quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Briga pelo trono no reino de Curupu

Por JM Cunha Santos

Não se tratou apenas de uma reunião de novatos querendo barganhar uma vaga na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. Edilazio Jr., considerado hoje um dos mais fortes herdeiros do trono de José Sarney, até porque é um dos sobrinhos diletos do monarca da Ilha de Curupu, está reivindicando da família a presidência da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Edilazio teria tido alguns acidentes de percurso com Ricardo Murad, parente distante de Sarney e considerado o mais forte concorrente à presidência do Poder Legislativo, durante a campanha. Por conta de avanços indevidos em bases eleitorais que esperava ter como suas.

Como Ricardo Murad, Edilazio também fez uma campanha milionária e está botando as manguinhas de fora porque não concorda, como, aliás, muitos parlamentares, que Ricardo domine a todo-poderosa e bilionária Secretaria da Saúde e também comande o Poder Legislativo.

Apontado como um dos prováveis herdeiros do trono do senador José Sarney no Maranhão, Edilazio, muito bem eleito, quer cobrar agora por seu parentesco mais direto além de cobrar por tudo que a desembargadora Nelma Sarney tem feito pela consolidação de Roseana Sarney no poder.

Como é fácil de observar, a briga pelo trono começou mais cedo do que se pensava. O novo deputado já estaria, inclusive, indicando nomes para as comissões técnicas da Assembléiaa. Algumas delas, como a Comissão de Constituição, Justiça e Orçamento garantem um alto poder de barganha junto ao governo do Estado.

Os principais aliados de Edilazio nessa empreitada, entre os novos parlamentares, são Rogério Cafeteira e Roberto Costa. Rogério foi eleito com o espólio do deputado Joaquim Haickel que não se candidatou e nunca aceitou a força e o poder de Ricardo Murad no governo.

Há outros nomes concorrendo com Ricardo, como Carlos Alberto Milhomen, Manoel Ribeiro, Max Barros, Stênio Rezende e, sendo o segundo mais votado e cansado de tanta insegurança, Raimundo Cutrim. O “trator”, entretanto, está pronto para passar por cima de todo mundo. Como Roseana garante que depois deste governo vai deixar a política, Ricardo Murad se sente o herdeiro natural da monarquia maranhense.

O jantar desta quarta-feira, marcado para a casa de Edilazio Júnior, deve consolidar sua candidatura à Presidência da Assembléia Legislativa do Maranhão. As matérias publicadas pelo Sistema Mirante não colocam a candidatura de Edilazio Júnior exatamente para não expor a confusão familiar no reino de Curupu. É briga de pedra, garrafa tem que ficar de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.