quarta-feira, 31 de março de 2010

Genoíno descarta intervenção do PT no Maranhão, mas Sarney insiste

Por: Luís Cardoso


O deputadao federal por São Paulo, José Genoíno, vai hoje pedir ao presidente Lula que não endosse a proposta de intervenção no PT do Maranhão por causa da decisão do partido em não apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney.

Genoino considera democrática a posição do PT maranhense em apoiar a candidatura de Flávio Dino, que é um aliado histórico do partido. O parlamentar defendeu a tese dos dois palanques no Maranhão para a ministra Dilma Roussef
Embora a maioria da Executiva Nacional do PT defenda a liberdade de escolha no Maranhão, setores mais retógrados do petismo, como José Dirceu, querem a intervenção no Maranhão.

Ontem, o presidente da Câmara Federal, Michel Témer pressionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a reverter a decisão do PT no Maranhão de não apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney.
Témer atendia a um apelo do presidente do Senado Federal, José Sarney, pai de Roseana. Sarney ficou chateado com o resultado da escolha pelo nome de Flávio Dino.

A ele fora dado a certeza de que os petistas do Maranhão iriam, na sua maioria, apoiar a governadora. Apostaram até que a diferença seria de 15 votos.

PRESSÃO E DINHEIRO

Para ganhar o apoio do PT, o governo fez de tudo. Prefeitos e deputados aliados da governadora não mediram esforços. Até dinheiro rolou nas negociações.

Em Arari, o delegado petista conhecido por Cafezinho, teria recebido R$ 15 mil e não compareceu para votar favorável a Flávio Dino.

Em Imperatriz e em Açailândia, o deputado Antônio Pereira tentou comprar dois delegados ao valor de R$ 15 cada para votar favorável à aliança do PT com o PMDB. Não logou êxito.