terça-feira, 6 de abril de 2010

Cleide anuncia realização de encontros para resolver questão da saúde

A deputada Cleide Coutinho (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, esclareceu, na sessão desta segunda-feira (5), que já começaram a acontecer reuniões entre gestores de Saúde dos Estados do Maranhão e do Piauí no sentido de encontrar uma saída para o grave problema por que passa a população maranhense quando é impedida de receber atendimento nos hospitais públicos de Teresina (PI).

O esclarecimento da parlamentar foi em resposta ao deputado Chico Leitoa (PDT), que segundo ela, vem cobrando reiteradamente da Comissão de Saúde da Casa, a realização de uma audiência pública, proposta por ele, para discutir o assunto. Cleide Coutinho ressaltou que a Comissão de Saúde está acompanhando essas reuniões.

“A primeira reunião aconteceu no dia 22 de março em Brasília, entre a doutora Cleuza, diretora do Derac (Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistema) e a Secretaria de Saúde do Estado, que foi representada pelo doutor Márcio; doutora Silvia Leite, superintendente de Regulação, Controle e Avaliação do Estado do Maranhão; doutor Egídio, diretor da Câmara Técnica; doutor Domingos Vinícius, secretário de Saúde de Caxias; doutor Neto Neiva, de Timon, e doutor Firmino, diretor da Fundação Municipal de Saúde de Teresina".

No dia 29 de março foi realizada outra reunião em que foram decididas algumas questões para serem julgadas posteriormente. Entre estas, quanto aos procedimentos contemplados pela CNRAC (Central Nacional de Regulação), pacientes que necessitam de assistência letiva de alta complexidade nas especialidades de cardiologia, neurologia, oncologia, ortopedia e gastroenterologia. O Ministério da Saúde, via CNRAC, irá priorizar o encaminhamento dos usuários maranhenses para serem atendidos no município de Teresina.

No dia 30 de março aconteceu outra reunião que teve a participação do vice-presidente da comissão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e foi agendada para amanhã, em São Luís, outra reunião.

Cleide Coutinho confirmou da tribuna da Asssembleia a realização da audiência pública proposta pelo deputado Chico Leitoa e prevista para acontecer no dia 7 de abril, em Timon.
Marcelo Vieira
Agência Assembleia