sexta-feira, 18 de março de 2011

CAXIAS: TURBIDEZ DA ÁGUA AFETA PRODUÇÃO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA VOLTA REDONDA.



Da ASCOM/SAAE/Cleuton Menezes

Com uma maior precipitação das chuvas nos municípios acima da captação da ETA de Volta Redonda e conseqüente elevação do leito do rio, ocorre um aumento nos índices de turbidez da água bruta tratada pelo SAAE. Este fenômeno natural, acarreta uma mudança no processo de produção de água, elevando o tempo de produção, maior consumo de produtos químicos, energia e consequentimente transtornos com o desabastecimento dos bairros mais elevados de nossa cidade.
Com o aumento da turbidez da água do rio itapecuru, há uma necessidade de paradas constates para execução de descargas nos decantadores. Os filtros são lavados, há cada 4 horas, isto é, seis (06) vezes ao dia. Além de um acréscimo de dez vezes (10x) no consumo do sulfato líquido, utilizado nos processos de floculação da água bruta. Em período de verão são utilizados 200 litros de sulfato líquido por dia, agora no período das chuvas estão sendo usados 2 mil litros diariamente.
As mudanças necessárias, na forma de produção da água causam transtornos e desabastecimento em alguns bairros de nossa cidade, principalmente nos que ficam em locais mais altos. Em cada parada para descarga nos decantadores e lavagem dos filtros, há um desabastecimento da rede, se a parada for de 1 hora, a recuperação da rede será de 2 horas.
Segundo o coordenador de produção de água do SAAE, eng. Evimar Jean Barbosa, toda essa mudança no processo de produção é obrigatória para que seja cumprida a portaria 518/2004 do Ministério da Saúde que rege a qualidade da água consumida pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.