sexta-feira, 18 de março de 2011

Mais Educação: encerrada capacitação de monitores

ASCOM / Prefeitura de Caxias

Cerca de 400 monitores do Programa Mais Educação; participaram durante uma semana, de capacitação para atuarem nas escolas da rede pública municipal. O treinamento ocorreu entre os dias 14 a 17 de março no auditório da Prefeitura de Caxias.

O “Mais Educação” é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Caxias, através das secretarias de Educação e Cultura e tem objetivo, manter o aluno por mais tempo em sala de aula, estimulando a valorização da diversidade cultural brasileira de forma a diminuir a desigualdade educacional.

Cerca de oito mil alunos de 32 escolas selecionadas estão sendo contemplados. As atividades são desenvolvidas no contra-turno, ou seja; quem freqüenta a escola pela manhã, participa do programa à tarde e vive-versa. As aulas são monitoradas na própria unidade na qual o estudante é matriculado.



Todos os recursos para a manutenção do “Mais Educação” em Caxias serão repassados aos monitores que devem trabalhar em parceria com o corpo docente da escola. Eles irão acompanhar os estudantes em diversas atividades classificadas como macro-campos que são: pedagógicos, esportivos, culturais, arte e comunicação, com a realização de oficinas de letramento, leitura, teatro, balé e danças típicas, como o Bumba Meu Boi, Dança do Lili e Hip Hop, modalidades esportivas e horta comunitária, além de trabalharem com o cine-clube, rádio e o jornal escolar.

"É necessário que os monitores pré-selecionados participem dessa formação continuada para que tenham um entendimento sobre o que é o programa e o que é uma escola em tempo integral. Eles atuarão como voluntários e receberão ajuda de custo, alimentação e transporte", frisou a coordenadora do “Mais Educação em Caxias”, Arlete Magalhães Leão.

Alerte Magalhães garantiu também que para 2012, o “Mais Educação” já teve sua proposta aprovada pelo Governo Federal e o projeto teve seu contrato renovado para o ano que vem. Ela acrescentou ainda que ao longo do ano serão promovidas apresentações culturais como forma de avaliar o trabalho de cada monitor e o desempenho do alunado.

"A educação é muito mais do que alunos em sala de aula. É a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e valores. O “Mais Educação” é um convite que o MEC faz para que possamos reunir as nossas forças no sentido de construirmos uma sociedade mais justa e fraterna e a colaboração de cada monitor é extremamente importante", afirma a professora Sílvia Carvalho, secretária de Educação de Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.