domingo, 11 de julho de 2010

ESPANHA É CAMPEÃ DO MUNDO

Vitória sobre a Holanda veio depois de quase 120 minutos de jogo

Iniesta fez o gol do título da Espanha

GUILHERME BASTILHO
RIO DE JANEIRO

Tinha de ser sofrido. A Espanha é campeã do mundo após vitória suada sobre a Holanda: 1 a 0. A conquista veio na prorrogação, após o placar ter ficado inalterado no tempo normal e durante boa parte da prorrogação. Em um jogo marcado pela marcação por muitas vezes violenta da Laranja, e por uma arbitragem pavorosa de Howard Webb, coube a Iniesta brilhar pela Fúria ao marcar o gol do título. Em tempo: o tal polvo acertou mais uma.

SABIÁ VENCE FLAMENGO (PI) DE GOLEADA



Na tarde/noite de ontem (10) o Sabiá que se prepara para disputar o Campeonato Maranhense da Série B venceu a equipe do Flamengo do Piauí com o placar folgado de 3 a 0. A equipe de Caxias apresentou um futebol objetivo e teve seus destaques centrados nos jogadores Luca Tony, Jocel, China, Careca e Ceará que infernizaram a defesa do time do Piauí. A zaga tambem teve uma atuação marcante no primeiro tempo sob a batuta do zagueiro Daniel, com uma participação bastante eficaz do goleiro Ney. O restante da equipe do Sabiá assimilou bem os ensinamentos táticos do treinador Edmilson Santos e jogou com cara de time profissional. No Segundo tempo o time do Flamengo (PI) veio completamente modificado com uma onzena completamente nova da que começou o jogo, e que segundo o treinador rubro-negro piauiense Walter Maranhão "fazia parte dos estudos para prepração da equipe principal para a disputa do Brasileiro da série B". E, por falar em série B, o Flamengo inicará a competição de treinador novo, trata-se de Paulo Ricardo Moroni que deverá chegar a Teresina (PI) no início desta semana. No sábado o Flamengo já enfrentará o JV Lideral em Imperatriz ou Porto Franco já valendo pela competição nacional. O Sabiá no segundo tempo não tomou conhecimento das mudanças feitas no time do Flamengo e mesmo com o condicionamento físico já abalado segurou o resultado e finalizou a partida mantendo o placar dilatado. O técnico Edmilson Santos fez algumas alterações no time do Sabiá e o time ainda rendeu que daria para marcar mais gols. O Sabiá terá outros compromissos já assumidos para finalizar o período de preparação e o próximo jogo será contra este mesmo Flamengo no Estádio Albertão em Teresina (PI) na quarta-feira próxima.
Os gols do Sabiá foram assinalados por China, Careca e Jocel.

MPE protocola 80 ações de impugnação de candidaturas no TRE

Outras três ações serão protocoladas na segunda. Até quarta-feira, outras deverão ser propostas.

Roberta Gomes/ Imirante

SÃO LUÍS - A Procuradoria Regional Eleitoral deu entrada, por votla das 12h45 deste sábado (10), em 80 ações de impugnação de candidaturas para as eleições de 2010. De todas essas ações, 40 são por ausência de desincompatibilização e outras 40 pelos candidatos terem condenações previstas na Lei "Ficha Limpa" ou contas reprovadas pelos Tribunais de Contas do Estado e da União. O Tribunal Regional Eleitoral tem até o dia 5 de agosto para julgar esses processos, que ainda caberão recurso ao Tribunal Susperior Eleitoral.


As 80 ações são fruto da primeira lista publicada com os registros de canditaduras no TRE. Essa primeira lista tem 497 nomes. Outros três ainda serão alvo de ações que serão protocoladas na segunda-feira. "Ainda temos outras duas listas, dessa sexta-feira e deste sábado.


Contudo, são poucos nomes. Acredito que até a próxima quarta-feira a procuradoria terá dado entrada em todos os pedidos de impugnação de candidatura", afirma a procuradora Eleitoral, Carolina da Hora Mesquita, em entrevista coletiva concedida à imprensa, logo depois de protocolar as ações.


