quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cleide Coutinho pede unidade de alta complexidade em câncer para Caxias


A deputada Cleide Coutinho (PSB) anunciou hoje (quarta-feira, 9) na tribuna da Assembleia a indicação de sua autoria que será enviada ao governo do estado nos próximos dias, pedindo a construção de uma Unacon - Unidade de Alta Complexidade em Câncer, no município de Caxias.

A deputada justificou dizendo que Caxias é uma das macrorregiões do estado e que os pacientes de lá precisam recorrer à Teresina para fazer radioterapia e quimioterapia, já que Caxias só possui tecnologia médica para detecção e cirurgia de câncer.


De acordo com a deputada, a Unacon funcionaria no Hospital Geral e Pronto Socorro Gentil Filho, que já possui UTI, serviço de radiologia, seis salas de cirurgia, laboratório, ultrassom e equipe de seis médicos plantonistas diários, incluindo: cirurgiões, anestesistas, ortopedistas, clínicos intensivistas, radiologistas, bioquímicos, psicólogos e assistente social.

A deputada explicou que para receber a Unacon, o hospital passaria apenas por uma reforma de adaptação. Essa simples construção tirará os nossos pacientes de um grande sofrimento, não só físico, mas financeiro, quando precisam procurar o estado vizinho amigo, que é o Piauí, disse.

Em pronuncimanto anterior na AL, Cleide Coutinho havia denunciado a recente suspensão do atendimento médico em Teresina aos maranhenses e pediu providências do governo do estado do Maranhão. Hoje, ela aproveitou para agradecer ao Secretário de Saúde do Estado, Ricardo Murad, pela reunião já agendada com o secretário de saúde do Piauí, sobre o assunto.


PLANO DE ONCOLOGIA


Cleide Coutinho ressaltou o pioneirismo de Caxias na precocupação com o tratamento do câncer. Ela relembrou que em 2008 a Prefeitura Municipal já havia enviado ao Governo do Estado um Plano de Oncologia, com previsão de construção de uma unidade de tratamento e de uma casa de apoio aos pacientes.

Na época, também foi entregue ao governo do estado um abaixo-assinado da população pedindo a execução do Plano de Oncologia. Para enfatizar a necessidade e a viabilidade da instalação da Unacon em Caxias, a deputada fez uma citação do filósofo espanhol do século XIX, Ortega y Gasset, que diz: É imoral pretender que uma coisa desejada se realize por mágica, simplesmente porque a desejamos. Só é moral, só é digno desejo quando acompanhado de severa vontade de apontar os meios de execução e de executá-lo.

A parlamentar encerrou fazendo um apelo ao governo do estado para que sua solicitação seja atendida. O que estou pedindo não é uma coisa muito grande, é uma coisa bastante fácil, basta a vontade de o governo fazer e essa vontade eu acho que o secretário Ricardo Murad está demonstrando porque ele está indo em reuniões. O nosso povo precisa sim de uma alegria nesse fim de ano. Seria um grande presente de Natal para nossos pacientes se nós pudéssemos dizer que o governo do Estado da doutora Roseana Sarney vai resolver de imediato o nosso problema, encerrou a deputada.

Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.