quinta-feira, 20 de maio de 2010

BREVE COLUNA NOS MELHORES PORTAIS DE CAXIAS


A Coluna Bola de Fôgo em breve poderá ser lida nos seguintes portais:
www.cncaxias.com
www.portaldonordeste.com

Notícias do esporte e política. Tudo de forma simples e de leitura fácil, sem apelação e sem frescura. É fôgo mesmo.

ROSEANA CORTA O BARATO DO "TRATOR" RICARDO MURAD


É lamentável a morte de três conceituadíssimos jornalistas maranhenses que se foram estes dias. O Jurivê, o Walter Rodrigues e agora a Telma Borges. Nós que os conhecemos e reconhecemos os seus trabalhos e a dignidade de cada um, ficamos muito tristes com irreparáveis perdas para o jornalismo bem feito do Maranhão e por que não, do Brasil. E para as famílias enlutadas nossos sinceros pêsames.
Mais o que eu quero comentar hoje tambem é triste e lamentável, mas, quem conhece o "trator" Ricardo Murad não fica assustado não. Pois não é que o Deputado resolveu por conta e risco próprio, assumir de novo a secretaria de saúde do Estado. Demitiu o atual Secretário, nomeou ordenador de despesa, deu uma de rolo compressor, e olha que ele já é trator, e montou de novo sua nova equipe e assumiu o posto direto do Hotel Luzeiros (acho que o nome é esse). Só que esqueceu de avisar a dona do buteco. Dra. Roseana quando soube o Diário Oficial já estava sendo diagramado e pronto para impressão. Ora, me compre uma jamanta. Na hora a vice não titubeou e deu última ordem nas pretenções do deputado Ricardo. Eu acho que ele pensava que estava naquela época do prefeito Mauro Fecury onde ele, Ricardo era quem sentava na cabeceira da mesa e dava as ordens. Até que enfim Dra. Roseana deu uma dentro. Só falta agora devolver aos municípios que foram prejudicados por "Seu" Ricardo os recursos para que a saúde volte à normalidade e o povo possa viver em paz. Afinal este não é o Governo que cuida das pessoas?.

PEDREIRA PARA O SABIÁ NESTE SÁBADO

Neste sábado dia 22 o Sabiá vai enfrentar no Estádio Duque de Caxias, aqui em Caxias, a forte equipe do Atalanta de Tuntum. Não vai ser moleza não. Estes times quando vem pra Caxias enfrentar qualquer que seja o time vem preparado. E este que vem agora sábado é o atual campeão de Tuntum e venceu a competição em cima de um dos melhores times do interior do Estado que é o São Raimundo. Digo isto por que conheço muito bem os jogadores formados em Tuntum. O Sabiá está se preparando para uma competição que no meu ponto de vista é mais dura que o campeonato principal. Esta segundona é dor na canela. Neguinho monta time é pra vencer mesmo, no sério. Se o Sabiá não prestar atenção não passa nem da primeira fase com este time tecnicamente montado do jeito que está aí. Se bem que trouxe dois importados (?) que ninguém sequer ainda viu jogando. Pode ser que estes dois joguem no sábado contra o Atalanta que vem de uma vitória contra o Calvário de Barra do Corda, lá dentro da terra cordina. O atual elenco do Sabiá é um dos melhores de Caxias, só que nas partidas preparatórias contra o Flamengo do Piauí perdeu, contra o Bacabal cheio de reservas até que ganhou bem, mas, já contra um Sampaio Correia que está em 7º na Copa União e que veio com mais de meio time reserva perdeu a partida dentro de casa. Tem algum problema técnico para ser acertado. Jogo é jogo e a torcida que está lotando o estádio sempre que o Sabiá joga, quer ver bons resultados. O Chicão Jaguar tem de dar um jeito neste time, se não, o time vai dar um jeito no Chicão.
Da: Coluna BOLA DE FÔGO/www.cncaxias.com.br/Ronald Torres

FACEMA PROMOVE MAIS UMA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE


Preocupada com o exercício da cidadania e com o desenvolvimento do espírito de solidariedade, a Facema realizou nesta terça-feira (11/05) em parceria com a Hemomar Caxias, mais uma campanha de doação de sangue, dentro da instituição. Dezenas de alunos, funcionários e visitantes foram solidários e participaram da campanha, doando alguns minutos do seu tempo para salvar vidas desconhecidas.

“Esta foi a primeira vez que fiz uma doação, mas pretendo agora participar sempre das campanhas, inclusive incentivando meus amigos a doarem também. É algo que leva apenas alguns minutos, mas que pode salvar várias vidas”, explica Gláucia, aluna do curso de Pedagogia.

Com a campanha, a Instituição conseguiu para o hemocentro mais de 100 bolsas de sangue.
Da Assessoria de Comunicação da FACEMA

EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAXIAS É DESTAQUE DA OMEP


O trabalho premiado na área de Educação Infantil, exercido pelo município de Caxias, através do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria Muncipal de Educação, foi o grande destaque do III Encontro Estadual da Educação Infantil do Maranhão. O evento foi organizado pela Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP), órgão consultivo da UNESCO e UNICEF, em parceria com a Prefeitura de Caxias e SEMEDUC.

"Caxias está de parabéns. A professora Sílvia está de parabéns, os professores e alunos. Fiquei encantada com o trabalho que encontrei aqui, um trabalho que deveria ser copiado por todos os municípios da região. Que o Maranhão possa conhecer o trabalho que está sendo realizado em Caxias que é um trabalho de suma importância”, ressaltou Kariadna Pacheco, presidente da UNDIME.

