terça-feira, 29 de março de 2011

Município de Caxias elege novos Conselheiros Tutelares

ASCOM / Prefeitura de Caxias

Os cinco novos conselheiros tutelares do município de Caxias foram eleitos no último domingo. No total 2.265 pessoas compareceram aos dez locais de votação espalhados pela cidade. A eleição foi organizada pela Coordenação Municipal de Conselhos e Secretaria de Assistência Social. Apesar de não ser obrigatório, o grande número de eleitores presentes às sessões eleitorais surpreendeu a organização que ressaltou a tranqüilidade durante todo o pleito

Dos dez candidatos na disputa, Lúcia e Carlene Aragão já atuam como Conselheiras e serão reconduzidas à função. Os eleitos pela ordem de votação foram:

1 – João Gaspar 435 votos

2 – Lúcia 426 votos

3 – Carlene Aragão 339 votos

4 – Teresa 306 votos

5 – Lucy 179 votos

A Deputada Estadual Cleide Coutinho também exerceu o direito de escolha e votou no Centro de Cultura na manhã do domingo. A parlamentar destacou o trabalho dos conselheiros. “Agradeço os conselheiros que estão saindo pela função exercida e os novos porque seus trabalhos são de fundamental importância, uma vez que a atuação deles se faz cada vez mais necessária considerando os problemas que envolvem o segmento infanto-juvenil, na maioria dos casos fruto da desestruturação familiar”.

“Recebi a notícia esta semana que vou ser pai. Minha esposa está grávida com 3 meses de gestação e isso me fez acreditar que a atuação dos conselheiros junto às comunidades em defesa de crianças e adolescentes e voltado para a inclusão e igualdade social é uma das ferramentas para o fortalecimento da unidade familiar”, ressaltou o procurador do Estado do Piauí, Leonardo Coutinho, que fez questão de participar da votação no Centro da Juventude da Volta Redonda.

A posse dos novos conselheiros ocorrerá dia 1º de abril. Os eleitos irão exercer um mandato de 2 anos. Os outros cinco concorrentes ficam na suplência, assumindo caso um dos titulares desocupe o cargo.

Arnaldo Melo garante apoio à emancipação de povoados



Cláudio Brito
Agencia Assembleia

A Assembleia Legislativa vai dar apoio constitucional e político para promover, até o final deste ano, o processo de emancipação política de 46 povoados no Maranhão. O primeiro passo do trabalho já está sendo realizado pelas comissões de Assuntos Municipais, de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça da Casa.

Foi o que garantiu nesta segunda-feira, 28, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), após reunião, no auditório Fernando Falcão da Casa, com cerca de 500 pessoas de diferentes pontos do Maranhão, lideradas pelo presidente do Movimento Maranhense em Defesa dos Novos Municípios, Augusto César Serejo.

Para Arnaldo, o próximo passo será sair da Assembleia e buscar condições políticas. “Precisamos do apoio político do governo do Estado, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Congresso Nacional e da Câmara Federal. Não podemos fazer nada à revelia de Brasília, afirmou.


Melo foi o autor dos projetos de emancipação política dos prósperos municípios de Sucupira do Riachão, Lagoa do Mato e Jatobá. Segundo ele, a medida da Assembleia foi duramente criticada por alguns setores da sociedade brasileira, que classificaram o processo como “farra das emancipações de povoados”.

“Não vou medir esforços e colocar toda a estrutura do Legislativo Estadual para garantir as novas emancipações. Mas, prometo acompanhar o processo, passo a passo. A ideia é banir o domínio de grupos políticos viciados e processos de corrupção nos novos municípios emancipados”, disse Arnaldo.

O presidente da Assembleia observa que se o processo de emancipação dos povoados maranhenses não for concluído até o final do ano, pode ficar inviabilizado para 2012. “O processo é longo e demorado. Além do mais, a legislação não permite emancipar povoados durante o ano das eleições”, observa.

APOIO EM BRASÍLIA

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia, deputado André Fufuca (PSDB), lembrou que o trabalho pela emancipação dos povoados começou nas reuniões dos deputados Hélio Soares (PP), Rigo Teles (PV), Carlinhos Florêncio (PHS) e Vianey Bringel (PMDB), com o presidente da Câmara Federal, deputado Marcos Maia (PT/RS), e com o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP).

