quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

TERROR NO BANCO DO BRASIL: OU VENDE CARTÃO DE CRÉDITO OU ESTÁ NO OLHO DA RUA

Por JM Cunha Santos

O deputado Bira do Pindaré utilizou o pequeno expediente, na manhã desta terça-feira (15/02), para registrar seu apoio as reivindicações dos bancários, que realizam ato contra as determinações do Banco do Brasil. O Parlamentar, que já presidiu o sindicato dos Bancários do Maranhão, reiterou a condição de banco público do BB. “Uma instituição como o Banco do Brasil, que é um banco público, não pode se reduzir a apenas um competidor de mercado e o que está acontecendo na prática é isso. Estão explorando os funcionários, meu nobre Deputado Marcelo Tavares, aterrorizando com metas absurdas”, afirmou.

O Sindicato dos Bancários, em desacordo com as novas normas de demissão de gerentes, organizou um protesto em frente à superintendência do Banco, na Praça Pedro II, no centro da cidade. De acordo com Bira do Pindaré a demissão de gerentes por não atingir metas de venda de cartão de crédito é um absurdo que fere todos os direitos básicos dos funcionários do BB.

“E agora mais recentemente o Banco resolveu demitir qualquer gerente que não atinja as suas metas. E sabem quais são as metas dos gerentes? Vender cartão de crédito, vender metas de Ourocap, títulos de capitalização para os servidores públicos do Estado do Maranhão”, declarou o parlamentar.

Bira também repudiou a busca sem critérios do BB por lucro e reafirmou a história secular da instituição “O Banco do Brasil, uma instituição financeira secular, que tem uma capilaridade imensa, um potencial financeiro incomparável, uma presença marcante na história do País, neste momento, uma busca desenfreada por lucro está aterrorizando os funcionários e maltratando a população maranhense. É uma busca sem critério, é uma busca com fim tão somente de aumentar o lucro financeiro da instituição. Uma instituição como o Banco do Brasil não pode ser confundida como um banco privado, não pode ser tratada como se fosse o Bradesco, o Itaú que chegam aqui no Maranhão e apenas sugam as nossas riquezas e praticamente não deixam nada em troca para o povo maranhense”, concluiu.

Prefeito de Barra do Corda e esposa ficam calados em depoimento


Como já era esperado pela PF, Manoel Mariano e Francisca Teles permaneceram em silêncio.

Do: Imirante


SÃO LUÍS - Acaba de depor, na Superintendência da Polícia Federal, o prefeio de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim. Como já era esperado pela PF, ele ficou em silêncio durante o depoimento. A mesma conduta foi tomada pela sua esposa, Francisca Teles, que também prestou depoimento agora há pouco.

A estratégia já era prevista pelo delegado do Grupo de Repressão aos Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro da PF, Victor Mesquita, que preside o inquérito. "É um direito constitucional que lhe assiste. Independentemente disso, a PF tem como principal foco a análise das provas, que, aliás, são muitas. O prefeito certamente não construirá provas contra si. No entanto, vamos continuar observando os indícios e, caso seja necessário formalizar novos pedidos de prisão, o faremos”, disse Mesquita, ontem, à reportagem de O Estado. O Imirante entrou em contato com o delegado, nesta manhã, mas ele apenas confirmou os depoimentos e, por questões pessoais, não pôde conceder entrevista.

Defesa

Sobre o silêncio do prefeito Manoel Mariano e da sua esposa, o advogado José Duarte Júnior, um dos profissionais que faz a defesa do prefeito e de Francisca Teles, justificou que esse seria o melhor caminho, já que eles não tiveram, até o momento, acesso aos autos do processo. "O processo está no Ministério Público e ainda não tivemos acesso. Então, como não sabemos exatamente o que está disposto lá, foi o melhor a ser feito", explicou Duarte Júnior.

Os advogados de defesa ficarão aguardando a finalização do inquérito para tomar as próximas medidas no caso.

