já que a nova maioria governista impediu uma convocação pura e simples -, por insistência do deputado Edivaldo Holanda, protagonizou um espetáculo à parte na sessão especial do parlamento de quarta-feira.

Mas, mesmo tentando falar difícil, esnobando termos como “média e alta complexidade”, ‘bipartite’ etc., Ricardo Murad escondeu o que o governo empossado de Roseana Sarney tem planejado para a Saúde Pública: tirar dinheiro do SUS daqueles municípios cujos prefeitos ainda não lhe disseram amém e ‘plantar’ prédios hospitalares onde a conveniência indicar, até que 2010 se esgote...

Em relação à famosa correção na distribuição de recursos do SUS – do governo federal, diga-se de passagem -, não teve outro objetivo senão aquinhoar melhor os aliados políticos em seus municípios. Para isso teve que forçar a barra para parir um novo conselho.

Como bem observou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Tavares, ao questionar Ricardo Murad, foi muita ‘coincidência’ que só municípios não alinhados ao Palácio dos Leões tenham as suas quotas de SUS reduzidas...

Porto Franco, Caxias, Presidente Dutra, Açailândia, Tuntum, só para citar alguns municípios, cujas lideranças eram extremamente ligadas ao ex-governador Jackson Lago ou a outros próceres oposicionistas, ao contrário da ‘justiça’ pregada na nova ‘repactuação’, caíram na desgraça da redução de verbas.

Numa outra vertente, ao anunciar a construção de vários novos hospitais, o atual governo só enxergou o alto custo financeiro para erigir prédios – valor que ultrapassa os 350 milhões de reais - e o que isso poderia render de dividendos políticos ou não para o grupo.

Também aqui não houve estudo algum de viabilidade técnica ou de localização desses hospitais; não foi observada a perspectiva da conjugação de ofertas assistenciais pela proximidade dos municípios ou a possibilidade de consórcios municipais, aí sim, para se oferecer serviços de alta complexidade dentro de um plano de regionalização.

A saúde pública do Maranhão é hoje um grande cabide apenas de oportunidades políticas. Não foca a população, não tem projetos executados que ataquem seus principais problemas mais crônicos, notadamente do ponto de vista da prevenção.

Assim, não é o linguajar “de alta e média complexidade” de Murad, usado para esconder os verdadeiros objetivos que o levaram para esse setor, que vai deixar pregada nos olhos dos maranhenses a venda que lhes querem pôr para não enxergar a verdade dos fatos.
Fonte: INFORME JP / Jornal Pequeno 21.08.09

O RICARDO 'TRATOR' MURAD QUE TUNTUM TODA CONHECE


É de Tuntum que quero falar agora. Da história de um cidadão que começou sua trajetória política lá. Foi pela primeira vez candidato a deputado estadual numa chapa que tinha seu sogro como candidato a Federal. Era uma festa quando esse cidadão chegava a Tuntum. O povo o endeusava. Ele foi um dos que ajudou a acabar com um dos grupos políticos fortes da época lá em Tuntum: Os cobras. Quando chegava ia direto pra residência de um amigo de sua família que morava num sobrado numa das centrais avenidas de Tuntum, e lá danava-se a, junto com sogro, lá de cima, jogar dinheiro para os plebeus que se acotovelavam em baixo no meio da avenida para pegar o dinheiro jogado. Este ritual se seguiu por uma, duas, três campanhas eleitorais onde ele sempre obteve vitórias esmagadoras em cima dos concorrentes.
Estou falando do deputado Ricardo Murad e o sogro a que me refiro é o empresário e agro pecuarista Victor Trovão. O sobrado ainda hoje pertence à família do Sr. Antonio Joaquim da Cunha, pai do atual prefeito de Tuntum Dr. Chico Cunha e tio do ex-prefeito Dr. Tema. Estas pessoas juntamente com outras lideranças de Tuntum, como Luizão ex-prefeito e ex-deputado, Bento Teixeira ex-prefeito entre outros muitos tinham em Ricardo Murad a esperança de trazer para Tuntum o desenvolvimento que muito demorava pra chegar. Resumindo: O ex-prefeito Dr. Tema um dos maiores prefeitos da historia política de Tuntum foi aliado de Ricardo Murad por longos anos sempre o apoiando e dando-lhe sustentação política junto com seu grupo em qualquer cargo que o deputado ousasse disputar. O atual prefeito Dr. Chico Cunha é nada mais, nada menos que filho de um dos maiores amigo da família do Sr. Venizelos Murad patriarca da família do deputado Ricardo e sempre era quem o hospedava em seu tradicional sobrado com honras e pompas. Hoje esse mesmo Ricardo Murad tornou-se o maior inimigo do povo de Tuntum que sempre o ajudou a afagar seu ego de político soberano e pomposo. Pomposo, pois o Deputado Ricardo Murad sempre foi aristocrata, metido a boa pinta e que pro trás sempre foi perseguidor, prepotente e grosseiro. O exemplo taí. Agora que ele assumiu a pasta da Saúde no Governo de Dona Roseana, a quem ele sempre tachou de ..., deixa os impropérios pra lá, a primeira providência foi tirar do povo de Tuntum e de outros municípios que não rezam em sua cartilha os recursos desta mesma saúde que ele pregava quando precisava de nossos votos. A eficiência, a modernidade e acima de tudo a presteza chegaram a Tuntum fazendo com que filas acabassem e o povo tivesse uma saúde de qualidade e com resolutividade de nota máxima. Mas, agora chega o “trator” que antes era o bomzinho e dá uma de “trator” passando por cima de quem ousar lhe contrariar.
Sr. Ricardo Murad, se sua ira insana é política o povo pobre e que precisa de saúde pra viver, não tem culpa.
Se o Senhor acha que neste governo o senhor pode e manda, como é sua marca, deixe o povo de mão e procure de garrucha na mão os que lhe contrariaram.
Deixe o povo viver. Tirar recursos da saúde de Tuntum, de Caxias e de outros municípios que não se ajoelham pra você é trair o povo. Se não é seu caso, fale com sua dona e peça a ela pelo povo humilde e sofrido do Maranhão que a 40 anos sofre nas mãos destes que você disse em campanha não tão distante: “São o câncer do Maranhão”.
E não pense que em Tuntum alguém vai se dobrar pra você, que não vai não. Pode ser que alguma mulher por interesse próprio se dobre. Agora, homem não.