sexta-feira, 30 de abril de 2010

CRISE NO PT DO MARANHÃO ATINGE DILMA

por Leonel Rocha-Revista Época
A primeira grande crise na campanha da ex-ministra Dilma Roussef à Presidência está se formando no Maranhão. Lá o PT local optou pelo nome do deputado Flavio Dino, do PC do B, ao governo. A decisão foi tomada em votação apertada no dia 27 de março no encontro estadual petista. Depois de formalizada na Justiça Eleitoral, a chapa oficial ficaria com o deputado comunista concorrendo ao Palácio dos Leões, a vaga de vice seria entregue ao PT e as duas para o Senado seriam divididas entre o ex-governador José Reinaldo, do PSB, e Bira do Pindoré, um dos principais líderes petistas no interior.

A corrente perdedora do PT, que defende o apoio à reeleição da governadora Roseana Sarney, resolveu questionar a decisão na comissão de recursos do partido. Alegou três problemas formais. A direção nacional petista recusou dois e julgará o terceiro recurso nas próximas semanas. Fala-se até em intervenção no diretório do PT maranhense para atender aos interesses do presidente do Congresso, José Sarney, pai de Roseana e principal sustentáculo do presidente Lula no Legislativo.

Para tentar reverter a decisão petista, Roseana resolveu entregar uma quarta secretaria de estado ao PT. O partido já ocupa a pasta da Educação, a da Assistência Social e a do Trabalho. Todos esses cargos foram entregues ao grupo minoritário do PT local que depois da derrota interna sonha com a intervenção no diretório para cair nos braços da família Sarney. Este mesmo grupo miniritário no Maranhão é maioria no diretório nacional.

A chapa petista que pretende lançar candidatura própria está aliada a José Reinaldo, ex-governador do estado e cria da família Sarney, hoje inimigo. Para complicar um pouco mais, o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) ameaça fazer greve de fome no plenário da Câmara se a direção nacional petista decidir pela intervenção no diretório estadual para impor à corrente vencedora das prévias locais o apoio a Rosena. Dutra, fundador do PT, tem do seu lado o antigo líder camponês, Manoel da Conceição, um dos cinco fundadores do PT junto com Lula, de quem é amigo desde a década de 1970.

Será que, em nome da estratégia de eleger a ex-ministra Dilma Roussef, Lula vai obrigar que uma das legendas do partido se submeta ao grupo politico contra o qual lutou a vida toda e, inclusive, perdeu parte da perna em um conflito com a Polícia na década de 1960?

O principal concorrente do PT é o ex-governador Jackson Lago, do PDT, que vai explorar todos os escândalos envolvendo a família Sarney nos últimos anos – o caso Lunus, as investigações da Polícia Federal sobre a atuação heterodoxa do empresário Fernando Sarney e as confusões no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.