PREFEITURA REALIZARÁ CARNAVAL DE TODOS EM CAXIAS

A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura já definiu a programação do 7º Carnaval de Todos. Serão cinco dias de folia com a participação de 12 bandas, cinco delas vindo da Bahia, quatro da Paraiba e três de São Luis.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Cultura, o 7º Carnaval de Todos terá início na sexta-feira, dia 04 de março, com a concentração na Praça do Pantheon, de onde o trio elétrico BlackStage fará o arrastão inicial com os foliões até o parque do povo, local da festa.
Os primeiros a animarem a folia de Momo serão as bandas Jeremias e Caviar Elétrica e a programação prosseguirá até o dia 08 de março com inúmeras atrações, a exemplo das bandas Moleca 100 Vergonha, Free Lance, Gargamel, Capilé, dentre outras.
Os artistas locais também farão parte do 7º Carnaval de Todos, com a banda Metal Folia e o Grupo de Marchinhas Carnavalescas "Os Guanarés", sendo que eles também serão os responsáveis para animar as prévias carnavalescas já iniciadas em toda a cidade.
PRÉVIAS
Serão oito prévias, das quais quatro já foram realizadas. Os próximos bairros a receberem as prévias serão a Cohab, Ponte, Tamarineiro e Campo de Belém, esta última será onde se escolherá o Rei Momo e a Rainha do Carnaval de 2011.
Tambem serão realizados os bailes da terceira idade e o baile das crianças na União Artística e Operária Caxiense, bem como apoio total a banda do Mocotó, na tradiconal quarta-feira de cinzas.

Chega a 20 mil o número de Hipertensos e Diabéticos em Caxias-Ma.

Pacientes terão atendimento personalizado a partir de março no município, afirma Secretário de Saúde.
Julimar Silva - Repórter do Debate Democratico
www.debatedemocratico.com.br

O Secretario de Saúde de Caxias-Ma Vinícius Araujo, em reunião com profissionais da saúde do município ocorrida no auditório da prefeitura, anunciou medidas para melhorar a qualidade do atendimento na atenção básica. A atenção básica é formada por postos de saúde da família espalhados pela zona urbana e rural somando ao todo 32 postos, sendo que 11 desses são na zona rural.

A atenção básica responde pelo atendimento da chamada baixa complexidade, que se refere a atendimentos simples em que os pacientes não precisam recorrer às unidades de urgência e emergência do município. O secretário informou que pretende realizar com mais freqüência as reuniões de avaliação. Pelo menos uma vez por mês a atenção básica deve se reunir para poder avaliar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas.

Vinícius Araújo disse ainda, que pretende nos próximos meses dispor de um cadastro que mostre quantas pessoas no município possuem hipertensão e diabetes. Outra medida para melhorar o atendimento a esse público é disponibilizar um atendimento personalizado no momento do fornecimento do medicamento. Cada pessoa cadastrada deve receber uma espécie de quite onde estará o medicamento que cada pessoa necessita. A personalização no fornecimento dos medicamentos começa a ser feita a partir do mês de março deste ano (2011). O secretário informou ainda que atualmente, segundo uma estimativa do Ministério da Saúde, Caxias-Ma conta com 20 mil pessoas com hipertensão e diabetes

Quadrilha de assaltantes é presa pela Polícia Militar em Presidente Dutra-MA



Os pistoleiros foram presos em flagrante pela Polícia Militar de Presidente Dutra


Policiais Militares da 11ª Companhia Independente em Presidente Dutra-MA prenderam em flagrante delito na manhã desta terça-feira (15), os assaltantes Jadson Silva Costa, Israel Costa Almeida, Marco Sousa Lima e Francisco Deusivan Marcolino Lima, todos residentes da cidade de Barra do Corda-MA.

