quarta-feira, 6 de abril de 2011

Corpo do ex-governador Jackson Lago deixa o PDT




O enterro está previsto para as 11h15 desta quarta, no Parque da Saudade, no Vinhais.

Pedro Sobrinho / Imirante

SÃO LUÍS - O corpo do ex-governador Jackson Lago (PDT) deixou agora a pouco a sede do partido na rua dos Afogados, local onde estava sendo realizado o velório.

Milhares de pessoas acompanham a pé e de carro o cortejo, com um percurso, que teve início pela rua do Sol, e fez uma parada para manifestação na praça Maria Aragão. Em seguida, o cortejo seguirá pela ponte Bandeira Tribuzi, avenidas Carlos Cunha e Jerônimo de Albuquerque, até o cemitério Parque da Saudade, no Vinhais, com previsão de chegada às 11h15.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), o deputado federal Brizola Neto (PDT), correlegionários locais, políticos de todos os partidos, além de prefeitos de vários municípios maranhenses, acompanham o cortejo e darão o último adeus ao ex-governador do Maranhão, Jackson Lago. Bastante emocionada, a esposa Clay Lago agradeceu pela solidariedade do povo maranhense.

Velório


O corpo do ex-governador do Maranhão Jackson Lago é foi velado durante toda a noite, na sede do PDT, na rua dos Afogados, no centro de São Luís (MA). As homenagens se estenderam até as 10h desta quarta-feira (6),.quando ele será sepultado no cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

O velório teve início pouco antes das 18h desta terça-feira (5), 24 horas depois do seu falecimento, em São Paulo (SP), na segunda-feira (4), após complicações decorrentes de um longo tratamento quimioterápico contra um câncer de próstata. Jackson Lago convivia com a luta contra a doença desde 2004.

A sede do PDT foi o local escolhido para ser velado pelo próprio Jackson Lago. Foi um pedido dele à família, segundo informou o seu filho Igor Lago. A governadora do Estado, Roseana Sarney, ofereceu toda a estrutura do governo, assim como o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, que ofereceu a Casa para as cerimônias. Das honras a qual um chefe de Estado tem direito, a família aceitou apenas o carro do Corpo de Bombeiros e os cadetes da Polícia Militar.

Cortejo

Foi no carro aberto do Corpo de Bombeiros que o corpo de Jackson Lago passou por algumas avenidas e ruas de São Luís, após a sua chegada, às 14h45 desta terça-feira (5). O cortejo teve início por volta das 15h50 e passou pelas avenidas dos Franceses, governador Luís Rocha, Beira-Mar, rua 7 de Setembro, chegando, por volta das 17h45, à rua dos Afogados, onde fica a sede do PDT.

Ao longo de todo o caminho, milhares de pessoas homenageavam o ex-governador e ex-prefeito de São Luís, com faixas, bandeiras e cartazes. A viúva de Jackson Lago, Clay Lago, acenava para os populares e agradecia os gestos e as demonstrações de carinho. A família acompanhou o cortejo em um micro-ônibus.

Além de pessoas nas calçadas e nas janelas das casas, dezenas de veículos seguiram o carro do Corpo de Bombeiros, no qual estava o caixão de Jackson Lago, coberto com uma bandeira do Maranhão.

Atendimento de pacientes do MA no Piauí está suspenso

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Pedro Leopodino, participou nesta terça-feira (05) do programa Agora na Rede Meio Norte. Na pauta da entrevista estava o impasse sobre o não atendimento de pacientes vindos do Maranhão em hospitais públicos do Piauí.

Nesta semana aconteceu a suspensão de consultas e exames médicos para a população do estado vizinho, o motivo seria a falta de repasse de recursos públicos acertado em acordo entre os dois Estados. Esses gastos com pacientes oriundos do Maranhão geram cerca de 19 milhões de prejuízo aos cofres do Piauí.

Pedro Leopodino esclarece ainda que o cancelamento é uma questão de justiça. " O Piauí recebe determinada quantia para atendimento aos piauienses, o aumento desses atendimentos reflete em um aumento de gastos públicos", informou Pedro.

O presidente esclarece que o Piauí não tem condições de atender os pacientes oriundos do Maranhão. Autoridades do maranhão solicitaram junto a FMS uma reunião no dia 18 de abril para resolver o impasse.

Fonte: meio norte com Portal Noca