sexta-feira, 1 de julho de 2011

TUNTUNENSE É LÍDER DE AUDIÊNCIA NA REGIÃO TOCANTINA


O Tuntunense Renald Torres (Caffé) é líder de audiência no Rádio na região tocantina e bico do papagaio. Com um programa alegre, sua marca registrada, Renald tem se destacado na emissora - NATIVA FM, onde apresenta um programa matutino. Depois de passar pela Mirante FM, Renald Caffé, como é conhecido, já recebeu várias propostas de emissoras do centro-oeste do país e inclusive do sul do país, preferindo permanecer na emissora líder de audiência em Imperatriz, a Nativa FM.

Festança entre batalhões de bumba-bois celebra Dia de São Marçal em Caxias




ASCOM / Prefeitura de Caxias



Após um mês de folguedos, o encontro que reuniu 13 batalhões de bumba meu boi de sotaque e de pandeirões, no Dia de São Marçal, marcou em Caxias na noite desta quinta-feira, 30/06, a despedida do período junino. Desde o início da noite, na Avenida Clodomir Cardoso, no bairro Cangalheiro, uma multidão aguardava o evento que acontece pela primeira vez na cidade e teve o apoio da Secretaria de Cultura do Município.

O trânsito ficou interditado nos dois sentidos da Avenida Clodomir Cardoso. A festa se estendeu até o início da madrugada. Os brincantes de bumba-bois, além de celebrar o dia de São Marçal, homenagearam também o professor Passinho, historiador e conhecedor da cultura popular caxiense. A idéia de reunir os batalhões partiu também dos incentivadores do folclore local, Pelé e Paizinha.

A festa de São Marçal é uma prova de resistência para muitos brincantes. Mesmo depois de enfrentar uma maratona acelerada de apresentações durante toda a temporada junina, eles fazem um grande esforço para homenagear o santo.

São Marçal - São Marçal foi o primeiro bispo de Limoges, na França (Gália), no século III da era cristã. É venerado como mártir pelo catolicismo popular, apesar de não ser reconhecido como santo pela Igreja Católica. Não há informações precisas sobre sua origem e seus feitos. No entanto, a imaginação popular o transformou em um apóstolo do século I. Segundo as lendas, ele teria feito muitos milagres. Trazer um morto de volta à vida ao tocá-lo com uma vara dada por São Pedro foi o mais famoso ato atribuído ao santo.