segunda-feira, 21 de março de 2011

Cleide Coutinho denuncia risco de fechamento de Cetecmas

Waldemar Têrr
Agência Assembleia

A deputada Cleide Coutinho (PSB) denunciou, na sessão desta quinta-feira (17), a possibilidade de o Governo do Estado fechar, não apenas o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) de Caxias, mas também de vários outros municípios. A deputada leu uma carta aberta dos servidores destes centros à governadora Roseana Sarney, onde diz que a decisão de fechar, “se não tiver sido política, é pelo menos uma decisão equivocada”.

Os servidores dizem na carta que foram surpreendidos, no final de 2010, pela notícia transmitida pelos coordenadores dos Centro Tecnológicos/Univima, que deveriam ficar em casa por um período de dois meses, sem receber salários, esperando por decisão do governo a respeito da sobrevida ou não das unidades. A carta é assinada por representantes dos Cetecmas/Univima de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês.

Além disso, os servidores argumentam que os Cetcmas e a Universidade Virtual do Maranhão (Univima) podem contribuir na formação e qualificação de mão de obra, para atender as exigências de projetos importantes que vão ser implantados no Estado, evitando que os maranhenses sejam excluídos do mercado de trabalho.

Na sessão de quarta-feira, a deputada Cleide Coutinho já havia denunciado que Caxias vem perdendo vários benefícios referentes às áreas de saúde e educação. Ela afirmou que só a saúde acumula um déficit de mais de R$ 15 milhões e, agora, Caxias sofre nova perda, que foi o fechamento do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão que funcionava em uma área cedida pela prefeitura de Caxias, ocupando em torno de 15 salas.

O centro abrigava laboratórios de química, biologia, informática, alimentos, salas de coordenação, de professores e de aula presencial e também oferecia cursos de capacitação em docência em laboratório de física, de química, biologia e de matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.