sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festança entre batalhões de bumba-bois celebra Dia de São Marçal em Caxias




ASCOM / Prefeitura de Caxias



Após um mês de folguedos, o encontro que reuniu 13 batalhões de bumba meu boi de sotaque e de pandeirões, no Dia de São Marçal, marcou em Caxias na noite desta quinta-feira, 30/06, a despedida do período junino. Desde o início da noite, na Avenida Clodomir Cardoso, no bairro Cangalheiro, uma multidão aguardava o evento que acontece pela primeira vez na cidade e teve o apoio da Secretaria de Cultura do Município.

O trânsito ficou interditado nos dois sentidos da Avenida Clodomir Cardoso. A festa se estendeu até o início da madrugada. Os brincantes de bumba-bois, além de celebrar o dia de São Marçal, homenagearam também o professor Passinho, historiador e conhecedor da cultura popular caxiense. A idéia de reunir os batalhões partiu também dos incentivadores do folclore local, Pelé e Paizinha.

A festa de São Marçal é uma prova de resistência para muitos brincantes. Mesmo depois de enfrentar uma maratona acelerada de apresentações durante toda a temporada junina, eles fazem um grande esforço para homenagear o santo.

São Marçal - São Marçal foi o primeiro bispo de Limoges, na França (Gália), no século III da era cristã. É venerado como mártir pelo catolicismo popular, apesar de não ser reconhecido como santo pela Igreja Católica. Não há informações precisas sobre sua origem e seus feitos. No entanto, a imaginação popular o transformou em um apóstolo do século I. Segundo as lendas, ele teria feito muitos milagres. Trazer um morto de volta à vida ao tocá-lo com uma vara dada por São Pedro foi o mais famoso ato atribuído ao santo.

2 comentários:

  1. Fico feliz amigo Ronald por você esta de volta, senti muito sua falta, pois você é meu espelho. Que tudo de bom aconteça a você e que Deus te abençoe.
    Abraços do amigo Pedro Jorge

    ResponderExcluir
  2. Valeu Pedrão pela força. Com saúde não se brinca.

    ResponderExcluir

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.