quinta-feira, 7 de julho de 2011

Caxias promove Fórum Intersetorial de Políticas Públicas

Da ASCOM

A cidade de Caxias realizou na manhã desta terça-feira, 05/07, no auditório da Prefeitura, o III Fórum Municipal da Cidade de Caxias. O principal objetivo do encontro foi à eleição dos novos membros do Conselho Municipal da Cidade de Caxias para o biênio 2011-2013. Entre os eleitos estão representantes do Comércio, Indústria, Sociedade Civil Organizada, movimentos estudantis e populares. A posse ocorrerá no próximo dia 19 de julho.
Após a Leitura do Regimento Interno, a palavra foi franqueada aos participantes. O Conselho da Cidade trabalha em conjunto com o Executivo, formalizando idéias que possam auxiliar na implementação de políticas públicas em todas as áreas de interesse da comunidade.
Entre os eleitos durante o Fórum; 5 titulares e 5 suplentes, ficaram assim distribuídos de acordo com suas representatividades: Indústria, Transporte, Comércio, Produtores Rurais, Universidades, Organizações Religiosas, Sindicatos, Direitos Humanos e Movimentos Estudantis e Populares.
Presidente do Conselho Municipal da Cidade e do Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social, Maria de Fátima Araújo, falou que este é um momento fundamental para que a população tenha uma representação mais efetiva em conselhos, fóruns e conferências que são abertos a participação popular. “O debate na perspectiva dos avanços sociais objetivando beneficiar a comunidade, respeitando seus direitos e deveres, é uma prova de que avançamos mais um passo no processo de fortalecermos da democracia”, disse. Fátima Araújo.


Fórum de Habitação
Por meio do Conselho Gestor Municipal do Fundo de Habitação de Interesse Social - CGHIS, paralelamente ao Fórum da Cidade, no mesmo local, ocorreu o II Fórum Municipal de Habitação. O objetivo do encontro, além de debater e propor soluções para as questões habitacionais do município, fez parte do processo de escolha dos novos membros do Conselho Gestor, para o biênio 2011-2013
Quatro novos membros representando a Sociedade Civil Organizada foram eleitos, sendo 1 do setor de Indústria e Comércio, 1 do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA e 2 de entidades representativas de Associações de Bairros. Os eleitos, dois titulares e dois suplentes, serão empossados no próximo dia 19 de julho.
O Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social é fundamental no diagnóstico e elaboração de forma participativa com diversos segmentos da sociedade caxiense, para desenvolvimento da política habitacional no município.
“O Conselho Gestor também vai tratar de questões, como regularização fundiária e promoção de urbanização e engenharia social das regiões ocupadas, considerando o perfil do déficit habitacional e a demanda futura por moradia no município da Caxias” ressalta Fátima Araújo, Secretária Municipal de Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.