quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dep. Cleide participa de audiência pública com os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate as endemias

Da Assessoria

Na sessão desta quarta feira (01) a Deputada Cleide Coutinho em discurso na Tribuna da Assembleia Legislativa falou de sua participação em uma audiência pública realizada dia 31/05 no auditório da Assembleia com Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias.
Alem da Parlamentar também estiveram presente a audiência os Deputados Dr. Pádua (presidente da comissão de saúde da assembléia) Vianey Bringel, Valeria Macedo e Carlos Florêncio membros da Comissão e os Deputados Carlos Amorim, e Francisca Primo. Alem dos parlamentares estiveram presentes diversos representantes dos sindicatos das duas categorias de Agentes.
O objetivo da audiência segundo a Parlamentar foi conseguir do Estado do Maranhão o repasse aos Fundos Municipais de Saúde, de recursos equivalentes a 30% das despesas com a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate as Endemias, admitidos pelos respectivos Municípios na forma da Lei.

Cleide Coutinho durante sua fala destacou que a categoria já vem há bastante tempo reivindicando do governo do Estado um reajuste no salário. Lembrou ainda que já conhecia a lutada dos Agentes pois quando integrava a Comissão de Saúde da Assembleia na legislatura passada também pleiteou a referida gratificação.

Ainda na audiência foi questionado a ausência de representantes do Governo do Estado e em especial de representantes da Secretaria Estadual de Saúde. Também foi proposta a criação de uma Frente Parlamentar em defesa dos Agentes, no âmbito da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Cleide Coutinho salientou que a Frente Parlamentar já havia sido criada, através de Projeto de Resolução nº 131/07, pelo então Deputado Antonio Pereira que na época era Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia. Sugeriu então aos Presidentes da Federação dos Agentes e aos Presidentes dos Sindicatos que encaminhassem ao referido Parlamentar um documento solicitando a reativação daquela Frente.
A Deputada Concluiu seu pronunciamento “quero dizer que nova audiência publica será marcada para tratar desta solicitação dos agentes, com a esperança que desta vez, os Membros do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde se façam presentes, para que assim possamos dar a estas Classes o Direito de receberem a resposta que a mais de 2 anos eles merecem ter e que seja um SIM as suas pretensões que é a de ter uma remuneração justa, para o belo trabalho que e desempenham”. Finalizou.