quinta-feira, 22 de julho de 2010

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: AGIOTAGEM OFICIAL?

Surgiram novos tempos. O malandro pra valer não existe mais. Agora o que impera é a malandragem oficial e oficializada. Assim como os clássicos bicheiros, os agiotas também sofrem pesada concorrência e estão em risco de extinção, perdendo espaço nas relações financeiras do dia-a-dia do brasileiro comum. A agiotagem, que era crime contra a economia popular, passou a ser hoje um bom negócio e, pasmem!, lícito. O alvo principal é o(a) velhinho(a) aposentado(a) ou pensionista, com a eterna fama de pobre, porém bom pagador. Uma avalanche de comerciais nos meios de comunicação bombardeia a todo instante os incautos aposentados, com promessas maravilhosas, atraindo também a atenção dos seus dependentes, pois se sabe que muitas famílias pobres neste imenso país vivem as custas de aposentadoria ou pensão de seus velhos. O que não impede de serem maltratados dentro de suas próprias casas.
Pobres velhos que nunca antes neste país sofreram tanto. Agora, o apetite voraz dos novos agiotas (digo, financeiras), prometem emprestar dinheiro aos velhinhos com a garantia de desconto nos contra cheques. Os velhos agiotas jamais imaginaram ou aplicaram tamanha esperteza. E os ingênuos aposentados e pensionistas que caíram no conto do vigário “da hora” são tomados de assalto e espanto quando recebem seus contra-cheques já minguados, menores ainda.
O atual governo entende que a economia brasileira é um sucesso e um de seus benefícios principais é a expansão do crédito. Mas, o resultado dessa farra geral é um perigoso endividamento interno que pode fazer a casa cair a qualquer momento. Nenhuma medida está sendo tomada para salvaguardar os direitos e a segurança das famílias endividadas. E o que mais assusta é o cheiro de que há algo de podre nos bastidores das financeiras gulosas.
Se no Brasil até a máfia esculhamba, como diz um humorista, só nos resta gritar: socorro, chame o ladrão, chame o ladrão! A verdade é que esta política econômica atual, que beira a irresponsabilidade, sobretudo por que é imediatista, está transformando uma parcela significativa de aposentados e funcionários em endividados crônicos. Com certeza, num futuro próximo haverá a necessidade de criar um Serviço de Proteção aos Endividados. Mas aí, já será tarde.
A abertura legal da outorga de crédito tem levado ao aumento sem tamanho da oferta do empréstimo consignado proporcionado pelo marketing. O empréstimo se tornou automático, sem riscos pelo desconto em folha direto. Mais para alcançar o maior número de pessoas, nos mais distantes lugares deste país, abriu-se uma rede de captação, que são os chamados “correspondentes bancários”, que são aqueles comerciantes da desgraça alheia, utilizando miniagências que funcionam como intermediários entre o consumidor e a entidade financeira, permitindo assim que as garras da rede de empréstimos, em cada lugar, mais escondido que seja – e é melhor que seja – alcance o alvo, principal deles: o aposentado.
Segundo teóricos que não aceitam estes tipos de tratamento que são considerados inescrupulosos, se as empresas financeiras que não tem condições de operar em determinados lugares, não se pode permitir que haja um credenciamento de outras pessoas jurídicas – às vezes nem isso – que pratiquem atos, mesmo em parte que não atendem aos fins sociais que o sistema monetário teria que proporcionar.
E aqui em Caxias não é diferente. Em cada esquina tem um correspondente bancário atacando os velhinhos aposentados com um marketing barato e sem escrúpulo, levando-os a assinarem papeis, até sob forma de terror explícito, para contraírem empréstimos que são os famigerados “consignados”, pois tem a tutela das repartições oficiais e nem sempre recebem o montante do que tomaram emprestado e no final de cada mês o descontos vem sempre acima do acordado. É o aproveitamento covarde dos incautos cidadãos e cidadãs da terceira idade que na maioria das vezes nem sabem ler. Os alfabetizados são ludibriados, imaginem os analfabetos, que são a grande maioria.
Esperamos que o Ministério Público tome uma providência imediata e que nossos representantes no Congresso Nacional façam leis que possam coibir este tipo de trapaça oficializada pelo Governo.
Da redação do blog com participação de Ciro Expedito - Promotor de Justiça/PR

