quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Romero Jucá defende equiparação salarial entre os poderes

BRASÍLIA - Logo após a aprovação do projeto que prevê aumento salarial para os ministros do Supremo Tribunal Federal e para o Ministério Público ter sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta quarta-feira, teve início uma discussão sobre concessão de reajuste também para o Legislativo e o Executivo. O líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), sugeriu a equiparação salarial entre os Poderes. ( Você acha que os parlamentares deveriam ter aumento de salário? )

- Não tem sentido um juiz ganhar mais do que o presidente (da República), um senador, um deputado, um ministro. Deveríamos ter coragem de fazer com que os tetos fossem equiparados - afirmou.

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) acompanhou a posição de Jucá e protestou:

- São coisas que precisamos discutir. São distorções que temos de corrigir, afirmou.

- Por que nós não corrigimos o nosso (salário)? O critério tem que ser único. Olha aí, todo mundo fica assustado, todo mundo fica calado toda vez que alguém toca nesse assunto. Chega na hora do aumento dos salários do Poder Legislativo, isso não acontece - disse, sem obter apoio verbal dos colegas.

O senador mineiro também protestou contra o valor dos salários de ministros de Estado - atualmente, de R$ 12 mil:

- O salário de ministro de Estado é vergonhoso! É um erro que temos que corrigir.

O salário do ministro do Supremo é, segundo a Constituição, o teto no serviço público federal. Ou seja, nenhum servidor pode receber mais do que um ministro da Corte. Para elevar seus salários, deputados e senadores também precisariam aprovar um projeto. O texto também deveria ser sancionado pelo presidente da República.

Atualmente, se um servidor ultrapassa o valor pago ao ministro do STF tem seu salário reduzido pelo chamado abate-teto. Mas há casos de funcionários que conseguem decisões liminares para assegurar o pagamento de vantagens individuais que elevam o vencimento acima do salário atual de um ministro do STF, que é de R$ 24.500.
Agência Brasil e Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.