terça-feira, 5 de abril de 2011
DEP. CLEIDE FAZ PRONUNCIAMENTO DESTACANDO ENTREGA DE CASAS EM CAXIAS
A deputada Cleide Coutinho (PSB) destacou na sessão desta segunda-feira, 4, o sorteio de duas mil unidades habitacionais no município de Caxias, resultado do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, em convênio com a prefeitura de Caxias. As casas beneficiaram diretamente 15 mil pessoas.
Cleide Coutinho afirmou que o trabalho está registrado na publicação da revista “A Conquista da Cidadania”, de Caxias, distribuída na última terça-feira (29). “A revista mostrou, através de relatos e fotografias, a realização do maior programa de habitação do Maranhão e também, com certeza, um dos maiores do Nordeste”.
Segundo Cleide Coutinho, dez mil pessoas foram inscritas pelo programa. Ela lembrou ainda que, por se tratar de um programa do governo federal, os beneficiados deveriam atender aos critérios adotados pela Caixa Econômica Federal (CEF), antes de se submeterem ao sorteio.
Sobre os critérios, ela explicou que o número mínimo de habitantes por residência deve ser de quatro pessoas, com renda per capita inferior a R$ 350.
“O sorteio foi realizado por uma empresa idônea, credenciada pela Caixa Econômica Federal, e aconteceu com a presença de milhares de pessoas e diversas autoridades, não só municipal e estadual, mas também federal”, declarou Cleide Coutinho.
Dentre as autoridades, estavam presentes o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e o secretário estadual de Coordenação Política e Articulação dos Municípios, Ildon Rocha, representando a governadora Roseana Sarney. O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Valdenilson Almeida, também acompanhou o evento, acompanhado de outros representantes da CEF.
De acordo com Cleide Coutinho, das unidades sorteadas, 5% foram reservadas para pessoas com deficiência, sendo adaptadas para necessidades especiais. Outros 6% foram reservados para portadores de doenças crônicas e mais 3% para idosos.
AS CASAS
Cada unidade habitacional foi construída dentro de uma área de 42,22 m², com dois quartos, sala, cozinha, terraço e área de serviço. Ela destacou que o projeto original prevê uma área de 35m², mas o prefeito Humberto Coutinho interveio no sentido de aumentar essa dimensão.
“A contrapartida da prefeitura municipal foi com transporte coletivo, coleta de lixo, escola, postos médicos, hospitais e isenção parcial de tributos e taxas. Além disso, a Prefeitura vai fazer igreja, praça com lazer e ginásio coberto”, acrescentou Cleide Coutinho.
MAIS MORADIAS
Durante o pronunciamento, Cleide Coutinho destacou que, além das duas mil moradias, o prefeito Humberto Coutinho já entregou à população de Caxias outras 4.652 residências, que estavam em situação precária ou localizadas em área de risco. Ao todo, a atual gestão municipal já teria entregue 6.632 moradias.
Da Assessoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.