Flávio Dino: O Maranhão é de todos nós



O candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, participou na noite desta quarta-feira, 21 de julho, da inauguração do comitê central da campanha para o governo do Estado. O comitê está localizado na Avenida Beira Mar, nº200, e será um ponto de referência para os assuntos da coligação Muda Maranhão, formada por PcdoB, PSB, PPS, militantes petistas e integrantes de movimentos sociais.

Além de Flávio Dino, a inauguração do comitê contou com a presença da candidata a vice-governadora, Miosótis, e a dos candidatos ao Senado, José Reinaldo Tavares e Adonilson Lima. Também compareceram vários candidatos a deputado federal e estadual e militantes. Flávio Dino foi recebido com foguetes, bandeiras e aplausos do público presente à inauguração.

A candidata a vice-governadora, Miosótis Lúcio, defendeu a clareza no debate político e uma campanha limpa. “Queremos que a nossa campanha seja diferente das outras. Porque é uma campanha limpa e pura, daquela pureza de quem tem o coração tranquilo, a cabeça erguida e a certeza de que está no caminho certo”, disse ela.

Miosótis compareceu à inauguração usando um vestido vermelho, simbolizando, segundo disse a candidata a vice governadora, a participação das mulheres na política. “ Adotei o vermelho no vestido para lembrar que política também é lugar de mulher e de mãe de família. Que venham mais mulheres construtoras de uma nova política e com consciência de classe nesse mundo novo”, pediu.

Renovação

Flávio Dino falou durante cerca de meia hora. Ele iniciou o seu discurso com um pergunta aos presentes, inspirada na primeira frase do refrão de seu jingle oficial. “O Maranhão é de todos nós?”, perguntou à platéia, que respondeu afirmativamente. “Eu também concordo que o Maranhão é de todos nós. Mas se é assim, porque não temos políticas públicas que beneficiem a todos igualmente?”, perguntou novamente Flávio Dino.

O candidato ao governo do Maranhão defendeu a elaboração de políticas de governo que priviligiem a inclusão social e a qualificação profissional dos trabalhadores maranhenses. “Está política que ai está condena os maranhenses a perderem oportunidades. Não adianta repetir quem já esteve no poder tantas e tantas vezes e nada fez”, disse Flávio Dino.

Flávio Dino ressaltou ainda a importância de se resgatar nos maranhenses o orgulho do seu estado. “A nossa candidatura é a das pessoas que amam o Maranhão, que se orgulham de ser maranhenses e quem ver o seu Estado desenvolvido e querem participar desse sonho de renovação e de mudança”, disse Flávio Dino.

Nesta quinta-feira, 22, a agenda de Fláviio Dino e da comitiva que o acompanha segue novamente para os municípios do interior do estado. Às 8h, Flávio Dino participa de uma caminhada em Itapecuru. Em seguida, vai a Nina Rodrigues. A programação do dia se encerra com visita à cidade de Vargem Grande. Para o final de semana, já estão programadas atividades em Imperatriz, Montes Altos, Campestre, Grajaú e João Lisboa.
Do: Site do Flávio Dino

