segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O RICARDO 'TRATOR' MURAD QUE TUNTUM TODA CONHECE


É de Tuntum que quero falar agora. Da história de um cidadão que começou sua trajetória política lá. Foi pela primeira vez candidato a deputado estadual numa chapa que tinha seu sogro como candidato a Federal. Era uma festa quando esse cidadão chegava a Tuntum. O povo o endeusava. Ele foi um dos que ajudou a acabar com um dos grupos políticos fortes da época lá em Tuntum: Os cobras. Quando chegava ia direto pra residência de um amigo de sua família que morava num sobrado numa das centrais avenidas de Tuntum, e lá danava-se a, junto com sogro, lá de cima, jogar dinheiro para os plebeus que se acotovelavam em baixo no meio da avenida para pegar o dinheiro jogado. Este ritual se seguiu por uma, duas, três campanhas eleitorais onde ele sempre obteve vitórias esmagadoras em cima dos concorrentes.
Estou falando do deputado Ricardo Murad e o sogro a que me refiro é o empresário e agro pecuarista Victor Trovão. O sobrado ainda hoje pertence à família do Sr. Antonio Joaquim da Cunha, pai do atual prefeito de Tuntum Dr. Chico Cunha e tio do ex-prefeito Dr. Tema. Estas pessoas juntamente com outras lideranças de Tuntum, como Luizão ex-prefeito e ex-deputado, Bento Teixeira ex-prefeito entre outros muitos tinham em Ricardo Murad a esperança de trazer para Tuntum o desenvolvimento que muito demorava pra chegar. Resumindo: O ex-prefeito Dr. Tema um dos maiores prefeitos da historia política de Tuntum foi aliado de Ricardo Murad por longos anos sempre o apoiando e dando-lhe sustentação política junto com seu grupo em qualquer cargo que o deputado ousasse disputar. O atual prefeito Dr. Chico Cunha é nada mais, nada menos que filho de um dos maiores amigo da família do Sr. Venizelos Murad patriarca da família do deputado Ricardo e sempre era quem o hospedava em seu tradicional sobrado com honras e pompas. Hoje esse mesmo Ricardo Murad tornou-se o maior inimigo do povo de Tuntum que sempre o ajudou a afagar seu ego de político soberano e pomposo. Pomposo, pois o Deputado Ricardo Murad sempre foi aristocrata, metido a boa pinta e que pro trás sempre foi perseguidor, prepotente e grosseiro. O exemplo taí. Agora que ele assumiu a pasta da Saúde no Governo de Dona Roseana, a quem ele sempre tachou de ..., deixa os impropérios pra lá, a primeira providência foi tirar do povo de Tuntum e de outros municípios que não rezam em sua cartilha os recursos desta mesma saúde que ele pregava quando precisava de nossos votos. A eficiência, a modernidade e acima de tudo a presteza chegaram a Tuntum fazendo com que filas acabassem e o povo tivesse uma saúde de qualidade e com resolutividade de nota máxima. Mas, agora chega o “trator” que antes era o bomzinho e dá uma de “trator” passando por cima de quem ousar lhe contrariar.
Sr. Ricardo Murad, se sua ira insana é política o povo pobre e que precisa de saúde pra viver, não tem culpa.
Se o Senhor acha que neste governo o senhor pode e manda, como é sua marca, deixe o povo de mão e procure de garrucha na mão os que lhe contrariaram.
Deixe o povo viver. Tirar recursos da saúde de Tuntum, de Caxias e de outros municípios que não se ajoelham pra você é trair o povo. Se não é seu caso, fale com sua dona e peça a ela pelo povo humilde e sofrido do Maranhão que a 40 anos sofre nas mãos destes que você disse em campanha não tão distante: “São o câncer do Maranhão”.
E não pense que em Tuntum alguém vai se dobrar pra você, que não vai não. Pode ser que alguma mulher por interesse próprio se dobre. Agora, homem não.

Um comentário:

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.