sexta-feira, 3 de junho de 2011

Caxias sedia Plano Local de Habitação de Interesse Social do Leste Maranhense

Da ASCOM
A cidade de Caxias está sendo sede de Oficinas de Capacitação para o Lançamento do Plano Local de Habitação de Interesse Social- PLHIS da Região Leste Maranhense, uma exigência do Plano Diretor e do Ministério das Cidades para o planejamento da implantação de programas habitacionais dos municípios. Na oportunidade, os gestores irão conhecer o funcionamento, as etapas e formas de participação, bem como o cronograma de eventos comunitários e trabalhos técnicos.

A capacitação, que vai até o dia 2 de junho, ocorre no mini-auditório do Centro de Treinamento João Paulo II, é direcionada aos municípios com menos de 20 mil habitantes. Apesar de não estar incluída no projeto, Caxias foi escolhida para sediar o evento por sua condição de acessibilidade às demais cidades e porque reúne disponibilidade de locais em condições para realização do encontro.

Participaram do lançamento do PLHIS, autoridades dos poderes executivo, legislativo, sociedade civil representada pelas organizações sem fins lucrativos, movimentos comunitários e empresários.

O PLHIS é um documento oficial exigido pelo Ministério das Cidades, para o desenvolvimento da Política de Habitação e será elaborado de forma participativa com diversos segmentos da sociedade maranhense. O documento vai ser o resultado de debates e estudos sobre o setor e que agora entra na fase do Diagnóstico Habitacional, onde ocorrem os eventos públicos e reuniões comunitárias.

A coordenação dos trabalhos sobre o PLHIS está a cargo da Secretaria de Estado das Cidades. O titular da pasta, Pedro Fernandes, explica que “o PLHIS é obrigatório para todos os municípios brasileiros e se constitui num recurso legal que norteia as diretrizes de políticas públicas de habitação que o município deverá adotar, num período de médio e longo prazo, com ênfase na garantia do direito à moradia digna, previsto na Constituição, transparência das ações, processo participativo e democrático”.

No Maranhão, 71 prefeituras estão sendo capacitadas pelo PLHIS. Além de Caxias, Bacabal, Zé Doca e São Luís também sediam o evento. A Região Leste Maranhense está sendo representada por 45 municípios.

O Plano está dividido em três etapas:

Proposta Metodológica: Definirá a metodologia, procedimentos, responsabilidades e cronograma dos trabalhos e das duas etapas posteriores;

Diagnóstico Habitacional: Buscará através de estudos técnicos e participação popular, a compreensão das características habitacionais e o déficit de habitações de Itajaí;

Estratégias de Ação: Definirá os programas, ações, metas, indicadores e prioridades habitacionais;

Caxias: Coordenação de Esporte define data dos Jogos Escolares de Caxias

da ASCOM
A Prefeitura de Caxias, através da Coordenação de Esportes e Lazer do município, definiu o período de 16 a 25 de junho para a realização da 34ª edição dos Jogos Escolares Caxienses – JEC’s, que a exemplo de anos anteriores, deverão contar com a participação de alunos da rede municipal e estadual de ensino além de escolas particulares. Em sua 34ª edição, a competição será disputada nas categorias Mirim, Infantil, Infanto e Juvenil e terá 10 modalidades: Atletismo, Basquete, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Vôlei, Natação, Karatê, Tênis de Mesa, Dama e Xadrez. Os primeiros colocados receberão troféus e medalhas.

Os Jogos Escolares Caxienses são realizados anualmente sob a coordenação do setor de esportes de Caxias, com o objetivo de integrar a classe estudantil, através do esporte e da recreação.

De acordo com Reginaldo Bezerra, Coordenador de Esportes, a prática esportiva na escola objetiva o ensino dos gestos desportivos nas modalidades escolhidas pelo aluno de acordo com as suas potencialidades. “A disputa sadia eleva a auto-estima desses jovens e as conquistas se tornam realização pessoal”, definiu o Coordenador

Inscrições – O período de inscrições para os JEC’s 2011 teve início dia 1º de junho e se prolongará até o dia 10. “A maioria das escolas só confirmam suas participações nos jogos nos últimos dias, mas a procura já é grande”, garante Robson Rodrigues, coordenador técnico dos JEC’s.

O Secretário Geral da competição, Joaquim Neto, destaca que os alunos/atletas, podem participar em até duas modalidades distintas dentro da competição. “Nesses casos, os estudantes devem optar por uma modalidade individual e outra coletiva”, frisou Neto.

O Congresso Técnico dos JEC’s 2011 ocorrerá dia 11 de junho, entre 8h e 10h da manhã no Ginásio João Castelo.