“Quando assumiu, o senhor prefeito Dr. Humberto Coutinho determinou que a educação infantil seria uma prioridade do seu Governo. Entendendo ele, em nossas conversas, que se nós investissémos na educação infantil, mesmo que de forma lenta, mas segura, nós poderíamos assegurar ao nosso município a melhoria dos indicadores sociais, e mesmo que seu governo não colhesse os frutos das suas ações. Assim, a sua determinação veio ao encontro do sonho e do compromisso de todos aqueles que fazem a educação do município”, declarou a secretária de Educação, Sílvia Maria Carvalho Silva, em seu discurso, reforçando o compromisso com a área.

O encontro, cujo tema foi ‘A Infância e o Meio Ambiente no Maranhão e no Brasil’, ocorreu nos dias 13 e 14 de maio e contou com a participação de diversas autoridades do meio como a representante da Unicef / Semi-árido brasileiro, Eliana Almeida, a presidente da OMEP/Brasil, professora Aparecida Salmaze, o presidente da OMEP / Maranhão, Fernando Silva, o vice-presidente da OMEP / Maranhão, Roberto Mauro Gurgel Rocha, o secretário de Educação do Estado, Anselmo Raposo, e a secretária municipal de Educação, professora Sílvia Maria Carvalho Silva.
da ASCOM/PMC

SENADO APROVA FICHA LIMPA.


Brasília - O Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (19) o projeto Ficha Limpa, que impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves após decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz). A inelegibilidade será de oito anos após o cumprimento da pena.

Como o Senado não mudou o projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada, o projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não há consenso, no entanto, para a aplicação da lei na eleição de outubro. Para alguns, caso o projeto seja sancionado por Lula antes das convenções que definem os candidatos, as regras podem ser aplicadas; outros parlamentares dizem que a proposta teria de ter sido aprovada em 2009 para poder valer neste ano. Essa questão deve ser decidida pelo TSE.

O Ficha Limpa é um projeto de iniciativa popular: recebeu 1,6 milhão de assinaturas e foi apresentado ao Congresso em setembro do ano passado.

Confira os principais pontos do projeto:

1) Impede a candidatura de políticos condenados por órgão colegiado (mais de um juiz). Neste caso, a pessoa condenada ainda pode apresentar recurso a uma instância superior para suspender a inelegibilidade.
Por exemplo: se um deputado for condenado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele pode pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a suspensão da inelegibilidade. Após o julgamento dessa suspensão, o colegiado julgará a conduta que gerou o processo.

2) Fica inelegível aqueles que cometerem crimes como: corrupção e gasto ilícito de campanha; doação ilícita e/ou compra de votos; crimes ambientais graves e contra a saúde pública; abuso de autoridade; racismo;tortura; terrorismo; hediondos entre outros.
3) Fica inelegível o parlamentar que renunciar ao mandato para evitar o julgamento por quebra de decoro.

4) Aumenta de três para oito anos o período de inelegibilidade.

por Décio Sá

JORNALISMO PERDE MAIS UM: TELMA BORGES FALECE EM SÃO LUIS


Morreu, na noite desta quarta-feira, a jornalista Telma Borges (foto), aos 49 anos, vítima de uma parada cardíaca provocada por uma infecção generalizada. Ela vinha sofrendo de câncer na região do estômago e chegou a ser operada no final do ano passado em São Paulo. Estava internada desde domingo no Hospital São Domingos, tendo se submetido a uma nova cirurgia, mas não resistiu.

É o terceiro profissional da área de comunicação que morre num espaço de três dias. Na segunda-feira, o decano da imprensa maranhanse Jurivê Macedo, 80 anos, desapareceu em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ontem foi enterrado Walter Rodrigues, 60 anos, vítima de um ataque fulminante do coração.

Telma Borges trabalhou por muitos anos como editora de Economia do jornal O Imparcial, foi repórter das TVs Ribamar e Difusora, e atualmente vinha atuando como assessora do Sesc. Ela era casada com o jornalista Jorge Vieira e tinha duas filha.
Informações do Blog do Décio Sá/Imirante

ROSEANA NÃO NOMEARÁ MAIS RICARDO MURAD PARA SECRETARIA DE SAÚDE


Em primeira mão:
A governadora Roseana Sarney (PMDB) não nomeará o deputado Ricardo Murad de volta para a secretaria de Saúde. O médico Luis Alfredo Guterres continua no comando da pasta.
A filha de Roseana, Rafaela Sarney, interveio na situação e pediu à mãe que Luis Alfredo, tio do seu marido Gustavo Amorim, permanecesse no cargo. Como nunca foi de pedir nada, Roseana decidiu atender prontamente ao desejo da filha, deixando Ricardo de fora e ao mesmo tempo desprestigiado perante a classe política.
Ontem, segundo uma fonte, o secretário adjunto de finanças da Secretaria de Saúde, Fernando Neves, aliado e uma espécie de ‘testa de ferro’ de Ricardo, fez uma carta colocando seu cargo a disposição depois que Luiz Alfredo revogou uma portaria que lhe dava poderes plenos para contratar, dispensar licitação entre outras modalidades decisórias.
Alfredo revogou tal portaria após descobrir que Fernando agia em nome de Ricardo e estava comprometendo a secretaria com graves violações a processos administrativos - ele assinava processos de inexigibilidade de licitações, aditivos em contratos além de outras falcatruas.
No último domingo, Ricardo Murad quis demitir Luiz Alfredo sem consultar a governadora Roseana Sarney. Apenas pôs a notícia em um blog do Imirante dizendo que voltaria a secretaria desistindo de sua reeleição a deputado “pelo bem do povo do Maranhão”. Já se passaram 5 dias e Ricardo continua desempregado…
Do Blog do John Cutrim/Jornal Pequeno