domingo, 2 de agosto de 2009

PREFEITO CHICO CUNHA DE TUNTUM PARTICIPA DE ENTREGA DE TÍTULO HONORÁRIO


O Prefeito de Tuntum Dr. Chico Cunha, participou no último dia 30 da entrega de cidadão honorário de Caxias ao Ministro dos Esportes Orlando Silva Júnior. O Prefeito esteve presente à solenidade realizada na Câmara Municipal de Tuntum a convite especial do Prefeito de Caxias Dr. Humberto Coutinho. A presença de Chico Cunha em Caxias faz parte de um relacionamento de amizade recíproca entre os municípios de Tuntum e Caxias. Em conversa com este repórter o prefeito Chico Cunha avalizou a candidatura do Deputado Federal Flávio Dino ao Governo do Estado em 2010 lançada na ocasião da solenidade pelo prefeito Dr. Humberto. Disse ainda Dr. Chico Cunha que a candidatura de Dr. Tema (ex-prefeito de Tuntum) a deputado estadual é uma realidade e que consolida a liderança do mesmo junto com Dra. Cleide, tambem candidata reeleição, como peças fundamentais na próxima campanha governamental, que com toda a certeza levará Flávio Dino ao Governo do Maranhão, finalizou o prefeito de Tuntum. Estiveram tambem presentes à entrega do título ao Ministro dos Esportes os prefeitos de São Domingos Kléber Tratorzão, de Matões D. Suely Torres, de Aledias Altas Zé Reis, além do prefeito de Afonso Cunha.

Fora dos Trilhos - Na Norte-Sul, sobrepreço de R$ 500 milhões

SÃO LUÍS - A Controladoria Geral da União (CGU) assumirá esta semana sindicância interna instaurada na Valec Engenharia, responsável pelo acompanhamento das obras da Ferrovia Norte-Sul, para apurar denúncias de várias irregularidades, inclusive sobrepreço de quase R$ 500 milhões no orçamento da obra. Seriam R$ 595 mil a mais por cada quilômetro construído. Na sexta-feira, o ministro Jorge Hage enviou ofício ao presidente da empresa, José Francisco das Neves, informando-o da decisão. A sindicância interna foi aberta em dezembro do ano passado pela estatal, até agora sem resultados. É o que informa a reportagem do enviado especial ao Maranhão, Chico de Góis, publicada na edição do GLOBO deste domingo.

Inquérito da Polícia Federal, na Operação Boi Barrica, de outubro de 2008, acusa o diretor de Engenharia da estatal, Ulisses Assad, de integrar uma "organização criminosa", da qual faria parte Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). De acordo com a PF, o grupo teria como objetivo superfaturar e direcionar obras na Valec, além de atuar no setor de energia.

Leia também: TJ censura notícias sobre Fernando Sarney em jornal. Juiz alega segredo de justiça em inquérito da PF

Só em dois trechos da ferrovia, auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) detectaram sobrepreço de R$ 466 milhões, cerca de R$ 595 mil por quilômetro. Por isso, em abril conselheiros do TCU referendaram uma decisão que já haviam tomado: a retenção de parte dos pagamentos às empreiteiras.

Planejada pelo então presidente da República, José Sarney, e citada no escândalo que atropela a família por conta de flagrantes de escutas realizadas pela PF, a Ferrovia Norte-Sul teve início em março de 1987 e até 2005 vinha se arrastando vagarosamente. Com o presidente Lula, ganhou impulso. Do traçado original de 1.550 km, entre Açailândia, no Maranhão, a Anápolis, em Goiás, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) aumentou sua extensão, no ano passado, em mais 1.526 km. Até agora, a obra já consumiu R$ 1,5 bilhão, e a estimativa é que sejam necessários mais R$ 3 bilhões para a conclusão.