Não tá fácil de consquistar TUNTUM

do blog Alô Tuntum /Por: Ronald Segundo

Parece que já sabíamos o que iria acontecer..
É meus amigos, conversando com alguns populares de nossa cidade venho percebendo ainda mais que a situação pra Roseana lá não é fácil. Mesmo com o apoio do prefeito Chico Cunha grande parte da população acredita que a governadora não irá obter a maioria dos votos, isso na mente dos sarneysistas mais otimitas. O que se fala é que agora ela irá colher o que plantou quando tomou a força o Governo do Estado deixando na mão toda aquela população que na época aplaudia Jackson Lago. O certo é que no governo de Jackson não tinha tempo ruim em Tuntum, obras atraz de obras e a população evidentemente satisfeita, tanto que nessa gestão Tuntum teve sem dúvida, alguma, uma das melhores ou talvez a melhor administração pública de sua história. Muitos acreditam que isso é apenas um espelho de inúmeros municípios e essa falsa verdade que a mirante tenta plantar na mente principalmente dos moradores de São Luís pode cair por água a baixo.
Uma mistura de revolta com frustração poderá ocasionar mais uma vez a derrota do grupo sarney nas urnas, e pra não perder a piada meu amigo Francisco Wildembergue (o Berg) disse que ta sabendo que Roseana ja deu entrada no processo de cassação de mandato do futuro governador, deixou apenas o réu em branco, ainda nao se sabe se é o velhinho novamento ou o Flávio Dino que nem bem mostrou a mangas e já segue disparado... é uma piada mas tem fundamento, diante do poderio e dos recursos financeiros nada me faz duvidar...
Todos sabemos do bombardeio que Tuntum sofreu quando Roseana assumiu, uns podem falar, outros não, mas todos sabem. Tenho certeza que até o próprio prefeito, Chico Cunha que assumiu a prefeitura numa situação delicadíssima por conta da transição de governo passou por momentos de extrema dificuldade e sim brincar ainda vem passando, já que o município não vem tendo atenção nenhuma por parte do governo do estado. Repito, estamos fazendo compações, da TUNTUM com Jackson e da Tuntum com Roseana Sarney.
Faz-se necessário elucidar também que a senhora Roseana Sarney nunca teve esse amor todo por nossa cidade, talvez porque nós fomos peça fundamental na primeira derrota de sua história ou pelo simples fato de não gostar mesmo e como bala trocada não doe vamos esperar a próxima eleição.
**********************************************************************************
E SÓ PRA REFORÇAR AINDA MAIS A NOSSA TESE, OLHA O QUE O JORNALISTA DEUSIMAR LOBÃO PUBLICOU EM SEU BOLG:

ONDA VERMELHA GANHA REFORÇO



A onda vermelha do deputado federal Flávio Dino, candidato ao governo, parece que está contagiando lentamente os tuntuenses, o último a aderir a campanha comunista foi o ex-candidato a vereador do Grupo ‘Cobra Mansa’, Riba Soró, que na eleição passada tirou cerca de 800 votos. O suplente de vereador foi até Caxias para anunciar a sua adesão, onde na oportunidade foi recebido por Flávio Dino. Riba disse que irá trabalhar juntamente com o grupo para garantir a maioria a Flávio Dino em Tuntum. O líder do grupo Rhicarddo Battista afirmou que a campanha de Flávio está mais fortalecida com o apoio de Riba Soró. ‘Daqui pra frente muitos virão como o Riba, porque Flávio é a melhor alternativa política para o nosso Estado’, disse o advogado Rhicarddo Batista
blogdolobaotuntum.blogspot.com.b

PAU DE ARARA LOTADO DE PASSAGEIROS TOMBA NA BR 226

Um veículo tipo pau de arara completamente lotado de passageiros tombou ontem à tarde na BR 226 nas proximidades do povoado Baú, em Caxias. No acidente uma pessoa ficou gravemente ferida e foi levada as pressas para Teresina-Pi por uma ambulância do SAMU. Os outros passageiros que tiveram ferimentos leves foram atendidos em Caxias no Socorrão (Hospital geral) e foram liberados. As informações que chegaram até a nossa redação dão conta de que o acidente ocorreu pelo excesso de velocidade que o veículo cheio de passageiros imprimia e também pela poeira da estrada. Mais informações a qualquer momento neste blog.