quinta-feira, 29 de outubro de 2009
28/10/2009
Caxias / Maranhão – Pela primeira rodada da 12ª Copa Brasil Norte de Clubes, no ginásio Governador João Castelo, em Caxias (MA), o Santana (AP) derrotou o Caxias/Pingüim por 102 a 51 (57 a 18 no primeiro tempo). Os cestinhas foram João Guilherme, do Santana, e Anderson Soares, do Pingüim, com 17 pontos cada. O Uniara Basket (AC) superou a Assembléia Paraense (PA) por 80 a 61 (36 a 26). O cestinha do jogo foi Paulo Monteiro, da Assembléia, com 25 pontos. O São José (AP) venceu a AD Mirante (MA) por 97 a 76 (51 a 29). Os principais pontuadores foram Julio Cesar Silva, do Mirante, e Rodolfo Santos, do São José, com 25 e 19 pontos, respectivamente. E o Paysandu (PA) ganhou de WO da AE Raiz (AM), já que a equipe amazonense não contou com número suficiente de jogadores para a disputa, conforme o regulamento.
A segunda rodada terá os seguintes confrontos nesta quinta-feira: Uniara/Basket x AD Mirante (16h), São José x Assembléia Paraense (18h) e Caxias/Pinguim x Paysandu (20h).
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase, as oito equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e A2 x B1. Os ganhadores decidem o título (dia 1º de novembro, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.
COPA BRASIL NORTE 2009
Local: Ginásio Governador João Castelo (Caxias / MA)
Grupo A: Paysandu EC (PA), Santana EC (AP), Caxias/AD Pingüim (MA) e AE Raiz (AM)
GRUPO B: São José (AP), Uniara Basket (AC), Assembléia Paraense (PA) e AD Mirante (MA)
1ª Rodada – Dia 28 de outubro
Paysandu (PA) WO no AE Raiz (AM)
AD Mirante (MA) 76 x 97 São José (AM) – 1º tempo: 29 x 51
Cestinhas: Júlio Cesar Silva (MIR) 25pts e Rodolfo Santos (SÃO) 19pts
Assembléia Paraense (PA) 61 x 80 Uniara/Basket (AC) – 1º tempo: 26 x 36
Cestinhas: Paulo Monteiro (ASS) 22pts e Herbert Coimbra e Marcel Mourão (UNI) 18pts
Caxias/Pingüim (MA) 51 x 102 Santana (AP) – 1º tempo: 57 x 18
Cestinhas: Anderson Soares (CAX) 17pts e João Guilherme (SAN) 17pts
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
COPA BRASIL NORTE COMEÇA NESTA 4ª FEIRA EM CAXIAS NO MARANHÃO
Começa nesta quarta-feira (28) a 12ª Copa Brasil Norte de Clubes, que será realizada no ginásio Governador João Castelo, na cidade de Caxias, no Maranhão. A competição será disputada por oito equipes representando os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão e Pará. Na primeira rodada jogam Paysandu (PA) x AE Raiz (AM), às 16h de Brasília; AD Mirante (MA) x São José (AP), às 18h;, Assembléia Paraense (PA) x Uniara Basket (AC), às 20h; e Caxias/Pinguim (MA) x Santana (AP), às 22h. O atual campeão é o Paysandu que venceu o São José por 89 a 60, na final de 2008.
A equipe de São José (AP) vem para a Copa Norte com muita vontade de vencer, motivada pelo vice-campeonato no Estadual do Amapá, em que perdeu a final para o Santana. Além de muito motivado, o técnico Eran Sherzer pretende subir no degrau mais alto do pódio ao lado das melhores equipes da região norte.
— Não tivemos muito tempo para treinar. Treinamos três vezes em Macapá e teremos mais dois treinos aqui em Caxias (MA). Como estamos vindo de um Estadual onde fomos vice-campeão, acumulamos bastante energia. A expectativa do time é a melhor possível. A palavra que define nossa equipe é o entrosamento e a comunicação, além de uma boa defesa e um contra-ataque rápido. Acredito muito que na fase semifinal estarão os times do nosso grupo, Santana (AP), Uniara (AC) e Paysandu (PA), que são equipes fortes e com muita tradição — explicou o técnico israelense, que vive no Brasil há nove anos e trabalha com basquete há quatro.
