sexta-feira, 18 de março de 2011

CAXIAS: TURBIDEZ DA ÁGUA AFETA PRODUÇÃO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA VOLTA REDONDA.



Da ASCOM/SAAE/Cleuton Menezes

Com uma maior precipitação das chuvas nos municípios acima da captação da ETA de Volta Redonda e conseqüente elevação do leito do rio, ocorre um aumento nos índices de turbidez da água bruta tratada pelo SAAE. Este fenômeno natural, acarreta uma mudança no processo de produção de água, elevando o tempo de produção, maior consumo de produtos químicos, energia e consequentimente transtornos com o desabastecimento dos bairros mais elevados de nossa cidade.
Com o aumento da turbidez da água do rio itapecuru, há uma necessidade de paradas constates para execução de descargas nos decantadores. Os filtros são lavados, há cada 4 horas, isto é, seis (06) vezes ao dia. Além de um acréscimo de dez vezes (10x) no consumo do sulfato líquido, utilizado nos processos de floculação da água bruta. Em período de verão são utilizados 200 litros de sulfato líquido por dia, agora no período das chuvas estão sendo usados 2 mil litros diariamente.
As mudanças necessárias, na forma de produção da água causam transtornos e desabastecimento em alguns bairros de nossa cidade, principalmente nos que ficam em locais mais altos. Em cada parada para descarga nos decantadores e lavagem dos filtros, há um desabastecimento da rede, se a parada for de 1 hora, a recuperação da rede será de 2 horas.
Segundo o coordenador de produção de água do SAAE, eng. Evimar Jean Barbosa, toda essa mudança no processo de produção é obrigatória para que seja cumprida a portaria 518/2004 do Ministério da Saúde que rege a qualidade da água consumida pela população.

Os gritos de Thamires


JM Cunha Santos

Lembro o filme “Tempo de Matar”, no qual uma adolescente negra é seviciada, estropiada, espancada, por racistas da Ku Klux Kan num daqueles territórios norte-americanos nos quais negros não são considerados gente. Uma dessas cloacas nas quais existe licença para matar pessoas consideradas de raça inferior pela elite no poder.

Lembro que o pai da moça, que acabaria fuzilando os assassinos em pleno tribunal, contratou um advogado de pele branca e avisou que o fazia para vencer um júri todo constituído de brancos racistas, porque o advogado era “igual a eles”, os jurados. O advogado se exasperava, porque não via meios vencer aquele processo. Até que uma luz lhe acendeu no cérebro e ele se dirigiu mais ou menos dessa forma aos jurados:

- Imaginem que uma criança de 14 anos volta do colégio e no meio do caminho é confrontada por quatro homens. Ela é humilhada, insultada, sobre ela atiram latas de cerveja. Em seguida é seviciada, estuprada uma, duas, três, quatro vezes por aqueles monstros. Ela grita, mas naquele beco vazio e solitário ninguém a ouve. Ela pede socorro e chora, mas é inútil.

O advogado, em seguida, pede aos jurados que fechem os olhos e prossegue na sua réplica, ou tréplica, como queiram os juristas.

- Imaginem que essa criança vai para casa e aos gritos, ardendo em febre, sentindo dores. insuportáveis, arqueja e morre nos braços do pai...

Agora imaginem que ela é branca!

Eu imagino os gritos de Thamires, naquela cela de uma delegacia distante de sua casa, aonde ninguém a conhece e só os presos podem ouvi-la. Eu a imagino subjugada, estropiada, torturada, espancada até a morte, para que, em seguida, simulem seu suicídio. Eu imagino e me dirijo à governadora do Estado, ao senhor Secretário de Segurança Pública, aos juízes desse Estado e digo:

- Agora imaginem que Thamires é filha de um de vocês.

Mais Educação: encerrada capacitação de monitores

ASCOM / Prefeitura de Caxias

Cerca de 400 monitores do Programa Mais Educação; participaram durante uma semana, de capacitação para atuarem nas escolas da rede pública municipal. O treinamento ocorreu entre os dias 14 a 17 de março no auditório da Prefeitura de Caxias.

O “Mais Educação” é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Caxias, através das secretarias de Educação e Cultura e tem objetivo, manter o aluno por mais tempo em sala de aula, estimulando a valorização da diversidade cultural brasileira de forma a diminuir a desigualdade educacional.

Cerca de oito mil alunos de 32 escolas selecionadas estão sendo contemplados. As atividades são desenvolvidas no contra-turno, ou seja; quem freqüenta a escola pela manhã, participa do programa à tarde e vive-versa. As aulas são monitoradas na própria unidade na qual o estudante é matriculado.



Todos os recursos para a manutenção do “Mais Educação” em Caxias serão repassados aos monitores que devem trabalhar em parceria com o corpo docente da escola. Eles irão acompanhar os estudantes em diversas atividades classificadas como macro-campos que são: pedagógicos, esportivos, culturais, arte e comunicação, com a realização de oficinas de letramento, leitura, teatro, balé e danças típicas, como o Bumba Meu Boi, Dança do Lili e Hip Hop, modalidades esportivas e horta comunitária, além de trabalharem com o cine-clube, rádio e o jornal escolar.

"É necessário que os monitores pré-selecionados participem dessa formação continuada para que tenham um entendimento sobre o que é o programa e o que é uma escola em tempo integral. Eles atuarão como voluntários e receberão ajuda de custo, alimentação e transporte", frisou a coordenadora do “Mais Educação em Caxias”, Arlete Magalhães Leão.

Alerte Magalhães garantiu também que para 2012, o “Mais Educação” já teve sua proposta aprovada pelo Governo Federal e o projeto teve seu contrato renovado para o ano que vem. Ela acrescentou ainda que ao longo do ano serão promovidas apresentações culturais como forma de avaliar o trabalho de cada monitor e o desempenho do alunado.

"A educação é muito mais do que alunos em sala de aula. É a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e valores. O “Mais Educação” é um convite que o MEC faz para que possamos reunir as nossas forças no sentido de construirmos uma sociedade mais justa e fraterna e a colaboração de cada monitor é extremamente importante", afirma a professora Sílvia Carvalho, secretária de Educação de Caxias.