sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Humberto Coutinho consolida liderança na política do Maranhão

Por Mano Santos

O prefeito de Caxias, Humberto Coutinho consolidou sua liderança na política do estado do Maranhão. A prova disso, foi o expressivo número de votos obtidos nas eleições de 3 de outubro deste ano para os candidatos apoiados pelo chefe do executivo caxiense. Com o excelente desempenho nas urnas, Humberto Coutinho passou a figurar na lista dos políticos maranhenses de maior influência; lista essa quem tem entre outros nomes, o do senador eleito Edison Lobão, da Governadora também eleita Roseana Sarney, do candidato segundo colocado na disputa majoritária Flávio Dino, e do presidente do Senado Federal José Sarney.

Humberto Coutinho trabalhou sua influencia política em pelos menos doze municípios do Leste Maranhense. E onde atuou como articulador e cabo eleitoral, conseguiu eleger seus candidatos com votação expressiva; é o caso do senador Edison Lobão, da deputada federal Nice Lobão e da deputada estadual e primeira dama de Caxias, Doutora Cleide.

O reconhecimento da população pela excelência em administrar, deu a Humberto Coutinho a proeza de comandar a campanha de Flávio Dino na disputa das eleições para governo do Maranhão, e por uma diferença mínima, de pouco mais de quatro mil votos, determinou à Roseana Sarney, um resultado apertado na vitória ao Palácio dos Leões.

Outro ponto positivo, que expressa a liderança de Humberto Coutinho na política do Maranhão, foi o número de municípios em que Doutora Cleide Coutinho foi votada em 3 de outubro. No total, a parlamentar recebeu votação em 102 cidades maranhenses. Neste caso, o trabalho de Cleide Coutinho na Assembléia Legislativa, na luta por benefícios para a população também deve ser levado em consideração.

Fato recente, mostra que Humberto Coutinho foi quem levantou à bandeira de oposição contra o grupo Sarney, elegendo em 2006, Jackson Lago Governador do Maranhão.

Na disputa interna, no município de Caxias, Humberto Coutinho, desde o ano dois mil, conduz a política na “Princesa do Sertão”. Derrotada nas eleições para prefeito em 2004, Márcia Marinho não conseguir se recuperar da derrota nas urnas. Quatro anos mais tarde, Humberto Coutinho sacramentou outra vitória, mais uma vez o alvo foi Márcia Marinho. Dois golpes que levaram até hoje o grupo Marinho à lona.

Humberto Coutinho também conseguiu eleger sua esposa, Cleide Coutinho à Assembléia Legislativa do Estado no ano de 2006, impondo nova derrota à Márcia Marinho e ao grupo que ela pertence. A própria deputada agora reeleita, Doutora Cleide, foi vice-prefeita de Caxias na gestão de Hélio Queiroz nos anos de 1997 a 2000.

Diante de tamanho crescimento político no Maranhão, até mesmo a governadora reeleita Roseana Sarney, reconheceu a forte influencia exercida pelo prefeito de Caxias, Humberto Coutinho sobre seus aliados e a sua liderança no Maranhão, tanto é verdade, que Roseana veio apenas uma vez à Princesa do Sertão durante a campanha, e com cortes estaduais no serviço de Saúde para Caxias, tentou inviabilizar a administração do prefeito, que mesmo assim, não deixou fechar a Maternidade Carmosina Coutinho, o Centro de Diálise e vários outros serviços em saúde que demanda de recursos estaduais. Foi preciso investimento do próprio município, sem repasses estaduais para dar à população a garantia de qualidade na saúde do Município.

Humberto Coutinho mesmo enfrentando a oposição da máquina pública estadual, também conseguiu sanear o erário público, honrando o pagamento de fornecedores e do funcionalismo municipal em dia. Toda essa forma transparente de administrar garante a Humberto Coutinho mais de 75% de aprovação do seu governo.

Ausência de vereadores impede parecer da Câmara sobre contas reprovadas de Paulo Marinho



Deveria ter ocorrido na sessão desta quarta-fera (10/11), o parecer favorável pela desaprovação das contas do ex-prefeito Paulo Marinho, encaminhadas pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado ao Parlamento Caxiense, mas a ausência de pelo menos cinco vereadores impediu que isso ocorresse. Entre os faltosos, Ironaldo Alencar, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças. Os demais ausentes foram Chocolate, Fábio Gentil, Helton Mesquita e Paulo Simão, esse último justificou a falta por problemas de saúde.

As referidas contas datadas do ano de 1996 têm parecer contrário à aprovação do próprio Tribunal de Contas do Estado, segundo o Processo no. 2354/1997-TCE-MA. O ex-prefeito Paulo Marinho ainda tentou ganhar tempo, mas teve negado pela Câmara, pedido de renovação da notificação e do respectivo prazo de defesa no julgamento da prestação de contas, finalizado dia 9 de novembro.

Entre as irregularidades constam: desvio de recursos da saúde, compras sem licitação, emissão de notas frias, nepotismo, entre outros.

A partir de agora, em qualquer sessão, desde que tem a presença totalitária dos 12 vereadores, as contas deverão receber um parecer do Parlamento, seja confirmando ou não a penalidade. Se as Comissões de Orçamento e Finanças e Constituição e Justiça confirmarem a desaprovação, Paulo Marinho que já cumpre 11 anos por improbidade administrativa e corrupção, irá para o rol dos fichas-sujas e ficará mais uns oito anos inelegível, de acordo com jurisprudência firmada pelo TSE sobre a força irretorquível dos Legislativos municipais na aprovação ou desaprovação de contas dos gestores.

Como na próxima segunda-feira será feriado, Promulgação da República, os trabalhos no Legislativo Caxiense devem ser retomados apenas na quarta-feira, dia 18 de novembro, daí uma semana a mais para o desenrolar do assunto.

Também nesta semana, os presidentes da Comissão de Orçamento e Finanças, Ironaldo Alencar, e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Antonio Ximenes, receberam do TCE a desaprovação da contas de 2004 da também ex-prefeita Márcia Marinho, o que juridicamente alija o casal Marinho das disputas eleitorais em 2012, 2014, 2016 e 2018.