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase, as oito equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e A2 x B1. Os ganhadores decidem o título (dia 1º de novembro, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.
COPA BRASIL NORTE 2009Local: Ginásio Governador João Castelo (Caxias / MA)
Grupo A: Paysandu EC (PA), Santana EC (AP), Caxias/AD Pingüim (MA) e AE Raiz (AM)
GRUPO B: São José (AP), Uniara Basket (AC), Assembléia Paraense (PA) e AD Mirante (MA)
1ª Rodada – Dia 28 de outubro
Paysandu x AE Raiz (16h)
AD Mirante x São José (18h)
Assembléia Paraense x Uniara/Basket (20h)
Caxias/Pingüim x Santana (22h)
2ª Rodada – Dia 29 de outubro
Uniara/Basket x AD Mirante (16h) Santana x AE Raiz (17h30),
São José x Assembléia Paraense (19h30)
Caxias/Pinguim x Paysandu (21h30)
3ª Rodada – Dia 30 de outubro
AE Raiz x Caxias/Pingüim (16h)
AD Mirante x Assembléia Paraense (17h30)
São José x Uniara/Basket (19h30)
Paysandu x Santana (21h30)
Dia 31 de outubro
Disputa de 5º a 8º
A3 x B4 (16h) e B3 x A4 (17h30)
Fase Semifinal
A1 x B2 (19h30) e B1 x A2 (21h30)
Rodada Final – Dia 1º de novembro
10h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
17h30 – Disputa de 5º e 6º lugares
19h30 – Disputa da medalha de bronze
21h30 – Disputa da medalha de ouro
OBS: Horário de Brasília (Maranhão não tem horário de verão)
CAMPEÕES DA COPA NORTE
1997 – SER São José (AP)
1998 – SER São José (AP)
1999 – Esporte Clube Macapá (AP)
2000 – Trem Desportivo (AP)
2001 – SER São José (AP)
2002 – Clube do Remo (PA)
2003 – AABB/Amapá (AP)
2004 - SER São José (AP)
2005 – CNPJ (AP)
2007 – SER São José (AP)
2008 – Paysandu SC (PA)
Fonte: CBB
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Política: Selado acordo político entre Chico Cunha e Roseana.
O prefeito de Tuntum, Chico Cunha, não está mais a ‘deriva’, é o que pensa o vereador Magno Milhomem com o recente acordo político feito pelo prefeito com a governadora. ‘Todos os prefeitos anteriores estiveram do lado do governo, somente o Chico Cunha é que deve ser oposição’, indagou Milhomem num bate papo entre colegas na câmara. Magno me detalhou passo a passo os caminhos que foram trilhados para que o prefeito tomasse essa decisão, uma delas seria a entrada de investimentos no município prometidos pela governadora, como a recuperação do Piscinão, projeto de revitalização de parte do Riacho Tuntum, completo funcionamento do Centro de Imagem com a administração do município e outras obras que ainda não foram divulgadas.
A pergunta mais freqüente nesse momento na cidade é como vai ficar a relação política entre o prefeito Chico Cunha e o ex-prefeito Cleomar Tema. Segundo Magno Milhomem, Cleomar Tema deu liberdade ao prefeito a procurar o melhor caminho para o município que precisa de investimentos. O ex-prefeito teria aconselhado Chico Cunha a procurar a governadora logo após a sua posse, fato que não aconteceu. Milhomem acrescentou que Tema também iria participar da aliança, mas de última hora desistiu em razão de compromissos com membros de seu grupo. O acordo político feito, ainda segundo Milhomem foi de ‘cabo a rabo’, ou seja, o prefeito dará seu incondicional apoio aos candidatos do grupo da governadora, incluindo deputado estadual e federal. ‘O Chico não tinha outro caminho, está em jogo o melhor pra Tuntum’, disse Magno Milhomem.
O vereador disse que com essa inevitável aliança o grupo ‘trincou’, podendo muita coisa acontecer no andar da carruagem. Do meu lado (blogueiro) estava também o presidente da Câmara, vereador Manoel Paca e a ele perguntei sobre sua postura daqui pra frente. Paca disse estar com o prefeito assim como os demais vereadores do bloco, Orleans Moreira, José do Feliciano e Leda Bílio, com exceção Marcos Cunha e Jaidran Brito. O presidente afirmou que o grupo já está trabalhando o nome dos futuros candidatos que poderão ser apoiados, um deles é Sarney Filho, que já tem encontro marcado com as lideranças do grupo. O outro provável nome de pretensões do grupo, de acordo com Milhomem, é o do secretário de Saúde, Ricardo Murad.
