quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Doutora Cleide se firma como a mulher mais influente na política do Leste maranhense

Reeleita no último dia 3 de outubro, para deputada estadual, com a expressiva votação de 49.159 votos, Doutora Cleide Coutinho não apenas assegurou mais quatro anos na Assembléia Legislativa do Maranhão, mas também se firmou como a mulher mais influente na política do Leste Maranhense, que abrange 44 municípios do Estado.

Na eleição proporcional de 2010, para o cargo de deputado estadual, o Leste Maranhense foi representado por 7 candidatas: Lenice e Marly Abdala de Coroatá, Cacilda Carvalho, de Chapadinha; Themis Gerude, de Codó; Doutora Fátima, de Tmon; Márcia Marinho e Doutora Cleide Coutinho; de Caxias.

Na totalização das urnas, com 49.159, votos, Doutora Cleide Coutinho, a única a ser eleita neste grupo feminista, teve 15% de vantagem em relação a todas as outras candidatas. Somadas as seis concorrentes alcançaram apenas 36.557 votos.

Na disputa direta, com a ex-prefeita e ex-deputada Márcia Marinho, doutora Cleide Coutinho levou vantagem de 25.516 votos, somatória esta que é maior inclusive do que os votos recebidos pela própria candidata Márcia Marinho com 23.643 votos.

Apesar de ter ramificações familiares em Caxias, a deputada reeleita Gardênia Castelo que obteve 60.851 votos, não entra neste levantamento porque tem como domicílio eleitoral a capital São Luis.

Nas eleições de 2010 para Deputada federal, apenas uma candidata se apresentou como tendo o Leste Maranhense seu domicílio eleitoral; Sinhorinha, da cidade de Mirador, que obteve nas urnas, apenas 2.040 votos. A candidata reeleita Nice Lobão com 95.129 votos, com apoio da Deputada Cleide Coutinho e do Prefeito de Caxias Humberto Coutinho, conseguiu semente na ‘Princesa do Sertão’, 10.697 votos, sendo a mais votada no município para a esfera federal.

Para o Senado, duas mulheres do Leste Maranhense apareceram na disputa, apenas compondo chapa como segunda suplente: Aneri Tavares do município de São Bernardo, que teve o candidato Charles Vieira com 18.654 votos; e Idalcy, de Coroatá, suplente da candidata Professora Socorro que obteve 7.310 votos.

No total, 87 mulheres concorreram a cargos majoritários e proporcionais nas eleições deste ano no Maranhão. Foram: 23 à deputada federal, 59 à deputada estadual, uma candidata a senadora, duas a suplemente, uma a vice-governadora e uma a governadora.

Desempenho das candidatas do Leste Maranhense nas eleições de 2010

Cargo em disputa deputada estadual /votação Domicílio eleitoral

Doutora Cleide – 49.159 votos – 9ª colocada (reeleita) Caxias

Márcia Marinho – 23.643 votos – 53ª colocada Caxias

Marly Abdala – 10.683 votos - 83º colocada Coroatá

Themis Gerude – 822 votos – 184ª colocada Codó

Doutora Fátima – 820 votos – 185ª colocada Timon

Cacilda Carvalho – 430 votos – 244ª colocada Chapadinha

Lenice – 151 votos – 326ª colocada Coroatá

DEP. CLEIDE PEDE RECUPERAÇÃO DE MA-034 QUE LIGA CAXIAS AO POVOADO BAÚ

A deputada Cleide Coutinho solicitou hoje (03/11) através de Indicação apresentada na Assembleia Legislativa do Estado a imediata recuperação da MA-034 que liga a cidade de Caxias ao povoado Baú, na altura da BR 226, que se encontra em péssima situação de tráfego. A reivindicação da deputada foi dirigida à governadora Roseana Sarney e merece a especial atenção das autoridades competentes no que tange ao imediato reparo de tão importante via de acesso à BR 226 que liga Timom a Porto Franco. O trecho que se encontra danificado precisando de mais atenção e urgente recuperação são de aproximadamente 40 km, e existem duas pontes prestes a ruirem causando assim um impacto negativo e impedindo a passagem dos veículos o que seria um caos para os veículos que trafegam na citada MA. A deputada Cleide agora espera uma providencia imediata por parte da governadora Roseana Sarney para que os reparos sejam feitos e a população atendida por aquela importante via de acesso não fique isolada.