terça-feira, 10 de novembro de 2009

SACRAMENTOS SEM REGISTROS, HISTÓRIA MASSACRADA


É inacreditável que não se possua nenhum registro de um sacramento. Um batizado, um casamento ou até mesmo uma primeira comunhão sem um registro fotográfico, sem um filmete que possa ser mostrado no adiantado dos anos aos mais novos é um caso de obscuridade da história de uma família.
Pois em Tuntum - pensem no tamanho da aberração paroquial - é proibido filmar ou fotografar seja um batizado, um casamento ou até mesmo uma primeira comunhão. Proibição imposta pelo pároco local. Se uma criança chorar durante a celebração da missa das 9 da manhã é imediatamente solicitada pelo pároco aos pais da chorona que retire da igreja a criança para não atrapalhar a celebração da santa missa. Tem pai que disse que nunca mais põe os pés na igreja por conta desta infâmia.
E a tradição que é respeitada e mantida em todo e qualquer canto do mundo?, isto nem se fala, pois as pinturas feitas quando da construção da igreja matriz de São Raimundo Nonato foram caiadas, encobertas pelas cores prediletas do pároco local. Os paineis lindos, que quando criança ficava a contar quantos carneirinhos tinham alí naquele lindo e maravilhoso painel foi pintado por cima. Passaram por cima da tradição. Passaram, usurparam a história de uma mais lindas igrejas do interior do Brasil. Até sua cor azul celestial de sua fachada foi maculada por um branco ganso adornado por um azul de nuvens pesadas. Sacramento sem registros e nossa história massacrada foi isto o que foi feito e ainda fazem os passageiros da paróquia de São Raimundo Nonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.