quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cleide Coutinho presta homenagem aos 175 de fundação de Caxias


Ag. Assembleia

A deputada Cleide Coutinho (PSB) subiu à Tribuna “Nagib Haickel”, da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (5), para registrar os 175 anos de fundação do município de Caxias, ocorrido em 5 de julho de 1836.


“Como cidadã caxiense e sua representante neste parlamento, presto homenagem a Caxias na data de hoje, dia de sua fundação no distante ano de 1836. Certo que é um momento para refletirmos sobre os tempos presentes, baseados em tempos passados, que são formadores da sua historia, que é plena de fatos significativos, tanto no contexto local como no regional e em alguns casos, alcançando repercussão nacional”, disse a deputada Cleide Coutinho, na abertura do seu discurso.


Cleide Coutinho destacou figuras que atuaram na construção de Caxias nos vários segmentos sociais, tanto no campo político quanto no campo militar, cultural, educacional e na área de prestação de serviços.


No campo militar ela destacou a figura de Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que foi o consolidador dos atos que levaram a adesão de Caxias à Independência do Brasil.


Na política, destacou o senador Alexandre Costa, o ex-prefeito e ex-governador Eugênio Barros, o atual prefeito de São Luis, João Castelo (PSDB), que também já foi senador e governador do Estado; os ex-deputados estaduais José Gentil, João Machado, Afonso Barata e Humberto Coutinho, atual prefeito de Caxias.


Na área Jurídica, a parlamentar citou com muito orgulho o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, o desembargador Jamil Gedeon e o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão. Lembrou, também, neste mesmo segmento, o educador e desembargador Arthur Almada Lima Filho, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias.


Cleide Coutinho não esqueceu em suas referências dos nomes de escritores consagrados nacionalmente, dentre os quais Coelho Neto, que além de político foi, também, consagrado “Príncipe dos Prosadores Brasileiros” pelo grande acervo literário que deixou; Gonçalves Dias, poeta aplaudido, enfatizando que este tem versos da sua obra “Canção do Exílio” inserido no Hino Nacional, quando diz: “nossos bosques têm mais vida, nossa vida em teu seio mais amores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.