Ausência de desincompatibilização


Sobre os pedidos de impugnação de candidatura por ausência de desincompatibilização, a procuradora Carolina da Hora explicou que os candidatos terão prazos para juntar as certidões que faltaram. "Normalmente nesses casos eles juntam os documentos depois. Em alguns casos, sabemos que o candidato pediu sua licença, mas o documento não foi apresentado, por isso, legalmente, tenho que propor a ação", completa a procuradora.


Entre esses casos está o candidato a governador do Estado pelo PSol, Saulo Arcangeli, o candidato a vice-governador pelo PMDB/PT, Washington Luiz (PT), o candidato a senador pelo PDT/PSDB, Edson Vidigal, e o também candidato ao Senado pelo PMDB/PT, João Alberto. No caso de João Alberto, Carolina da Hora explicou que ele participou de atos de governo, o que não poderia durante seis meses antes do registro de sua candidatura, bem como substituiu a governadora do Estado no cargo.


Condenações e contas reprovadas


A maioria das ações de impugnação, que não são por ausência de desincompatibilização, são por contas reprovadas nos últimos oito anos no Tibunal de Contas do Estado e no Tribunal de Contas da União. Alguns candidatos têm até cinco contas reprovadas nos tribunais. Outros candidatos têm condenações jurídicas que se encaixam na Lei Complementar º 135/2010, a Lei Ficha Limpa.


Entre os candidatos que poderão ter suas candidaturas impugnadas está o candidato a governador do Estado, Jackson Lago. Para a Procuradoria Regional Eleitoral, a cassação o ex-governador (RCED 671) pode ser considerada motivo de impugnação.


Também estão sendo alvos de ação os candidatos a deputado federal José Sarney Filho (tem uma condenação por conduta vedada) e Cleber Verde (demitido a bem de serviço público), bem como as candidatas a deputada estudal Graciete Lisboa (cassada por conduta vedada) e Márcia Marinho (contas reprovadas no TCE e TCU).


Pesquisa de dados


Todas as ações que estão sendo propostas pela procuradora Eleitora Carolina da Hora foram elaboradas pela procuradoria após mais de um mês de pesquisa e solicitação de dados em tribunais. "Trabalhamos muito nesses últimos dias. Oficiamos aos tribunais a lista de condenados, mas o único tribunal que nos concedeu foi o TRE. Fomos de gabinete em gabinete buscando os processo, lendo acórdãos, para podermos protocolar essas ações", revela a procuradora.


Após protocoladas, as ações serão distribuídas aos relatores que, assim que notificarem os candidatos, estes terão sete dias para apresentar defesa e o processo correr. Todos os julgamentos deverão ser feitos até o dia 5 de agosto. No TSE, com os recursos, os julgamentos deverão ser feitos até o dia 19 de agosto.


Para a procuradora Carolina da Hora, o número de ações de impugnação estarão dentro do esperado, cerca de 15% dos registros. Segundo ela, os registros não chegarão a 700 no Maranhão. A previsão do TSE era de quase mil candidaturas.


Veja a lista de candidatos impugnados por ausência de desincompatibilidade.

