quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prefeitura de Caxias promove concurso de iluminação de Natal




ASCOM/Prefeitura de Caxias

Para premiar os caxienses que também se preocupam em promover o clima natalino, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a quinta edição do concurso de iluminação natalina. A programação está dentro da campanha ‘Caxias - Natal de Luz’ e as inscrições estarão abertas de 13 a 20 de dezembro.

De acordo com o projeto podem participar do concurso residências, condomínios residenciais (horizontal e vertical) e estabelecimentos empresariais (lojas, clínicas e escritórios) que fizerem a melhor decoração de Natal. Há exceção de hotéis e estabelecimentos empresariais situados no Centro Comercial da “Princesa do Sertão”.

As inscrições podem ser feitas na própria Secretaria Municipal de Cultura, localizada no Centro de Cultura, na Praça Pantheon. Os interessados devem providenciar cópias de documentos pessoais e comprovante de residência. A participação é gratuita.

A visita da comissão julgadora será feita em data ainda a ser divulgada pela Secretaria de Cultura. O valor da premiação também ainda não foi divulgado. Os vencedores serão conhecidos entre os dias 23 e 27 de dezembro.

Segundo a Secretária de Cultura, Valquíria Fernandes, o concurso busca incentivar a confraternização da comunidade durante as comemorações do Natal e estimular a ornamentação da cidade. “Além disso, vamos movimentar a economia local, tendo em vista o aumento da circulação de pessoas no comércio local em busca da compra de ornamentos de época”, conclui.

Como parte da Campanha ‘Caxias - Natal de Luz’, o prefeito Humberto Coutinho autorizou a ornamentação de prédios e logradouros públicos, com lâmpadas pisca-pisca, dando um colorido especial e diferenciado nas praças do centro de Caxias, além de Prefeitura, Secretarias e órgãos vinculados.

Na Praça Pantheon, foi erguida pelo terceiro ano seguido, a Casa do Papai Noel, que durante o período de festas estará de portas abertas para receber as crianças e adultos, desejando aos caxienses um Natal de Paz e um 2011 de prosperidade.

Prefeitura entrega três novas escolas para a população de Caxias



Ascom/Prefeitura de Caxias

Com a presença do deputado federal Flávio Dino, do vice-prefeito Júnior Martins, vereadores, líderes comunitários, secretários, assessores e uma multidão, o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho, realizou na tarde desta segunda-feira (13), mais uma maratona de inaugurações, com a entrega de três novas unidades de ensino na sede do município. As obras já havia sido concluídas há meses, mas por motivo vedado do período eleitoral, só agora puderam ser entregues à população.


Inauguradas


No bairro Teso Duro, Dr. Humberto Coutinho, o Deputado Federal Flávio Dino e toda a comitiva foram recepcionados por um coral de vozes formado por alunos da escola Jadihel Carvalho. A unidade de ensino construída em 1984 pelo então prefeito José Castro, foi totalmente reconstruída e ampliada pelo “Governo de Todos”.

O colégio funcionou por quase duas décadas com apenas 2 salas de aula. Nesta segunda-feira as novas instalações foram entregues. No total, 6 salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, 7 banheiros, sendo um para pessoas com necessidades especiais e auditório com capacidade para 100 pessoas, totalmente climatizado.

A nova Unidade Escolar Municipal Jadihel Carvalho atende cerca de 300 alunos nos turnos matutino e vespertino, do 1º ao 5ª ano do ensino fundamental.

A segunda escola a ser inaugurada foi o Centro de Educação Infantil Vereador Catulé, localizado no bairro José Castro. No local, onde há bem pouco tempo servia apenas como depósito de lixo e matagal, hoje deu lugar a uma das mais modernas escolas de educação infantil do Estado.

O CEI Vereador Catulé possui 6 salas de aula, área de entretenimento, Creche, e espaço para construção de parque infantil. São 137 alunos matriculados nos turnos matutino e vespertino

A maratona encerrou com a inauguração da escola Lourdes Feitosa, no bairro Cangalheiro O colégio, assim como os demais, inaugurados nesta terça-feira, foi construído de acordo com os padrões do Ministério da Educação, e fica localizado numa área onde já funcionou uma sub-estação de energia e a primeira fábrica de asfalto do município.

A unidade Escolar Municipal Lourdes Feitosa atende 365 alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano); nos turnos matutino e vespertino. As novas instalações contam com 6 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, auditório climatizado com capacidade para 100 pessoas, biblioteca e quadra coberta.

“Todas as escolas entregues nesta tarde compreende um altíssimo padrão de qualidade, dignas das nossas crianças e com recursos da própria prefeitura. Fizemos isso com muita dedicação e empenho do nosso Deputado Federal Flavio Dino, que está deixando o mandato, mas nunca abandonará Caxias, a exemplo dos 20 milhões de reais, verbas de emendas parlamentares de sua autoria, que irão contemplar outras comunidades de Caxias com obras idênticas a esta e muitos outros benefícios. A todos nosso muito obrigado”, declarou o prefeito Dr. Humberto Coutinho que ao encerrar o discurso, aproveitou para desejar aos caxienses um feliz Natal e um 2011 cheio de prosperidade.

O deputado federal Flávio Dino, que acompanhou todas as inaugurações, veio ao município de Caxias com a cúpula estadual e representante nacional do PCdoB, partido do qual é filiado. Dino aproveitou a ocasião para agradecer os votos recebidos tanto em 2006, quando foi eleito deputado federal, quanto em 2010. Caxias foi uma das cidades onde Flávio foi vitorioso em relação aos demais candidatos.

Sempre que usou da palavra, Flávio Dino falou em nome também da deputada estadual Cleide Coutinho, que por motivo de agenda parlamentar não pôde estar presente às inaugurações. Ele destacou o trabalho dela na Assembléia que resultou numa parceria de sucesso na busca por recursos para todo o Maranhão, mas especialmente para Caxias. “Foi aqui nesta cidade que começou a minha candidatura de deputado federal. Acho justo que essa parte da minha trajetória também se encerre aqui. Independente de ter ou não mandato, continuarei lutando por Caxias a lado do prefeito Humberto”, disse Flávio Dino