sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cleide Coutinho lamenta suspensão de atendimento hospitalar em Teresina


A deputada Cleide Coutinho (PSB) fez ontem (quinta-feira, 3) na tribuna da Assembleia um relato do impasse sobre o repasse de recursos do SUS - Sistema Único de Saúde, entre os estados do Maranhão e Piauí.

A deputada explicou que a Fundação de Saúde de Teresina colocou recentemente em prática a Central de Marcação de Consultas e Exames e com a inclusão de hospitais estaduais na Central, pacientes maranhenses ficaram impedidos de realizar consultas e exames em Teresina.

Outra novidade na capital piauiense é o Pacote de Regulação, que prevê que só poderá fazer cirurgia pelo SUS, o paciente que, desde a consulta, está sendo atendido pelo Sistema Único de Saúde. A Fundação Municipal de Saúde informou que mensalmente são gastos 17 milhões de reais com pacientes do Maranhão e que cidades, como Timon e o próprio Governo do Maranhão não quiseram assinar o acordo de repasse de recursos do SUS para atendimento de maranhenses no Piauí.

A deputada propôs que uma comissão de parlamentares, principalmente os que são da Região dos Cocais, procure o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, e sugira a realização do acordo para não prejudicar o atendimento de maranhenses na rede hospitalar de Teresina. Muitos pacientes estão sendo humilhados, ultrajados. Teve paciente sendo retirado da mesa de cirurgia e assim tendo que vir procurar atendimento em São Luís, denunciou Cleide Coutinho.

APARTE

O deputado Edivaldo Holanda(PTC) também lamentou a suspensão de atendimento hospitalar aos maranhenses em Teresina. De acordo com o deputado, o Governo do Maranhão vinha repassando ao longo dos anos 4 milhões de reais ao Piauí, por meio da Câmara de Compensação, para cobrir o atendimento de pacientes maranhenses pelo SUS. Agora precisamos investigar pra saber exatamente o que está acontecendo. Se o repasse foi suspendo, quais os motivos e quanto realmete o Piauí gasta com nossos pacientes. Vamos investigar, garantiu Holanda.

O deputado também reclamou do corte de recursos da Secretaria Estadual de Saúde aos hospitais Aldenora Belo, de Caxias e de Portro Franco.

por: Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.