‘Trincando” ou não o grupo, o município não pode parar e ficar limitado aos parcos recursos do Fundeb, que é restrito a educação, FPM, que ultimamente vem sofrendo quedas e recursos da saúde. O prefeito Chico Cunha não poderia tomar um posição egoísta ou unilateral, mas sim coletiva, em que todos estejam inseridos em um projeto de desenvolvimento com aquisição de recursos que supra as necessidades mais urgentes de todos, como por exemplo, a abertura do Centro de Imagem que vai atender Tuntum e toda região, inclusive pacientes do Socorrão. Entre muitos que converso diariamente, sem titubear, todos concordam com a atitude do prefeito em tomar essa decisão e em buscar o melhor caminho, no momento, pra Tuntum.
Fonte: Blog do Lobão
MINHA OPINIÃO
Quando Dr. Tema foi convidado a assinar ficha de filiação partidária no PV (partido Verde) que no estado é controlado por Sarney Filho, ouve a interceptação de tal filiação por parte de Dr. Humberto, Flávio Dino e Zé Reinaldo. A estas alturas tudo leva a crer que estavam acertados entre sí: Dr. Tema, Chico Cunha e Vereadores a irem juntos. Com a interceptação Dr. Tema recuou, trouxe consigo três Vereadores e pernaneceram aliados ao grupo de oposição à Roseana e Ricardo Murad. Como Dr. Chico Cunha já estava por lá mesmo (não sei em que partido)fincou pé e não arredou e levou a tiracolo os vereadores que todos já conhecem e sabem seus destinos políticos. Para Dr. Chico Cunha foi uma boa ida, pois daí em frente acabará os embargos financeiros para a Prefeitura. Resta saber se nessa mexida o que poderá acontecer nas próximas eleições pro governo, pro senado e pra deputados federal e estadual. Uma fonte já informou que para federal Dr. Chico Cunha ficará levantando a bandeira de Sarney Filho, e prá estadual?, e para o Governo, se vingar mesmo fielmente o acordo é claro que dará Roseana na balança do prefeito. Agora vamos aos cálculos políticos. Quem dará votos ao Dr. Tema? o povo ou o prefeito. É só esperar prá ver o desenrolar dos fatos prá que se veja se a aliança municipal continua firme ou não passa somente de jogo de cena. Uma coisa é certa: Já existia um pré acordo em que Dra. Cleide não entraria em Tuntum disputando votos e abrindo-se aí o espaço pra Dr. Tema. E onde fica Ricardo Murad nesta história?. Gato escaldado tem medo de água gelada. Prá concluir fica aí a dúvida que não quer calar: Onde entre Pires Léda com Max Barros na jogada e se ouver a ruptura quem Dr. Chico Cunha apoiairia para Estadual?. É aí que eu acho que entra Ricardo Murad no jogo.
A pergunta mais freqüente nesse momento na cidade é como vai ficar a relação política entre o prefeito Chico Cunha e o ex-prefeito Cleomar Tema. Segundo Magno Milhomem, Cleomar Tema deu liberdade ao prefeito a procurar o melhor caminho para o município que precisa de investimentos. O ex-prefeito teria aconselhado Chico Cunha a procurar a governadora logo após a sua posse, fato que não aconteceu. Milhomem acrescentou que Tema também iria participar da aliança, mas de última hora desistiu em razão de compromissos com membros de seu grupo. O acordo político feito, ainda segundo Milhomem foi de ‘cabo a rabo’, ou seja, o prefeito dará seu incondicional apoio aos candidatos do grupo da governadora, incluindo deputado estadual e federal. ‘O Chico não tinha outro caminho, está em jogo o melhor pra Tuntum’, disse Magno Milhomem.