Fufuca informa que tanto Sarney, quanto Maia prometeram lutar nas duas casas legislativas, para promover emancipação política de povoados em todo o Brasil. A expectativa é que seja elaborada uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), devolvendo às Assembleias legislativas a prerrogativa de legislar sobre emancipação de povoados.

O parlamentar sugeriu que para debater a emancipação dos povoados com o Movimento Maranhense em Defesa dos Novos Municípios, a Assembleia deve realizar uma audiência pública. Devem participar membros do governo do Estado, da Câmara Federal, do poder Judiciário e de outras esferas de poder envolvidas com a questão.

PROBLEMAS ESTRUTURAIS
Para o presidente do Movimento em Defesa dos Novos Municípios, Augusto César Serejo, a recepção da Assembleia Legislativa a todos os componentes da caravana foi uma demonstração que o Legislativo está interessado em resolver os problemas estruturais, que massacram milhares de pessoas nos povoados que pleiteiam a emancipação.

Segundo Augusto César Serejo, os 46 povoados sofrem com inúmeros problemas, como a falta de estradas, de escolas, de saneamento básico e, principalmente, pela ausência de postos de saúde. “Pessoas estão morrendo porque o atendimento só pode ser feito nas distantes sedes dos municípios”, revela.

Augusto César informou que Estado do Pará está emancipando municípios por meio de decretos, com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele garantiu que foi convidado a participar de solenidade, no próximo mês, onde o governador do Pará e o presidente da Assembleia Legislativa paraense vão anunciar a emancipação de povoados.

Na opinião de Augusto César, o documento assinado por todos os 42 deputados maranhenses e entregue ao presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB/AP)- pedindo a devolução ás Assembleias da prerrogativa de legislar sobre as emancipações - é uma demonstração que a emancipação dos povoados será unanimidade na Assembleia do Maranhão.


A reunião foi uma iniciativa do deputado Zé Carlos da Caixa (PT). Também participaram os deputados Carlinhos Florêncio (PHS), Raimundo Louro (PR), Rogério Cafeteira (PMN), Rubens Pereira Júnior (PT do B), Edson Araújo (PSL), Hemetério Weba (PV), Eduardo Braide (PMN), Neto Evangelista (PSDB), Edilásio Júnior (PV) e as deputadas Cleide Coutinho (PSDB) e Vianey Bringel (PMDB).

OS POVOADOS
Pleiteiam emancipação política os seguintes povoados maranhenses: São Simão do Maranhão (Rosário); Moisés Reis (Codó); Brejinho dos Cocais (Caxias); Faisca (Santa Luzia do Tide), Ebenézia (Zé Doca); Jacaré do Maranhão (Penalva); Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim); Santo Onofre (Santa Luzia do Tide); Ipu-Tuí (Tuntum); Ipiranga (Barra do Corda); Nova Conquista (Zé Doca), Juçaral Mirim (Vitorino Freire); Roberto Leite (Itapecuru-Mirim); II Núcleo (Buciticupu); Santa Vitória (Barra do Corda); Porto Santos (Turiaçu); Nazaré do Bruno (Caxias); Cajazeiras (Codó); Novo Caru (Bom Jardim); Baixão Grande (São Domingos); Aurilândia (Alto Alegre do Pindaré); São José das Varas (Barreirinhas); Vila Pindaré (Buriticupu); Barro Duro (Tutoia); Alto Brasil (Grajaú); Quadro (Zé Doca); Nova Jardim (Bom Jardim); Queimadas (Bom Jardim); Nova Bacabal (Açailândia); Itaqui Bacanga (São Luís); Lagoa Comprida (Arame); Calumbi (Presidente Dutra); Belém do Maranhão (Tuntum); Cordeiro do Maranhão (Pio XII); Coque (Vitória do Mearim); Palestina (Brejo); Três Lagos (Lago da Pedra); Maracanã (São Luís); Paiol do Centro (Parnarama), Mundo Novo (Amarante); Batavo (Balsas); Ibipira (Miador) e Castelo (Monção).

A APARÊNCIA NÃO ENGANA E O POVO NÃO ACREDITA MAIS EM PROMESSAS

Do Blog do Cesar Belo

Qualquer pessoa com mais de dois neurônios sabe que Roseana Sarney criou agenda em Brasília para fugir a pressão das greves na Educação e Segurança Pública. Juntou o desagradável(as greves lhe tiram o sono) ao inútil ( o lançamento da biografia do pai José Sarney). O araposarneista Chiquim Escórcio foi acionado mais uma vez, recebendo em contrapartida finalmente o mandato de deputado federal.


