quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Briga pelo trono no reino de Curupu

Por JM Cunha Santos

Não se tratou apenas de uma reunião de novatos querendo barganhar uma vaga na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Edilazio Jr., considerado hoje um dos mais fortes herdeiros do trono de José Sarney, até porque é um dos sobrinhos diletos do monarca da Ilha de Curupu, está reivindicando da família a presidência da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Edilazio teria tido alguns acidentes de percurso com Ricardo Murad, parente distante de Sarney e considerado o mais forte concorrente à presidência do Poder Legislativo, durante a campanha. Por conta de avanços indevidos em bases eleitorais que esperava ter como suas.

Como Ricardo Murad, Edilazio também fez uma campanha milionária e está botando as manguinhas de fora porque não concorda, como, aliás, muitos parlamentares, que Ricardo domine a todo-poderosa e bilionária Secretaria da Saúde e também comande o Poder Legislativo.

Apontado como um dos prováveis herdeiros do trono do senador José Sarney no Maranhão, Edilazio, muito bem eleito, quer cobrar agora por seu parentesco mais direto além de cobrar por tudo que a desembargadora Nelma Sarney tem feito pela consolidação de Roseana Sarney no poder.

Como é fácil de observar, a briga pelo trono começou mais cedo do que se pensava. O novo deputado já estaria, inclusive, indicando nomes para as comissões técnicas da Assembléiaa. Algumas delas, como a Comissão de Constituição, Justiça e Orçamento garantem um alto poder de barganha junto ao governo do Estado.

Os principais aliados de Edilazio nessa empreitada, entre os novos parlamentares, são Rogério Cafeteira e Roberto Costa. Rogério foi eleito com o espólio do deputado Joaquim Haickel que não se candidatou e nunca aceitou a força e o poder de Ricardo Murad no governo.

Há outros nomes concorrendo com Ricardo, como Carlos Alberto Milhomen, Manoel Ribeiro, Max Barros, Stênio Rezende e, sendo o segundo mais votado e cansado de tanta insegurança, Raimundo Cutrim. O “trator”, entretanto, está pronto para passar por cima de todo mundo. Como Roseana garante que depois deste governo vai deixar a política, Ricardo Murad se sente o herdeiro natural da monarquia maranhense.

O jantar desta quarta-feira, marcado para a casa de Edilazio Júnior, deve consolidar sua candidatura à Presidência da Assembléia Legislativa do Maranhão. As matérias publicadas pelo Sistema Mirante não colocam a candidatura de Edilazio Júnior exatamente para não expor a confusão familiar no reino de Curupu. É briga de pedra, garrafa tem que ficar de fora.

Sabiá estréia com vitória na Segundona do Maranhense

por Mano Santos

Em dia de estréia na Série B do Campeonato Maranhense, o Sabiá teve atuação convincente e venceu o Americano de São Luís por 1 a 0 neste sábado (9/10), no Estádio Duque de Caxias. O atacante Sharlinson foi o autor do único gol da partida.
Embora a atuação tenha sido boa, a torcida auriverde assistiu a um jogo bastante equilibrado. O público não foi divulgado, mas estima-se que mil e quinhentas pessoas tenham prestigiado o primeiro jogo do representante de Caxias no Estadual.
Com a vitória, o Sabiá ficou na liderança provisória da competição junto com o Cordino que tambem estreou e goleou o Chapadinha por 6 a 1, ambos com três pontos. Já o Americano tentará reabilitação na rodada seguinte, semana que vem, em São Luís, diante do Moto Club.

O jogo

O time da casa começou bem a partida, buscando pressionar. Assim, teve a chance de abrir o placar aos três minutos, em jogada individual de Luca Tony. Bem colocado, Laerte espalmou pela linha de fundo.
O Sabiá abriu o placar alguns lances depois. Aos dezesseis minutos, Sharlinson recebeu a bola na intermediária, passou pelo zagueiro e mandou um chute cruzado no canto esquerdo; 1 a 0.
Ainda na primeira etapa um susto: o atacante Ceará recebeu uma forte pancada na cabeça numa dividida de bola com o zagueiro Pepeta, ficou inconsciente por dois minutos, teve que ser substituído e foi levado ao Hospital para um exame mais detalhado, mas depois de medicado passa bem.
Pelo lado do Americano, boa chance mesmo só no segundo tempo. Joãozinho de cabeça, livre de marcação, mandou a bola pra fora.
O Sabiá buscava valorizar a posse de bola. As principais jogadas saiam dos pés de Cleitinho e ou de Ivan, pelo meio campo, o que resultou em outras duas chances de gol; uma com o próprio Ivan e a outra com Sharlinson.
Mas a retranca adversária era páreo difícil. As coisas não mudaram em nada, e o placar terminou mesmo em 1 a 0 para o time da casa.

FICHA TÉCNICA
SABIÁ – Fagner, Barata, Daniel, Junior e Ricardinho (Balinha); Serginho, Ivan, Cleitinho (César) e Sharlinson; Ceará (Sandro) e Luca Tony. Técnico: Zezé Tiúba.
AMERICANO – Laerte, Juninho, Dartian (Zidane), Pepeta e Tiago; Batata, Fernando, Gigi e Macaxeira (Igor); Joãozinho e Tiago Costa (Rodrigo). Técnico: Leandro Lago.
Árbitro: Ronildo Villar

DEU NO BLOG DO DÉCIO SÁ - 13.10

Confusão em Tuntum
A confusão está grande em Tuntum. O prefeito Chico Cunha praticamente rompeu com o ex-padrinho Cleomar Tema acusando-o de “trair” Roseana nos últimos dias de campanha em favor de Flávio Dino (PCdoB). Já está tentando compor com o ex-adversário Antonio Pires Leda visando as eleições de 2012. Tema nega a trairagem e tem dito a aliados que o “afilhado” está sendo “injusto” com ele. Na cidade, a governadora venceu com 55% contra 37% do comunista. O prefeito avalia como pouca a diferença porque Roseana era apoiada pelos três grupos políticos do município.