O vereador disse que com essa inevitável aliança o grupo ‘trincou’, podendo muita coisa acontecer no andar da carruagem. Do meu lado (blogueiro) estava também o presidente da Câmara, vereador Manoel Paca e a ele perguntei sobre sua postura daqui pra frente. Paca disse estar com o prefeito assim como os demais vereadores do bloco, Orleans Moreira, José do Feliciano e Leda Bílio, com exceção Marcos Cunha e Jaidran Brito. O presidente afirmou que o grupo já está trabalhando o nome dos futuros candidatos que poderão ser apoiados, um deles é Sarney Filho, que já tem encontro marcado com as lideranças do grupo. O outro provável nome de pretensões do grupo, de acordo com Milhomem, é o do secretário de Saúde, Ricardo Murad.
‘Trincando” ou não o grupo, o município não pode parar e ficar limitado aos parcos recursos do Fundeb, que é restrito a educação, FPM, que ultimamente vem sofrendo quedas e recursos da saúde. O prefeito Chico Cunha não poderia tomar um posição egoísta ou unilateral, mas sim coletiva, em que todos estejam inseridos em um projeto de desenvolvimento com aquisição de recursos que supra as necessidades mais urgentes de todos, como por exemplo, a abertura do Centro de Imagem que vai atender Tuntum e toda região, inclusive pacientes do Socorrão. Entre muitos que converso diariamente, sem titubear, todos concordam com a atitude do prefeito em tomar essa decisão e em buscar o melhor caminho, no momento, pra Tuntum.
Fonte: Blog do Lobão
MINHA OPINIÃO
Quando Dr. Tema foi convidado a assinar ficha de filiação partidária no PV (partido Verde) que no estado é controlado por Sarney Filho, ouve a interceptação de tal filiação por parte de Dr. Humberto, Flávio Dino e Zé Reinaldo. A estas alturas tudo leva a crer que estavam acertados entre sí: Dr. Tema, Chico Cunha e Vereadores a irem juntos. Com a interceptação Dr. Tema recuou, trouxe consigo três Vereadores e pernaneceram aliados ao grupo de oposição à Roseana e Ricardo Murad. Como Dr. Chico Cunha já estava por lá mesmo (não sei em que partido)fincou pé e não arredou e levou a tiracolo os vereadores que todos já conhecem e sabem seus destinos políticos. Para Dr. Chico Cunha foi uma boa ida, pois daí em frente acabará os embargos financeiros para a Prefeitura. Resta saber se nessa mexida o que poderá acontecer nas próximas eleições pro governo, pro senado e pra deputados federal e estadual. Uma fonte já informou que para federal Dr. Chico Cunha ficará levantando a bandeira de Sarney Filho, e prá estadual?, e para o Governo, se vingar mesmo fielmente o acordo é claro que dará Roseana na balança do prefeito. Agora vamos aos cálculos políticos. Quem dará votos ao Dr. Tema? o povo ou o prefeito. É só esperar prá ver o desenrolar dos fatos prá que se veja se a aliança municipal continua firme ou não passa somente de jogo de cena. Uma coisa é certa: Já existia um pré acordo em que Dra. Cleide não entraria em Tuntum disputando votos e abrindo-se aí o espaço pra Dr. Tema. E onde fica Ricardo Murad nesta história?. Gato escaldado tem medo de água gelada. Prá concluir fica aí a dúvida que não quer calar: Onde entre Pires Léda com Max Barros na jogada e se ouver a ruptura quem Dr. Chico Cunha apoiairia para Estadual?. É aí que eu acho que entra Ricardo Murad no jogo.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
PF desmonta farsa do grupo Sarney contra Jackson e Julião
A Polícia Federal chegou à conclusão de que não passou de uma farsa o suposto crime eleitoral denunciado por Mimi Cutrim contra o deputado Julião Amin e o então candidato da Frente de Libertação, Jackson Lago, nas eleições de 2006. Por conta desta constatação, o Ministério Público Federal (MPF) requereu o arquivamento do inquérito policial instaurado para apurar o suposto crime eleitoral.
De acordo com a denúncia, o deputado federal Julião Amin (PDT) teria oferecido dinheiro ao ex-prefeito de Olinda Nova, Almir Pereira Cutrim, além de prometer-lhe um cargo de secretário de Estado, em troca de apoio à candidatura de Jackson Lago ao Governo do Maranhão.
