segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MARANHÃO :DILMA TERÁ DE ADMINISTRAR VÁRIOS PALANQUES, SERRA TERÁ DE ARRUMAR UM

A última pesquisa sobre as eleições no Maranhão, de dezembro de 2009, realizada pelo Instituto Sensus, mostra uma liderança folgada da governadora Roseana Sarney (PMDB), com 50% dos votos, seguida do governador cassado, Jackson Lago (PDT), com 25%. O deputado Flávio Dino (PCdoB) tem 10% e na lanterninha aparece Roberto Rocha (PSDB), com 4%. Os três primeiros colocados são de partidos da base do Governo Lula. Portanto, a grande dificuldade da candidatura Dilma será administrar múltiplos palanques e dos demais candidatos conseguir algum palanque forte.

Roseana é a aliada preferencial da candidatura Dilma, mas o PT local resiste a emprestar-lhe apoio. A aliança, no entanto, tende a sair “em prol da aliança nacional com o PMDB”. Flávio Dino também tem esperanças de conquistar o apoio do PT e também conversa com outros partidos da base do governo Lula, principalmente o PSB.
Dino tem como principal trunfo o cacife eleitoral que adquiriu durante a disputa para a prefeitura de São Luiz, em 2006, quando perdeu em segundo turno para o prefeito João Castelo (PSDB).
Houve especulações que Roseana poderia não disputar à reeleição em função de problemas de saúde, mas elas perderam força nos últimos meses. Neste caso, o candidato seria o ministro Lobão.
Bira do Pindaré (PT) também aparece na lista de possíveis candidatos, mas é provável que tente o Senado, cargo que disputou em 2006 e obteve 21% dos votos. O ex-governador José Reinaldo, outro nome incluído em algumas simulações pelos institutos de pesquisa, também tende mais a disputar o senado e cogita-se que poderia ser candidato, inclusive, a deputado federal.

Contextualização


Para entender o cenário político no Maranhão é preciso conhecer a influência da Família Sarney que elegeu sucessivamente políticos aliados para o governo do Estado. Em 2002, Roseana Sarney renunciou ao governo do Estado para concorrer à presidência, deixando o cargo nas mãos do vice, José Reinaldo, que se reelegeu, mas logo depois rompeu com a família Sarney. Em 2006, ele apoiou Jackson Lago, do PDT, que, no entanto, foi cassado por abuso do poder econômico. Em que pesem à crítica dos adversários que Jackson apenas usou expedientes que ao longo do tempo eram usados pela própria família Sarney, várias provas mostravam crimes eleitorais, como este vídeo. A família Sarney, que é situação desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, também se uniu a Lula. Antes, eram adversários mortais, como mostra esse outro vídeo de Lula falando mal de Roseana. Entre seus “elogios”, ele diz que ela mentia descaradamente na TV e por isso era popular como governadora.


Lula venceu por ampla maioria em 2006, Dilma também deve vencer

No primeiro turno, o petista teve 75,5% dos votos e no segundo turno, 84,6% (segunda maior votação proporcional, perdendo apenas para o Amazonas, onde conseguiu 86,8%). Com a popularidade do Lula em alta no Estado, políticos da base aliada brigarão entre si, mas ambos defenderão Dilma, o que torna provável sua vitória no Maranhão.
O próprio deputado Roberto Rocha (PSDB), que dará palanque a Serra, enfrenta resistência em parte do seu partido, que prefere uma aliança com Jackson Lago. O PPS, que nacionalmente estará com Serra, também prefere coligar-se com Lago. Já o DEM, o principal parceiro do PSDB em âmbito nacional, não poderá fortalecer o palanque tucano no estado, uma vez que integra, com cinco secretários, o governo Roseana e marchará pela sua reeleição.
O PSB de Ciro Gomes tem como seu principal nome no estado, o ex-governador José Reinaldo, mas que pretende disputar o Senado, de preferência coligado com Jackson Lago. Para conseguir um palanque, Ciro precisaria de uma aliança nacional com o PCdoB, que ainda não anunciou apoio a Dilma. Observação: este blog insiste que Ciro dificilmente será candidato à presidência. E o PV? Bom, o principal nome do PV no Maranhão é do deputado Zequinha Sarney, irmão de Roseana. É preciso falar mais algo?


Senado

Há uma dezena de possíveis candidatos. A lista se reduzirá em função das composições partidárias, mas por enquanto aparecem os seguintes nomes: Edson Lobão (PMDB), ministro de Minas e Energia, reassume o mandato no senado para disputar à reeleição; Mauro Fecury (PMDB), senador, era suplente de Roseana; José Reinaldo (PSB), o ex-governador; Clodomir Paz (PDT), secretário municipal em São Luiz; Edson Vidigal (PSDB); ex-ministro, Bira do Pindaré (PT), foi bem nas eleições para o senado em 2006; Zé luís Lago (PPS), irmão de Jackson Lago; Flávio Dino (PCdoB), caso na dispute o Governo; João Alberto (PMDB), vice-governador; Luís Fernando Silva (DEM), o prefeito de Ribamar; Pergentino Holanda (PV), jornalista.



RAIO X – Maranhão


ELEITORES: 4.168.308 (3,17% dos eleitores brasileiros) **
GOVERNADOR: Roseana Sarney (PMDB)
POSSÍVEIS CANDIDATOS AO GOVERNO: Roseana Sarney (PMDB), Jackson Lago (PDT), Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSDB)
SENADORES COM MANDATO A SEREM RENOVADOS EM 2010: Mauro Fecury e Edison Lobão, ambos do PMDB.
SENADOR COM MANDATO ATÉ 2015: Epitácio Cafeteira
POSSÍVEIS CANDIDATOS AO SENADO: Edson Lobão (PMDB), Mauro Fecury (PMDB), José Reinaldo (PSB), Clodomir Paz (PDT), Edson Vidigal (PSDB); Bira do Pindaré (PT), Zé Luís Lago (PPS), Flávio Dino (PCdoB), João Alberto (PMDB), Luís Fernando Silva (DEM), Pergentino Holanda (PV);
NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, o estado pende para ... Dilma


Alexandre Campbell | Segunda-feira, Janeiro 25, 2010 |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.