sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Seminário da FAMEM reuniu Prefeitos em Caxias



Às 9:30 horas da manhã de ontem foi aberto no município de Caxias no auditório do Hotel Alecrim o Seminário da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), “Oportunidades locais na crise global”

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da entidade prefeito Raimundo Lisboa; vice-presidente da Famem e prefeito de Gonçalves Dias, Valdilson Dias; prefeito de Caxias e anfitrião do evento Humberto Coutinho; Júnior Martins, vice-prefeito; prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar; Juarez Lima, secretário geral da Famem;Gildásio Ângelo da Silva, tesoureiro geral e o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União, Carlos Wellington de Almeida.

Declarado aberto o encontro por Raimundo Lisboa, o prefeito Humberto Coutinho destacou a importância da reunião no sentido de polarizar as ações comuns entre as diversas prefeituras do Estado. Segundo Coutinho, o Seminário serve ao reordenamento das idéias e à busca de orientação e aprimoramento dos conhecimentos dos gestores municipais, seus assessore e secretários municipais.

O vice-presidente Valdilson Dias falou de sua emoção em participar do Seminário na qualidade de filho de Caxias e representante do município de Gonçalves Dias. Valdilson entende que o encontro se faz muito mais importante diante das dificuldades financeiras que os municípios vivem nos dias de hoje.

Para o vice-prefeito de Caxias, Júnior Martins, é preciso fortalecer a máquina arrecadadora dos municípios maranhenses, a forma de cobrar das prefeituras. Martins elogiou o processo de interiorização da Famem da qual, segundo ele só se havia falar em São Luís.

O prefeito de Icatu e secretário geral da Famem, Juarez Lima destacou a liderança e determinação com que o prefeito de Bacabal, presidente da Famem, Raimundo Lisboa vem conduzindo a entidade. Juarez voltou a pregar uma maior aproximação da Famem com órgãos como Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União. “Nossos prefeitos ,gparecem ter medo dos órgãos de controle do Estado e do Governo Federal e não há razão para isso” disse.

O tesoureiro da Famem, Gildásio Ângelo da Silva, afirmou que a Famem mais uma vez está cumprindo seu papel de buscar soluções para os municípios. “A Famem como entidade precisa ser forte, é preciso valorizar a Famem. Ela deve ser o nosso pilar, independente das crises e bandeiras políticas”. afirmou. Gildásio acha que passada a eleição os prefeitos todos devem se unir em torno da entidade inclusive para discutir o municipalismo que deve ser tratado como problema da Federação.

O secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União, Carlos Wellington de Almeida dirigiu-se aos prefeitos afirmando que o TCU não sente nenhuma alegria em rejeitar contas dos municípios. Wellington falou da crise existente nos municípios ensinando que para ela existem muitas formas de superação mas condenou algumas soluções encontradas que preocupam Condenou, por exemplo, a concorrência predatória por recursos entre prefeituras.
fonte: AGÊNCIA FAMEM