terça-feira, 19 de outubro de 2010

DEPUTADA CLEIDE COUTINHO HOMENAGEIA MÉDICOS PELA PASSAGEM DO SEU DIA



A Deputada Estadual Cleide Coutinho discursou ontem, dia 18, na Tribuna da Assembleia Legislativa sobre o dia do Médico.

A Parlamentar destacou a felicidade que sente por ser médica, também lembrou dos colegas deputados que são médicos Arnaldo Melo, Stênio Rezende, ambos do PMDB, e Antônio Pereira (DEM).

Para Cleide é uma grande felicidade falar sobre o dia dos Médicos, só não é maior porque a falta de reconhecimento da classe por parte do Poder Público, Municipal, Estadual e até do Federal. Ela lembrou que são profissionais que não têm planos de cargo e carreira, são jogados no interior sem nenhuma base, nenhuma sustentação e que, mesmo assim, lutam e salvam vidas, pois se orgulham do trabalho que executam.

Segundo ela, no Brasil não falta médico, e sim vontade política. “Temos um médico para cada 578 habitantes, nos Estados Unidos, existe um médico para cada 411 habitantes”, disse.

Destacou também que a população do Brasil só cresceu 12% e o número de médicos apenas 27%. “É preciso que tenhamos valorização, condições de trabalho. É preciso que tenhamos estrutura e recurso tecnológico de saúde, pois não dá para fazer sem investimento e sem custeio”. Defendendo assim programas de interiorização dos médicos.

Lembrou que não adianta acontecer o que vem acontecendo no Maranhão que tem programado 76 hospitais, mas só dois ou um foi inaugurado. Com que recursos as Prefeituras terão para manter esses centros hospitalares? Questionou.

A Deputada concluiu seu pronunciamento esperando que as promessas feitas pelo governo do Estado sejam cumpridas e que realmente cuidem bem do povo.

DOUTORA CLEIDE, A DEPUTADA DE 102 MUNICÍPIOS

Do site: CNCAXIAS
Por: Mano Santos

A deputada estadual Cleide Coutinho foi reeleita no último dia 3 de outubro com uma expressiva votação de 49.153 votos, que lhe garantiu mais quatro anos na Assembléia Legislativa. A parlamentar terminou o pleito na nona posição, entre os candidatos mais votados em todo o Maranhão e recebeu votação em 102 municípios maranhenses.

Além de vencer a eleição em Caxias, seu maior reduto eleitoral com 25.557 votos, Doutora Cleide saiu vencedora em outras três cidades: Parnarama com 2.693 votos, São Domingos do Maranhão com 6.858 votos e Tuntum com 4.158 votos.

A deputada reeleita, também alcançou uma boa votação em outros quatro municípios: Santa Filomena do Maranhão, com 515 votos, Pedreiras com 724, Senador Alexandre Costa com 819 e São Mateus do Maranhão onde conquistou 2.013 votos, sendo ela, nessas quatro cidades, a segunda mais bem votada.

Doutora Cleide ainda teve votação expressiva também em Paraibano com 1.149 votos e Sucupira do Norte com 621 votos, sendo ela, a terceira mais votada nestas duas cidades.

Na região dos Cocais, Cleide Coutinho foi bem votada em Matões com 801 votos, Aldeias Altas com 327, Colinas 875 e São João do Sóter com 242 votos.

Na capital do Estado, Cleide Coutinho obteve 306 votos. Na região metropolitana da ilha de Upaon-Açú, ainda foi votada nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Mesmo em municípios onde Doutora Cleide não concentrou sua campanha, ainda assim seu nome foi lembrado nas cidades de Maranhãozinho, Rosário, Sucupira do Riachão, São Vicente Férrer, Anajatuba, Bacurituba, Buriticupu, Conceição do Lago-Açú, Fernando Falcão, Jatobá e Itaipava do Grajaú. No geral, a deputada, agora reeleita, recebeu votação em 47% dos municípios maranhenses. Na apuração das urnas, Doutora Cleide alcançou 49.121 votos, somados aos 32 votos da legenda PSDB, o que totalizou 49.153 votos.