A denúncia feita por Mimi Cutrim, na campanha eleitoral de 2006, foi desmentida por todas as pessoas ouvidas em inquérito realizado pela Polícia Federal. O Ministério Público entendeu que os depoimentos dados à PF são uma comprovação de que os fatos aconteceram de modo diverso do que relatado por Mimi Cutrim.
Segundo consta no inquérito da Polícia Federal, foi Mimi Cutrim quem procurou membros da coligação "Frente de Libertação do Maranhão", dizendo-se magoado com a falta de apoio de Roseana Sarney à sua candidatura de deputado estadual, e que no segundo turno estaria disposto a mudar de lado e apoiar Jackson Lago. A PF concluiu que as gravações de reuniões, que teriam sido feitas por Almir Cutrim, não se revelaram idôneas pela perícia técnica.
O pedido de arquivamento do inquérito é assinado pelo procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, e pela subprocuradora-geral Cláudia Sampaio Marques. Eles argumentam que "dada a ausência de indícios sérios da existência do fato objeto da investigação, o Ministério Público não vê justa causa para a realização de eventuais diligências investigatórias".
Ao requerer o arquivamento dos autos, o MPF ressalta que, "no período em que a investigação tramitou na Polícia Federal, no Estado do Maranhão, foram realizadas as diligências possíveis para a investigação do fato, sem sucesso".
O deputado Julião Amin foi ouvido ontem pela reportagem do Jornal Pequeno sobre o pedido de arquivamento do inquérito: "Nós tínhamos a certeza de que seria este o resultado. O que aconteceu, neste caso, foi uma grande trapaça do grupo Sarney usada, à semelhança do caso Reis Pacheco, para tentar enganar o povo do Maranhão. Mas toda esta trama acaba de ser desmascarada agora pela Procuradoria da República", afirmou Julião.
Ele lembrou que Mimi Cutrim, autor da falsa denúncia, recebeu uma premiação do grupo Sarney: ele foi nomeado assessor especial da governadora Roseana Sarney, logo após a cassação do mandato do governador Jackson Lago.
Fonte: Jornal pequeno
De acordo com a denúncia, o deputado federal Julião Amin (PDT) teria oferecido dinheiro ao ex-prefeito de Olinda Nova, Almir Pereira Cutrim, além de prometer-lhe um cargo de secretário de Estado, em troca de apoio à candidatura de Jackson Lago ao Governo do Maranhão.
A denúncia feita por Mimi Cutrim, na campanha eleitoral de 2006, foi desmentida por todas as pessoas ouvidas em inquérito realizado pela Polícia Federal. O Ministério Público entendeu que os depoimentos dados à PF são uma comprovação de que os fatos aconteceram de modo diverso do que relatado por Mimi Cutrim.
Segundo consta no inquérito da Polícia Federal, foi Mimi Cutrim quem procurou membros da coligação "Frente de Libertação do Maranhão", dizendo-se magoado com a falta de apoio de Roseana Sarney à sua candidatura de deputado estadual, e que no segundo turno estaria disposto a mudar de lado e apoiar Jackson Lago. A PF concluiu que as gravações de reuniões, que teriam sido feitas por Almir Cutrim, não se revelaram idôneas pela perícia técnica.
O pedido de arquivamento do inquérito é assinado pelo procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, e pela subprocuradora-geral Cláudia Sampaio Marques. Eles argumentam que "dada a ausência de indícios sérios da existência do fato objeto da investigação, o Ministério Público não vê justa causa para a realização de eventuais diligências investigatórias".
Ao requerer o arquivamento dos autos, o MPF ressalta que, "no período em que a investigação tramitou na Polícia Federal, no Estado do Maranhão, foram realizadas as diligências possíveis para a investigação do fato, sem sucesso".
O deputado Julião Amin foi ouvido ontem pela reportagem do Jornal Pequeno sobre o pedido de arquivamento do inquérito: "Nós tínhamos a certeza de que seria este o resultado. O que aconteceu, neste caso, foi uma grande trapaça do grupo Sarney usada, à semelhança do caso Reis Pacheco, para tentar enganar o povo do Maranhão. Mas toda esta trama acaba de ser desmascarada agora pela Procuradoria da República", afirmou Julião.