Embora os articulistas do sistema se esforcem o talento não colabora. Sãos os próprios jornalista ligados a Roseana Sarney a informarem que na tarde de quarta-feira (24 de março de 2011), Roseana reuniu-se com os Ministros da Agricultura, Educação, Pesca e Aquicultura, Meio Ambiente e Minas e Energia. Pelo número de Ministérios e o tempo das audiências fica evidente que as visitas foram peças de publicidade.


Os resultados foram pífios, nada que possa significar mudanças estruturais para o Maranhão. Tomemos por exemplo os Ministérios onde discutiram formalmente projetos, tem-se o seguinte resultados:


1-No Ministério da Justiça o governo do estado apresentou 29 projetos com investimentos na ordem de R$ 80 Milhões para equipar mais uma vez o sistema de Segurança Pública, inclusive com tecnologia de comunicação e armamentos. O Ministro José Cardoso entregou os projetos a equipe de estudos para a liberação dos recursos. Assumiu ainda o compromisso de estar em São Luís em 15 dias.


2-No Ministério da Integração Nacional foram abordados os programas hídricos, as bacias e as enchentes e os programas a serem desenvolvidos no próximo ano em parceria. O Ministro Fernando Bezerra diante das notícias veiculadas no Jornal Nacional foi taxativo "Os pleitos serão examinados". O Ministro também assumiu o compromisso de "visitar o Maranhão a fim de ajudar o estado".


Fica evidente a desconfiança com o empenho na aplicação das verbas para o Estado do Maranhão. O caso envolvendo os recursos(R$ 25 Milhões) destinados para as enchentes em Trizidela do Vale é emblemático. Os recursos seriam liberados em parcelas para execução das obras. Nada foi iniciado ou executado com o aporte da primeira parcela (R$ 2,5 Milhões). A conseqüência foi o cancelamento do convênio por parte do governo federal.


Na audiência de 90 minutos com a Presidente Dilma a aparência de cautela não engana. O povo não acredita mais em promessas. Cansamos de ouvir falar em grandes projetos, empreendimentos, desenvolvimento sem que resultados apareçam de forma real. Chega de publicidade enganosa e abusiva. A realidade é de muito sofrimento, mortes, desemprego e analfabetismo.

Em nosso nome César Belo escreveu:

BLOG E EGO, BLOG E A MEGALOMANIA
O fenômeno Blog aterroriza aqueles que monopolizam os meios de comunicação. Da mesma forma que faz tremer velhos ou viciados jornalistas que barganham com o conteúdo da informação. A exposição positiva ou negativa atende a mero critério financeiro.

O Maranhão é um celeiro de proprietários e jornalistas cujo labor se faz exclusivamente a soldo. De forma que a verdade pode virar mentira e vice-versa. Não interessa muito o fato, mas a versão que pode ser dada e o lucro auferido.

Exemplos existem em profusão nos meios falados, televisados ou escritos destes que se dizem jornalista, radialistas ou apresentadores. Aqui e ali uma exceção que diante da grande maioria avessa ao comportamento ético, silenciam com medo da reprovação e do desemprego.

Na contrapartida os Blogs cujo investimento pequeno tem por base o talento, poderá por fim ou melhorar essa degeneração que tomou conta da imprensa em especial no Maranhão. Mas existem os problemas levando-se em consideração que feito por indivíduos. Muitos destes que fazem noticia ou formam opinião por via dos Blogs, advém da imprensa viciada no curso da sua história.

Chega a ser engraçado o comportamento de alguns cujo ego compraz-se na megalomania. Vou dar um pequeno exemplo prático com a Resolução Administrativa número 469/2011 que torna sem efeito a nomeação de ALINA SILVA SARNEY COSTA. Não fossem os Blogs denunciarem a grande mídia silenciaria e com certeza a abastada filha da Desembargadora Nelma e do irmão de Sarney, continuaria com o polpudo salário sem sequer trabalhar.

Agora meu amigo, tem gente por aí que não se acha. O cabra se bota, deixando utilizar-se pelo soldo. O cômico de tudo é que o besta pensa que "vale" o quanto diz. Careca é só botar o nariz vermelho que está pronto para o picadeiro.

Menos rapaz .