quarta-feira, 16 de março de 2011

DEP. CLEIDE COUTINHO LAMENTA FECHAMENTO DO CETECMA EM CAXIAS

Cleide Coutinho em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão nesta quarta feira, 16.03, lamentou as perdas que o município de Caxias a qual representa, tem sofrido nos últimos meses. Lembrou do caso da saúde no município que já acumula um déficit de mais de 15 milhões.

Desta vez Caxias perde com o fechamento do CETECMA que é um Centro de Capacitação Tecnologia do Maranhão, tendo como objetivo promover a qualificação e requalificação profissional, através de Programas de Capacitação geradoras de oportunidade de trabalho, geração de renda, de empreendimento, bem como disseminação de tecnologias voltadas para o desenvolvimento econômico e social dos cidadãos.

É importante ressaltar que o CETECMA está vinculado à UNIVIMA (Universidade Virtual do Maranhão) criado no Governo de Jackson Lago. A UNIVIMA tem como papel oferecer o ensino a pesquisa, nas modalidades presencial e do ensino a distancia, o que se adéqua nas demandas do Estado.

Existem 11 Pólos tecnológicos espalhados pelo Estado, que ficam nas cidades de Açailandia, Barra do Corda, Brejo, Imperatriz, Caxias, Codó, Santa Inês, São Luis, Pedreiras e Pinheiro. O publico alvo são alunos egressos do ensino médio, professores da rede estadual e municipal e profissionais que atuam ou pretendem atuar no mercado de trabalho.

O CETCMA de Caxias, funcionava em uma área física cedida pela Prefeitura Municipal, ocupando em torno de 15 salas, que abrigavam, Biblioteca, Sala de estudo, Laboratório (Química, Biologia, informática, alimentos), salas de coordenação, professores, tutoria, aula presencial, matemática, Secretaria e Almoxarifado, todos devidamente equipados de acordo com as atividades nelas desenvolvidas.

A Parlamentar ressaltou ainda que centenas de estudantes, foram qualificados através dos vários curso oferecidos, representando um salto de qualidade, uma conquista para o Estado do Maranhão.
A Deputada citou ainda que encaminhou para o Presidente da Comissão de Educação da Assembleia, Deputado Cesar Pires, que marque uma audiência com o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. João Bringel para que ele possa esclarecer, não somente o fechamento do CETECMA de Caxias, mas também que medidas poderão ser tomadas, afim de que este Centro volte a funcionar na cidade de Caxias e também sobre o funcionamento dos demais Pólos instalados na outras cidades.

Cleide concluiu seu discurso registrando que se “confirmado a hipótese do encerramento das atividades da Instituição em pauta a Secretária Municipal de Educação de Caxias coloca-se à frente para pleitear, até porque o município é parceiro nesse empreendimento, a transferência dos equipamentos para o domínio do município que dará continuidade a tais serviços, tão necessários para a juventude e sociedade caxiense”.

Da Assessoria