quarta-feira, 16 de junho de 2010

OS CASOS DOS MUTUÁRIOS

A decisão do juiz Clésio Coelho Cunha, da 2ª Vara da Comarca de Caxias, que julgou procedente dezenas de ações movidas por mutuários da Cohab, e condenou a Caixa Seguradora S/A a pagar indenização para reparação dos imóveis segurados, sujeitos a desmoronamento por vício de construção, repercute bem. É a primeira decisão da espécie no Maranhão. Mas há dezenas de precedentes em Pernambuco e Santa Catarina, por exemplo.

A Medida Provisória 478 determinou a transferência da gestão das apólices do seguro habitacional para a Caixa Econômica Federal, pretendendo assim deslocar a competência da Justiça Estadual para a Justiça Federal. Mas o magistrado caxiense acolheu a tese de inconstitucionalidade da MP por ausência dos requisitos de relevância e urgência, bem como por ferir ato jurídico perfeito relativamente aos contratos antigos firmados com a seguradora. Na sentença foi concedida a tutela antecipatória, tendo em vista que os imóveis segurados necessitam de reformas urgentes.

Essa decisão beneficiou 428 famílias, que já receberam a indenização, envolvendo recursos na ordem de R$ 8,4 milhões, quantia que obviamente está circulando no mercado local.

Parceria – Os processos em favor dos mutuários da Cohab foram movidos por meio do escritório Edson Vidigal Assessoria e Consultoria, em parceria com Hélio Coelho Advocacia. Demonstra a capacidade dos advogados que atuam na Justiça do Maranhão.

Do Blog do Ricardo Marques/Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.