Ele lembrou que Mimi Cutrim, autor da falsa denúncia, recebeu uma premiação do grupo Sarney: ele foi nomeado assessor especial da governadora Roseana Sarney, logo após a cassação do mandato do governador Jackson Lago.
Fonte: Jornal pequeno
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Seminário da FAMEM reuniu Prefeitos em Caxias
Às 9:30 horas da manhã de ontem foi aberto no município de Caxias no auditório do Hotel Alecrim o Seminário da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), “Oportunidades locais na crise global”
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da entidade prefeito Raimundo Lisboa; vice-presidente da Famem e prefeito de Gonçalves Dias, Valdilson Dias; prefeito de Caxias e anfitrião do evento Humberto Coutinho; Júnior Martins, vice-prefeito; prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar; Juarez Lima, secretário geral da Famem;Gildásio Ângelo da Silva, tesoureiro geral e o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União, Carlos Wellington de Almeida.
Declarado aberto o encontro por Raimundo Lisboa, o prefeito Humberto Coutinho destacou a importância da reunião no sentido de polarizar as ações comuns entre as diversas prefeituras do Estado. Segundo Coutinho, o Seminário serve ao reordenamento das idéias e à busca de orientação e aprimoramento dos conhecimentos dos gestores municipais, seus assessore e secretários municipais.
O vice-presidente Valdilson Dias falou de sua emoção em participar do Seminário na qualidade de filho de Caxias e representante do município de Gonçalves Dias. Valdilson entende que o encontro se faz muito mais importante diante das dificuldades financeiras que os municípios vivem nos dias de hoje.
Para o vice-prefeito de Caxias, Júnior Martins, é preciso fortalecer a máquina arrecadadora dos municípios maranhenses, a forma de cobrar das prefeituras. Martins elogiou o processo de interiorização da Famem da qual, segundo ele só se havia falar em São Luís.
O prefeito de Icatu e secretário geral da Famem, Juarez Lima destacou a liderança e determinação com que o prefeito de Bacabal, presidente da Famem, Raimundo Lisboa vem conduzindo a entidade. Juarez voltou a pregar uma maior aproximação da Famem com órgãos como Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União. “Nossos prefeitos ,gparecem ter medo dos órgãos de controle do Estado e do Governo Federal e não há razão para isso” disse.
O tesoureiro da Famem, Gildásio Ângelo da Silva, afirmou que a Famem mais uma vez está cumprindo seu papel de buscar soluções para os municípios. “A Famem como entidade precisa ser forte, é preciso valorizar a Famem. Ela deve ser o nosso pilar, independente das crises e bandeiras políticas”. afirmou. Gildásio acha que passada a eleição os prefeitos todos devem se unir em torno da entidade inclusive para discutir o municipalismo que deve ser tratado como problema da Federação.
O secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União, Carlos Wellington de Almeida dirigiu-se aos prefeitos afirmando que o TCU não sente nenhuma alegria em rejeitar contas dos municípios. Wellington falou da crise existente nos municípios ensinando que para ela existem muitas formas de superação mas condenou algumas soluções encontradas que preocupam Condenou, por exemplo, a concorrência predatória por recursos entre prefeituras.
fonte: AGÊNCIA FAMEM
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Morre em São Paulo, o deputado estadual Pedro Veloso
SÃO LUÍS - O deputado estudal Pedro Aristoteles Sousa Veloso (PDT) morreu na madrugada desta quarta-feira (7), em São Paulo (SP), onde estava internado fazendo um tratamento de saúde. Há pelo menos um ano, o deputado estudual lutava contra a leucemia.
O deputado estadual Pedro Veloso já havia feito tratamento para a leucemia, quando houve uma melhora no seu quadro. Pedro Veloso, chegou a fazer um transplante de medula, quando ainda voltou a trabalhar na Assembleia Legislativa. Contudo, no último mês, o seu quadro piorou. Desde ontem, o deputado estudal estava em coma.
O deputado Pedro Veloso era pecuarista e estava em sua segunda legislatura. Nesta última, ele assumiu a vaga da ex-deputada estadual Maura Jorge, como 1º suplente. Na vaga de Veloso deve assumir o suplente Chico Leitoa (PDT).
A notícia do falecimento do deputado Pedro Veloso foi recebida na manhã de hoje, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB). A sessão ordinária da Assembleia Legislativa foi suspensa, assim como as duas audiências públicas programadas para esta semana, entre elas, a sobre a Refinaria Premium.
