sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prefeitura de Caxias recebe novas viaturas do SAMU







A Prefeitura Municipal de Caxias recebeu oficialmente na manhã desta sexta-feira (10) três novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) doadas pelo Ministério de Saúde (MS), através da Coordenação Geral de Urgência e Emergência. As viaturas correspondem ao cumprimento da portaria 1864 do MS, que determina a renovação da frota do programa a cada três anos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Vinícius Araújo, a doação do governo federal é muito importante. “As novas ambulâncias devem garantir uma melhor qualidade no atendimento de urgência, dando um suporte mais rápido aos pacientes graves”, disse.

De acordo com o secretário, atualmente o município conta com uma Unidade Móvel avançada e duas básicas. Ele destaca que as outras ambulâncias, adquiridas pelo Prefeito Humberto Coutinho em anos anteriores, serão reformadas e revisadas para continuar a serviço da saúde pública.

Para o coordenador médico do SAMU no município, Dr. Carlos Eduardo; o trabalho do serviço de emergência com as novas ambulâncias ficará mais ágil. “Com os novos veículos, o SAMU vão otimizar o trabalho. As ambulâncias mais antigas farão parte de uma reserva técnica e sempre que necessário, serão utilizadas, aumentando em até 40%” a capacidade de atendimento, disse.

A renovação da frota do SAMU é de responsabilidade do governo federal. Às prefeituras cabe a responsabilidade pela manutenção. Por serem veículos de uso diferenciado, as ambulâncias sofrem um maior desgaste natural, tendo uma vida útil de, em média, três anos..

O secretário Vinícius Araújo ressaltou também a participação da equipe do SAMU de Caxias, no resgate das vítimas das enchentes no estado de Alagoas, fato ocorrido em junho deste ano. “Nós temos uma equipe preparada para salvar vidas, e sempre que solicitados, estaremos prontos para fazer bem ao próximo”.

No mês de outubro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), completou 5 anos de implantação em Caxias. Em média, mensalmente são realizados cerca de 650 atendimentos.


Funcionamento

O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública. O socorro do SAMU é realizado depois de chamada gratuita para o telefone 192. As ligações são atendidas por técnicos da Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento.

da ASCOM / Prefeitura de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.