quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Chega a 20 mil o número de Hipertensos e Diabéticos em Caxias-Ma.

Pacientes terão atendimento personalizado a partir de março no município, afirma Secretário de Saúde.
Julimar Silva - Repórter do Debate Democratico
www.debatedemocratico.com.br

O Secretario de Saúde de Caxias-Ma Vinícius Araujo, em reunião com profissionais da saúde do município ocorrida no auditório da prefeitura, anunciou medidas para melhorar a qualidade do atendimento na atenção básica. A atenção básica é formada por postos de saúde da família espalhados pela zona urbana e rural somando ao todo 32 postos, sendo que 11 desses são na zona rural.

A atenção básica responde pelo atendimento da chamada baixa complexidade, que se refere a atendimentos simples em que os pacientes não precisam recorrer às unidades de urgência e emergência do município. O secretário informou que pretende realizar com mais freqüência as reuniões de avaliação. Pelo menos uma vez por mês a atenção básica deve se reunir para poder avaliar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas.

Vinícius Araújo disse ainda, que pretende nos próximos meses dispor de um cadastro que mostre quantas pessoas no município possuem hipertensão e diabetes. Outra medida para melhorar o atendimento a esse público é disponibilizar um atendimento personalizado no momento do fornecimento do medicamento. Cada pessoa cadastrada deve receber uma espécie de quite onde estará o medicamento que cada pessoa necessita. A personalização no fornecimento dos medicamentos começa a ser feita a partir do mês de março deste ano (2011). O secretário informou ainda que atualmente, segundo uma estimativa do Ministério da Saúde, Caxias-Ma conta com 20 mil pessoas com hipertensão e diabetes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.