terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Arnaldo Melo é eleito presidente da Assembleia Legislativa


Após uma eleição cheia de reviravoltas, está decidida a mesa-diretora para os anos 2011 e 2012.

Imirante


SÃO LUÍS - A chapa "União pelo Maranhão" é eleita para a mesa-diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. O deputado peemedebista foi eleito presidente da Casa para o biênio 2011/2012. Foram 25 votos contra 17, que votaram na chapa dois, encabeçada pelo deputado Manoel Ribeiro (PTB).

Com todos os deputados votando em chapa fechada, a mesa-diretora da Assembleia, nos próximos dois anos, será composta da seguinte maneira: Marcos Caldas (PRB), com a 1ª vice-presidência; Neto Evangelista (PSDB), com a 2ª vice-presidêcia; Francisca Primo (PT), com a 3ª vice-presidência; Afonso Manoel (PMDB), com a 4ª vice-presidência. Hélio Soares (PP) está com a 1ª Secretaria; Jota Pinto (PL), com a 2ª Secretaria; Edilázio Júnior (PV), com a 3ª Secretaria; e Cleide Coutinho (PSB), com a 4ª Secretaria.

O Império se esfaqueia

JM Cunha Santos

Roseana Sarney não detém o controle da base governista na Assembléia. Isso restou demonstrado com a decapitação da candidatura do deputado Ricardo Murad, depois de uma articulação que está dando margem aos comentários mais sediciosos dentro do Poder Legislativo como, por exemplo, o de pagamento de dívidas ou parte de dívidas de campanha.

Há um articulador juntando descontentes, Antônio Braide e um cérebro financeiro que ninguém conta quem é. São braços diferentes de uma mesma família se esganando para ficar com a herança política de José Sarney.

A verdadeira verdade da história não está sendo contada. A Casa Civil vetou a candidatura de Ricardo Murad, o que estimulou Manoel Ribeiro a lançar seu nome às pressas na sexta-feira da semana passada. Nenhum poder a um homem, Ricardo, que pode ameaçar o projeto político de Luis Fernando Silva e Jorge Murad: a eternização do sarneisismo através da compra de consciências, como já fizeram com o PT e acabam de fazer com o PDT.

Ricardo é cunhado de Roseana Sarney. Mas isso já não importa. O Império se esmurra, se esfaqueia na briga pela herança de Roseana e ninguém respeita mais ninguém. O velho senador Sarney está em fim de carreira e todos no governo, em potencial, são traidores de todos, porque são vários os braços querendo levar o Maranhão para casa.

A oposição, claudicante, vai sair sem nada dessa refrega. Está se aliando e se aliciando. Deputados estão confinados. Confinados. É essa a palavra. Confinados porque se saírem às ruas podem mudar o voto outra vez. É espantoso, mas é verdade. Voltamos à década de 30. Enquanto isso, os senhores parlamentares, fiscais do povo, permitem que o governo gaste dinheiro à vontade sem que exista um Orçamento previsto para 2011.

O Maranhão vai ser governado assim por mais quatro anos, por mais quatro décadas. Estamos perdidos. Enquanto os nobres se esfaqueiam numa luta sem tréguas pelo poder, as jibóias viram delegados de polícia, os hospitais fecham, os professores não conseguem aprovar um Estatuto, o Maranhão segue desgovernado. Só Deus sabe em que direção.