Ainda não há informações sobre o translado do corpo do deputado Pedro Veloso de São Paulo para São Luís. Também ainda não se tem informações sobre o velório. De acordo com o presidente da Assembleia, o deputado estadual poderá ser velado na sede da Casa.
Depoimentos
O deputado Carlos Braide, que foi colega de partido do deputado Pedro Veloso, disse que recebeu a notícia da morte do parlamentar com muita tristeza. "Achávamos que Pedro Veloso estivesse tendo sucesso no tratamento em São Paulo. Fomos surpreendidos com a notícia de sua morte. Só nos resta chorar a perda do companheiro de parlamento", declarou.
O deputado Edvaldo Holanda também lamentou a morte do deputado Pedro Veloso. "A morte é uma estrada inevitável a todos nós. Por essa estrada caminha a partir de hoje o companheiro Pedro Veloso. Um grande amigo, um parlamentar combativo, um exemplo de fidelidade. Ele deixa saudades a todos nós. A nossa oração é para que Deus possa consolar os corações, principalmente, a dos familiares na hora de extrema perda para todos nós", ressaltou.
Por: Imirante
POLÍCIA FEDERAL LANÇA CAMPANHA 'MINHA ARMA É LEGAL'
A Polícia Federal do Maranhão, em parceria com o Conselho de Segurança do Meio-Norte (Comen), lança hoje (7) a campanha "Minha arma é legal". O objetivo é promover a interiorização do recadastramento ou entrega voluntária de armas de fogo nas cidades do interior do Estado, por onde passarão as caravanas da campanha.
Sobre o assunto, o Bom Dia Mirante conversou com o superintendente em exercício da Polícia Federal, Eugênio Coutinho.
Fonte: Imirante.com
TRE cassa prefeito de Jenipapo dos Vieiras
A Corte Eleitoral decidiu, por unanimidade, e de acordo com o parecer do Ministério Público, cassar o prefeito e vice de Jenipapo dos Vieiras, Geancarlos Oliveira Albuquerque e Jeferson Oliveira Nepomuceno, por abuso de poder político e econômico (art.73 da Lei 9.504/97).
A Corte determinou, ainda, a permanência do prefeito no cargo até o julgamento dos recursos no Tribunal.
(Da Ascom / TRE-MA)
terça-feira, 6 de outubro de 2009
MARANHENSE DE MIRADOR É CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
A história política do Maranhão soma em seus capítulos quatro nomes de políticos maranhenses que já estiveram envolvidos, nos últimos 25 anos, nas disputas pelo mais alto cargo político do executivo nacional. Foram dois candidatos a vice-presidentes da República, José Antônio Almeida (vice de Garotinho em 2002) e Gardênia Gonçalves (vice de Esperidião Amin em 1994), uma pré-candidata, Roseana Sarney (pelo extinto PLF, esqueceu a candidatura em razão do escândalo Lunus na empresa da família) e um presidente, José Sarney (1985-1990), guindado ao posto pela fatalidade da morte do titular, Tancredo Neves.
Livre às críticas quanto aos posicionamentos políticos e direcionamentos partidários, personagens maranhenses, em contextos distintos estão taquigrafados na política nacional. Nas eleições de 2010, mais um maranhense será presidenciável: Oscar Silva, lançado como pré-candidato pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
Nascido em Mirador, interior do Maranhão, aos 54 anos, Oscar Silva migrou em setembro de 1961, para a cidade de Imperatriz, segunda maior do estado, onde viveu até os 17 anos de idade, quando então foi mandado pela mãe para a capital federal para estudar. Morou com a única irmã em Brasília sob as bênçãos da mãe interiorana e já viúva, que preferiu ver o filho longe a tê-lo sem perspectiva por perto. “Tive muita dificuldade de conseguir emprego, fui dispensado do Exército por ser arrimo de família e comecei a trabalhar numa empresa como apontador e depois como vendedor, fui datilógrafo e em 1978 passei no concurso do Banco do Brasil, onde fui funcionário por 14 anos”, lembra Oscar Silva.
