quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ações da Prefeitura de Caxias garantem moradia digna para milhares de Caxienses

Por: Mano Santos/ASCOM

Investimentos na área habitacional estão transformando a cidade de Caxias em município modelo na aplicação de recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal em parceria com a Prefeitura da “Princesa do Sertão”.

Após a conclusão da primeira etapa do programa, que substituiu cerca de 4.700 moradias precárias em 17 bairros da cidade, que também fizeram parte do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, agora Caxias está próxima de concluir a segunda fase do Minha Casa, Minha Vida, com a construção de mais 2 mil casas populares nas proximidades do bairro Teso Duro. O local escolhido pelo Prefeito Humberto Cotinho, uma área de 980 mil metros quadrados; equivale a seis estádios do Maracanã.

O Conjunto Habitacional receberá o nome de Residencial Eugênio Coutinho e será dotado também de espaço de lazer para a construção de uma praça, unidade básica de saúde, escola municipal e locais destinados para a construção de igrejas católicas e evangélicas.

O Residencial Eugenio Coutinho contará com todas as ruas asfaltadas, dotadas de sarjetas e meio-fios. O ritmo de trabalho já garantiu mais de 80% da obra que deve ser entregue nos inicio de 2011.

Se comparada com as moradias da primeira etapa do Minha Casa Minha Vida, as residências do Residencial Eugenio Coutinho é mais do que um sonho de qualquer cidadão, é uma realização de vida, pois as casas possuem terreno murado, área de serviço e lazer, forro PVC e piso da melhor qualidade.

Além de reduzir significativamente o déficit habitacional local, de aproximadamente 4 mil e 500 moradias, o Programa Minha Casa, Minha Vida tem trazido outros importantes benefícios para Caxias, como a geração de 800 empregos diretos, inúmeros empregos indiretos e distribuição de renda, uma vez que todo o material utilizado nas construções está sendo comprado aqui mesmo em nossa cidade.

A entrega das casas será feita através de sorteio para famílias previamente cadastradas no município, cuja responsabilidade será da Caixa Econômica Federal, parceira do Programa Mihna Casa, Minha Vida em Caxias.

Características do programa em Caxias

Perfil dos beneficiários em Caxias: famílias com renda de até 3 salários mínimos;

Total de habitações construídas: 2 mil;

Total de Famílias: 2 mil (cerca de 10 mil pessoas)

Área total do terreno onde estão sendo construídas as habitações no bairro Teso Duro: 980 mil metros quadrados;

Área do terreno de cada casa: 250 metros quadrados;

Área construída de cada habitação: 42,22 metros quadrados;

Especificações de cada habitação: cada casa possui forro PVC, piso em cerâmica, 02 quartos, 01 sala, 01 cozinha, 01 banheiro, 01 área de serviço, 01 terraço.


* Começam de verdade a aparecer os nomes para a disputa do cargo mais cobiçado em Tuntum: o de Prefeito. Obedecendo a ordem alfabética vamos lá com os nomes que correm na boca do povo - ou dos "formadores de opinião": Ana Izabel, Alan Nolêto, Chico Cunha (reeleição), Oldy Cruz, Pires Léda, Rafael Seabra, Riccarddo Costa, Dr. Tema. Por fora correm sem muito alarde: Ronald Torres (eu mesmo. Sou sim, porque não?), Amigo Dôra, Dra. Nilza Melo. É esperar prá ver o que pode acontecer;

* São Domingos do Maranhão vive um bom momento administrativo muito diferente de alguns outros municípios maranhenses. Lá o prefeito Kléber "Tratorzão" tem mostrado serviço. Além da zona urbana bem cuidada e com obras em toda cidade, a zona rural vive um momento de ascensão. Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura do Município e a Agência local do Banco Brasil tem dado uma especial atenção aos podutores rurais do município fomentando recursos para a produção agrícola, que é um potencial da região;

* Kléber "Tratorzão" está de fato dando vida nova à cidade de São Domingos que está se tornando uma das cidades mais bonitas da região, tudo por conta da urbanização de ruas, avenidas e praças e da revitalização do balneário daquela cidade. Vale a pena visitar São Domingos;

* Alguns blogs da capital estão noticiando coisas negativas de São Domingos, mas é como se diz por lá: "Não se atira pedra em árvores que não dá frutos saudáveis". É só convidar o blogueiro que gosta de patrocínio para visitar São Domingos que ele para de fofocar e noticiar as notícias que são passadas a ele pelos opositores do prefeito;

* O prefeito de Tuntum Chico Cunha deverá inaugurar em breve algumas obras inicadas no início de seu mandato. Antes tarde do que nunca.