sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

POSSÍVEL DOBRADINHA?

Em política nada é impossível...

Ex-prefeito de São Domingos do Azeitão terá que devolver dinheiro público

Do: O Quarto Poder


O ex-prefeito de São Domingos do Azeitão, José Cardoso da Silva Filho, foi condenado, em ação de improbidade, à devolução de RS 24 mil ao erário público; à suspensão dos direitos políticos por três anos; ao pagamento de multa civil correspondente ao valor mensal que recebia no cargo de prefeito e está proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos. A decisão é da 1ª Câmara Cível do TJ, em sessão nesta quinta-feira, 10.

O ex-gestor foi processado pelo Ministério Público Estadual (MPE) em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com base em relatório do Tribunal de Contas do Estado apontando diversas irregularidades no exercício financeiro de 1997. O pedido do MPE foi indeferido pelo juízo da comarca, porque os fatos não teriam sido comprovados.

REEXAME – Em recurso, a 1ª Câmara Cível reexaminou a questão, em processo de relatoria do desembargador Jorge Rachid, que entendeu presentes as infrações à administração pública.

Rachid se baseou na lei de improbidade administrativa, que descreve infrações onde não é necessária a comprovação da intenção do agente ou de lesão ao patrimônio público. Ele destacou que o ex-prefeito feriu princípios como a moralidade e legalidade, ao admitir credores sem comprovação de regularidade com a Seguridade Social; realizar pagamento sem contrato e com notas fiscais fora da validade, entre outros atos ilegais.

O magistrado frisou que cabia ao ex-prefeito comprovar a legalidade de seus atos, mas ele não teria produzido qualquer prova de defesa. O voto seguiu parecer da Procuradoria Geral de Justiça e foi seguido pelos desembargadores Raimunda Bezerra e Marcelo Carvalho (substituto).

Se a moda Pega...

PRIMEIRO MINISTRO?


Ao que parece o ex-vereador, ex-vice-prefeito e atual Secretário de Governo da administração Chico Cunha, Josinaldo Bílio, quer virar uma espécie de eminência parda ou mesmo de primeiro-ministro em Tuntum em plena gestão republicana e nada democrática pela qual passamos. Assuntos de rodas de conversa e de bate papos de formadores de opiniões (só em Tuntum tem esta espécie de profissão) dizem a céu aberto que nas próximas eleições municipais já está definido que a esposa do atual Secretário e Vereadora Lêda Bílio será a Vice da candidata ou candidato apoiado pelo Dr. Tema (Se não for ele mesmo, o próprio candidato), o filho mais novo Júnior Bílio será Vereador e ele - Josinaldo - um super-secretário com poderes para dar opiniões que devem ser acatadas por quem for o chefe ou a chefa do executivo municipal. Até aí nada demais. Competência ambos tem de sobra. Josinaldo é inteligente, movimenta-se muitíssimo bem nos arredores políticos da política tupiniquim e tem em sua esposa uma pessoa dotada de simpatia, carisma e parece que aprendeu muito bem a se mover nas rodas políticas, além de ser uma pessoa confiável. Já Júnior ainda é meninão, mais com o pai que tem aprende rápido. Pois bem, eis que aí vem o irmão Josivan, um líder por natureza que, com sua disposição para brigar tambem quer ser Vereador. E olha que vai dar trabalho pro irmão mais velho, isto se não fizerem uma conspiração, no bom sentido, claro, para que tudo se ajeite no reino dos Bílios. E o resto?. É aí que vem a grande indagação: Onde fica o espaço pro resto dos correligionários?. É parar prá pensar. Pensar não custa nada. Se ficar nesta de tudo prá mim e nada pro restante é bem capaz de dar zebra na loteria política.

Prefeitos e ex-deputado se envolvem em acidentes


por Décio Sá

Os prefeitos de Chapadinha, Danúbia Carneiro (PR), e de Centro Novo do Maranhão, Arnóbio Rodrigues (PDT), se envolveram em acidentes nesta quinta-feira.

Corsa de Arnóbio Rodrigues ficou destruído. Duas pessoas morreram

Por volta das 11h, o Corsa Classic (Placas NNG-0524) em que Arnóbio viajava com o secretário Ney Passinho (Administração) bateu de frente no KA, matando o promotor de eventos de Zé Doca Edmar Martins Lima e o amigo dele identificado apenas por Adriano. O corpo de Edmar está sendo velado na sede da Prefeitura de Zé Doca.

O prefeito e o secretário foram transferidos em estado grave para o hospital Francisca Melo, em Governador Nunes Freire, e em seguida para São Luís.

Chapadinha

O carro do ex-deputado estadual Magno Bacelar (PV) capotou na tarde desta quinta-feira, na BR-222, próximo a Cidade de Vargem Grande (a 180 quilômetros de São Luís). O acidente ocorreu próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No carro vinham, além do deputado, a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro (PR).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o casal vinha em uma caminhonete Ranger e perdeu o controle no km 156, às 12h45.Um veículo Gol também se envolveu no incidente. A PRF ainda não soube informar as circustâncias da batida.

O deputado não sofreu ferimentos após o capotamento. E a mulher dele teve apenas alguns arranhões. Ambos passam bem. Os ocupantes do outro carro também não se feriram.

(Com informações de O Imparcial Online).