sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefeitura de Caxias recebe novas viaturas do SAMU







A Prefeitura Municipal de Caxias recebeu oficialmente na manhã desta sexta-feira (10) três novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) doadas pelo Ministério de Saúde (MS), através da Coordenação Geral de Urgência e Emergência. As viaturas correspondem ao cumprimento da portaria 1864 do MS, que determina a renovação da frota do programa a cada três anos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Vinícius Araújo, a doação do governo federal é muito importante. “As novas ambulâncias devem garantir uma melhor qualidade no atendimento de urgência, dando um suporte mais rápido aos pacientes graves”, disse.

De acordo com o secretário, atualmente o município conta com uma Unidade Móvel avançada e duas básicas. Ele destaca que as outras ambulâncias, adquiridas pelo Prefeito Humberto Coutinho em anos anteriores, serão reformadas e revisadas para continuar a serviço da saúde pública.

Para o coordenador médico do SAMU no município, Dr. Carlos Eduardo; o trabalho do serviço de emergência com as novas ambulâncias ficará mais ágil. “Com os novos veículos, o SAMU vão otimizar o trabalho. As ambulâncias mais antigas farão parte de uma reserva técnica e sempre que necessário, serão utilizadas, aumentando em até 40%” a capacidade de atendimento, disse.

A renovação da frota do SAMU é de responsabilidade do governo federal. Às prefeituras cabe a responsabilidade pela manutenção. Por serem veículos de uso diferenciado, as ambulâncias sofrem um maior desgaste natural, tendo uma vida útil de, em média, três anos..

O secretário Vinícius Araújo ressaltou também a participação da equipe do SAMU de Caxias, no resgate das vítimas das enchentes no estado de Alagoas, fato ocorrido em junho deste ano. “Nós temos uma equipe preparada para salvar vidas, e sempre que solicitados, estaremos prontos para fazer bem ao próximo”.

No mês de outubro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), completou 5 anos de implantação em Caxias. Em média, mensalmente são realizados cerca de 650 atendimentos.


Funcionamento

O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado depois de chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento.

da ASCOM / Prefeitura de Caxias

Câmara Municipal abre as portas para o ‘Empoderamento das Mulheres Caxienses’


da ASCOM/Pref. Caxias
Uma sessão solene na Câmara Municipal de Caxias, realizada na noite da última terça-feira (7), simbolizou a luta das mulheres pelos seus direitos e a participação do público feminista na elaboração e gestão de políticas públicas. A iniciativa fez parte do curso de Empoderamento das Mulheres, promovido durante seis meses pela Secretaria Municipal da Mulher em conformidade com a Secretaria Nacional da Mulher.

A Sessão foi presidida pela vereadora Thaís Coutinho, única mulher integrante da atual legislatura do parlamento caxiense. Também fizeram parte da Mesa, Ana Lúcia Ximenes, Secretaria Municipal da Mulher e Fátima do Brejinho, representando a Secretaria de Planejamento.

Entre as convidadas; representantes de diversos segmentos da sociedade caxiense, professoras, empresárias, líderes comunitárias entre outras.

A sessão transcorreu conforme manda o regimento interno da Câmara Municipal, e tudo que foi deliberado será encaminhado aos vereadores para que possam tomar conhecimento das reivindicações e propor Requerimentos e Leis específicas para cada solicitação.

Durante o discurso, Thaís Coutinho, ressaltou o papel da mulher na sociedade moderna. “É momento de lembrarmos nossas lutas e vitórias. O empoderamento da mulher não se limita a comemorações, mas é um tempo de reflexão sobre quais os próximos passos que devemos tomar dentro de uma sociedade cada vez mais flexível às mudanças de conceitos”, afirmou.

Ao usar a Tribuna da Casa, a secretaria municipal da mulher também enfatizou as conquistas feministas nas diversas áreas de atuação, a exemplo da política, gerenciamento de grandes empresas e na contribuição para a descoberta importantes na área da ciência e tecnologia. “Precisamos continuar essa marcha em busca da igualdade perante os homens. Esse curso nos abre novos horizontes, reforçando o que todos já sabem: a mulher tem um papel importante no desenvolvimento desse País”, finalizou.

Ao final da Sessão Solene uma lista de reivindicações foi entregue à vereadora Thais Coutinho; dentre elas: a criação de uma Fanfarra Feminina na cidade, a definição de 27 de novembro como o dia da História de Caxias e a adesão por parte do Executivo de planos de saúde que possam contemplar as servidoras municipais.