Nome cargo
1. ADELSON DE SOUZA LOPES Deputado Estadual
2. ALANA MARA DE SOUZA SANTOS Deputada Estadual
3. ARIELDES MACARIO DA COSTA 1º Suplente de Senador
4. CARLOS ALBERTO FERREIRA DE CASTRO Deputado Federal
5. CELSO CORREA PINHO Deputado Federal
6. DANIEL AUGUSTO DA SILVA CARNEIRO Deputado Estadual
7. DELCIO DE CASTRO BARROS Deputado Estadual
8. EDSON CARVALHO VIDIGAL Senador
9. FRANCISCO BASTOS Deputado Estadual
10. FRANCISCO GERALDO NASCIMENTO Deputado Federal
11. FRANCISCO GUIMARAES DE OLIVEIRA Deputado Estadual
12. FRANSUILA DAS CHAGAS LOPES FARIAS Deputada Estadual
13. JADIEL ARAUJO MELO Deputado Estadual
14. JOAO ALBERTO DE SOUZA Senador
15. JOAO ONOFRE RAMOS DA SILVA Deputado Estadual
16. JOAQUIM WASHINGTON LUIZ DE OLIVEIRA Vice-Governador
17. JORGE LUIZ FREIRE RANGEL Deputado Estadual
18. JOSE DE RIBAMAR REZO CARDOSO JUNIOR Deputado Federal
19. JOSE DE RIBAMAR SOUSA REIS Deputado Estadual
20. JOSE RIBEIRO CARVALHO Deputado Estadual
21. JOSELIA MARIA DE ALENCAR NOGUEIRA Deputada Estadual
22. JUVENCIO ALVES DE CARVALHO RIBEIRO Deputado Federal
23. MARCO AURELIO SILVA DE AGUIAR Deputado Federal
24. MARIA DE FATIMA PARENTES DA SILVA Deputada Estadual
25. MARIA LUCIA MARINHO LIMA Deputada Federal
26. MARIANA RODRIGUES DOS SANTOS Deputada Estadual
27. MONICA TOSCA PINHEIRO BARBIERI Deputada Estadual
28. OMAR CORTEZ PRADO Deputado Estadual
29. OTILIA SILVA PASSOS Deputada Federal
30. RAIMUNDO JOSE RODRIGUES SANTOS Deputado Estadual
31. RAIMUNDO MONTEIRO DOS SANTOS Deputado Federal
32. RAIMUNDO NONATO COELHO LOPES Deputado Federal
33. RAIMUNDO NONATO SOUSA PEREIRA Deputado Estadual
34. REINALDO PEREIRA DA SILVA Deputado Estadual
35. SAMUEL PEREIRA DOS SANTOS Deputado Estadual
36. SAULO COSTA ARCANGELI Governador
37. TELMA PINHEIRO RIBEIRO Deputada Federal
38. TEREZINHA DAS NEVES PEREIRA FERNANDESDeputada Federal
39. VALERIA MARIA SANTOS MACEDO Deputada Estadual
40. WALDIMIRO ALVES MACHADO Deputado Federal

Veja a lista de candidatos impugnados por contas reprovadas ou outras condenações.
1. AGENOR ALMEIDA FILHO
2. ANTONIO HOMETE VIEIRA DA SILVA
3. ANTONIO JOAQUIM ARAUJO NETO
4. BERCKSON SANTOS RAMOS
5. CLAUDEMIR MACHADO LOPES
6. CLEBER VERDE CORDEIRO MENDES
7. EMILIO AYOUB JORGE
8. FLAUBERTH DE OLIVEIRA AMARAL
9. FRANCISCO BASTOS
10. FRANCISCO DANTAS RIBEIRO FILHO
11. FRANCISCO LAZARO CARVALHO FILHO
12. FRANCISCO VALBERT FERREIRA DE QUEIROZ
13. FRANCISCO WILSON LEITE DA SILVA
14. GRACIETE MARIA TRABULSI LISBOA
15. GRACILIO CORDEIRO MARQUES
16. HELIOMAR BARRETO TORRES
17. HEMETERIO WEBA FILHO
18. HUMBERTO DANTAS DOS SANTOS
19. ILDON MARQUES DE SOUZA
20. JACKSON KEPLER LAGO
21. JAMES DEAN GASPAR SODRE
22. JOAO BATISTA DOS SANTOS
23. JOAO EVANGELISTA MOTA
24. JORGE HENRIQUE ROCHA CAMPOS
25. JOSE DE RIBAMAR JANSEN PENHA
26. JOSE EDILSON DE SOUSA SILVA
27. JOSE LIMA DOS SANTOS FILHO
28. JOSE MAGUINO CUTRIM
29. JOSÉ SARNEY FILHO
30. JOSE VIEIRA LINS
31. JOSIMAR ALVES DE OLIVEIRA
32. MANOEL GOMES DA SILVA
33. MARCIA REGINA SEREJO MARINHO
34. MARCO AURELIO SANTOS CORDEIRO
35. PENALDON JORGE RIBEIRO MOREIRA
36. RAIMUNDO NONATO ALVES PEREIRA
37. RAIMUNDO SILVA
38. REGINALDO PEREIRA SANTOS
39. RICARDO ANTONIO ARCHER
40. THEMIS QUINTANILHA GERUDE