sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Comissão de Saúde visita Hospital Aldenora Belo


A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa vai envidar esforços para que a Secretaria de Estado da Saúde retome a parceria com a Fundação Antônio Jorge Dino, responsável pela administração do Hospital Aldenora Belo.

“Nós vamos fazer um relatório e encaminhar ao secretário Ricardo Murad no sentido de que o governo do Estado interfira no sentido de dar apoio a essa instituição que, ao longo de tantos anos, vem prestando relevantes serviços ao Maranhão” .

A garantia foi dada hoje pela manhã pelos deputados Arnaldo Melo e Cleide Coutinho, ambos do PSDB, durante visita àquela casa de saúde, referência no tratamento de câncer no Estado.

Durante a visita, os parlamentares, que foram recebidos pela presidente da Fundação, Enide Dino, pelo diretor administrativo, José Generoso e pela assessora Sílvia Dino, conheceram detalhes do funcionamento do hospital que atende em média 12 mil pessoas por mês, no setor ambulatorial; realiza em média 450 cirurgias, por mês; mil aplicações de quimioterapia e cerca de 350 aplicações de radioterapia.

Segundo o diretor José Generoso, até o final do ano passado, o governo do Estado repassava R$ 260 mil por mês para a fundação. Mas, como houve mudança da administração estadual, a parceria foi interrompida, o que tem causado prejuízos no atendimento à população. “Nós temos tentado junto à Secretaria de Estado da Saúde uma parceria para a realização de convênio para que o Estado possa suprir as deficiências do valor pago pelo Sistema Único de Saúde.

Os deputados afirmaram que a visita foi positiva, uma vez que, além de visitarem as alas do hospital, foram informados das reais necessidades daquela casa de saúde. “O que nós percebemos foi um hospital funcionando bem. Não sentimos nenhum setor em estado de abandono.

Enfim, é uma casa de saúde viva e que a gente sente que está sendo bem administrada e atendendo a demanda. “É o símbolo da resistência dessa equipe da fundação que trabalha com tanta dedicação”, disse o presidente da Comissão de Saúde, Arnaldo Melo.

“Eu estou agradavelmente surpresa com a organização do hospital, só que precisa de recursos. Por isso, nós, da Comissão, vamos solicitar ao secretário Ricardo Murad que retome esse convênio. O hospital recebia quase R$ 300 mil por mês e ninguém sabe por que o secretário de Saúde não renovou a parceria com a entidade”, disse Cleide Coutinho.
Nice Moraes
Agência Assembléia