O quarteto especializado em assalto a bancos e comércios, foi preso quando se preparava para assaltar na área comercial da cidade de Presidente Dutra-MA. Ao se depararem com a guarnição da PM na BR 135 próximo ao município de Presidente Dutra-MA, tentaram empreender fuga e dispersaram as armas que encontravam-se em poder dos assaltantes.

Depois de uma perseguição, os pistoleiros e as armas foram capturados em um matagal. Em seguida foram conduzidos à Delegacia de Polícia Regional e apresentados ao delegado de Plantão.

PISTOLEIROS PRESOS PELA POLÍCIA DE TUNTUM


Foram presas, na entrada do município de Presidente Dutra, numa barreira policial, quatro pessoas suspeitas de envolvimento em homicídios. As prisões foram feitas por policiais Civis de Tuntum com o apoio da Polícia Militar de Presidente Dutra.

De acordo com o delegado Felipe César, titular da Delegacia de Tuntum, diversos homicídios vinham acontecendo nos meses de dezembro e janeiro naquela região, sendo que as vítimas eram todas em sua maioria envolvidas em vários crimes. A polícia suspeita que os elementos estavam agindo como ‘matadores de aluguel’, o que caracteriza crime de pistolagem.

No andamento das investigações, que tiveram início a cerca de um mês, as polícias passaram a monitorar diversos suspeitos. Nesta terça-feira (15), por volta do meio-dia, numa barreira policial na estrada que dá acesso a Presidente Dutra, os suspeitos foram interceptados em duas motos. No momento da abordagem, eles ainda tentaram se desfazer de três revólveres calibre 38.

Na ocasião, foram presos Jadson Silva Costa e Israel Costa Almeida. Outros dois, Marcos Sousa Lima e Francisco Deusivan Marcolino Lima, tentaram fugir, mas acabaram colidindo com um táxi. Deusivan ainda conseguiu se evadir do local, sendo preso horas depois quando deixava o Hospital de Urgência e Emergência daquele município.

De acordo com informações do delegado Felipe, o grupo vai responder pelo crime de formação de quadrilha como qualificadores de uso de arma de fogo. As investigações sobre a atuação do grupo no interior devem continuar, e se comprovadas às autorias, eles responderão por mais crimes.

Com os suspeitos foram apreendidos ainda uma faca, trinta cápsulas de munições para revólver 38, três celulares e a quantia de R$200,00.

Do: O Imparcial on line

Descaso: escola da Rede Estadual, em Tuntum, deixa de receber recursos porque a Seduc há quase um ano não nomeia um gestor

Blog do Lobão Tuntum

A Escola da Rede Estadual, José Pinheiro Coelho, corre um sério risco de bater as portas pela simples falta de um gestor. A escola não tem um gestor desde o falecimento de Antonio Francisco, o professor Toinho. De lá pra cá a escola vem passando por maus apuros por causa da falta dos repasses dos recursos federais, como o PDDE, recursos da merenda escolar que se encontra retido no banco e do fundo estadual. A gestora adjunta bem que já tentou, mas nada adiantou, pois somente o titular resolve o problema, segundo os funcionários da escola.

Pra acabar de lascar tudo o nome da escola está no SPC. “Não sei como vai ser esse ano, pois pra concluir o ano letivo anterior tivemos que fazer uma rifa para consertar as carteiras que estavam quase todas quebradas”, disse um antigo funcionário. Em razão da precariedade do centro de ensino muitos alunos estão desistindo de renovar a matrícula, alegando falta de estrutura, já que nem zelador a escola tem mais. “Ela está podre de suja porque nem pintada pôde ser mais”, declarou uma professora muito indignada.

Segundo alguns profissionais da escola que não querem se identificar, tudo já foi feito pra que a Regional de Barra do Corda tomasse as providências no sentido de nomear o gestor, mas até agora nada foi suficiente. A esperança maior agora é que o secretário de Educação tome conhecimento e providências para que centenas de crianças e adolescentes não sejam prejudicadas.