Em 1982, já formado em Direito pela Universidade do Distrito Federal foi contratado como professor pela mesma faculdade, onde lecionou por oito anos até ser contratado pelas faculdades integradas do Distrito Federal. Em 1995 com a morte da mãe passou a se dedicar exclusivamente ao escritório de advocacia construído desde 1983). Casado, pai de quatro filhos, já avô de um neto, Oscar Silva é o pré-candidato a presidência da República.
por:Kássia Brito
O Imparcial
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
PC do B LANÇA FLÁVIO DINO AO GOVERNO DO MARANHÃO
Faltando um ano para os maranhenses irem às urnas, começam a ser definidos os prováveis protagonistas da disputa pelo governo do Estado em 2010. Roseana, Lobão, Jackson Lago, Roberto Rocha, Flávio Dino. Estes são alguns dos nomes apontados como pré-candidatos ao Palácio dos Leões.No último fim de semana, a 11ª Conferência Estadual do PC do B referendou o deputado federal Flávio Dino como candidato do Partido ao governo do Estado e o elegeu presidente do Diretório Estadual no Maranhão.
Desde que conquistou uma vaga na Câmara Federal em 2006, obtendo ótima votação, Flávio Dino não conhece a palavra indiferença. Todos sempre manifestam-se sobre ele, seja através de elogios ou ataques. Para uns é a única opção de renovação na política do Estado. Mas há quem o acuse de um velho pecado: "paquerar" sarneysismo. Setores do grupo Sarney não o perdoam por ter entre seus aliados o ex-governador José Reinaldo Tavares.
Parlamentar de primeiro mandato, o ex-magistrado, cuja biografia inclui a militância no movimento estudantil na Universidade Federal do Maranhão, onde formou-se em Direito, Flávio Dino admite em entrevista exclusiva a O IMPARCIAL que o único cenário vislumbrado em 2010 é a candidatura para governador.
Com um discurso cartesiano, herança da formação jurídica, ele fala sobre os governos Jackson e Roseana, tece elogios ao PT e chama de "fofocas", os ataques e criticas dos quais é alvo. Embora reconheça de que conviverá com isto no ano que vem, durante o calor da campanha, garante que não responderá com a mesma moeda.
Fonte: O imparcial
domingo, 4 de outubro de 2009
Ivete Sangalo dá a luz ao seu primeiro filho
Nasceu nesta sexta-feira (2), o primeiro filho da cantora Ivete Sangalo. Os médicos fizeram uma cesariana para realizar o parto do bebê de 4kg. O menino se chamará Marcelo. Ele é filho da cantora com o estudante de nutrição Daniel Cady.
O parto ocorreu por volta das 21h no Hospital Português, em Salvador. Tanto Ivete quanto a criança passam bem, mas não têm previsão de alta. O pai do garoto acompanhou o trabalho dos médicos.
Fonte: O imparcial
ACUDENTE NA BR 226 MATA DUAS PESSOAS E DEIXA FERIDOS
Um grave acidente ocorrido ontem (03) na BR-226 próximo a entrada da cidade de Sen. Alexandre Costa vitimou fatalmente duas pessoas que viajavam em um veículo ECOSPORT que pertence à proprietária da loja Por do Sol em Caxias. As duas pessoas que morreram no acidente foram o popularmente conhecido "Bolacha" e uma moça amiga da família da proprietária da loja que a reportagem não teve até o momento acesso ao nome. Sairam ainda feridos o filho da dona da Loja Por do Sol Pablo que fraturou uma das pernas e encontra-se internado e já passou por uma cirurgia em Teresina(PI) e a mãe dele e proprietária da loja Dona Aracélia, que sofreu escoriações, e, ambos se encontram em estado estável sem correrem risco de morte.
Os passageiros e o motorista do veículo se dirigiam à cidade de Colinas onde seria realizada a inauguração de mais uma filial da loja Por do Sol que atua no ramo de fotografias e vendas de equipamentos fotográficos e celulares da OI. Nossa reportagem está checando maiores informações para que possamos divulgar neste Blog.
Os passageiros e o motorista do veículo se dirigiam à cidade de Colinas onde seria realizada a inauguração de mais uma filial da loja Por do Sol que atua no ramo de fotografias e vendas de equipamentos fotográficos e celulares da OI. Nossa reportagem está checando maiores informações para que possamos divulgar neste Blog.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
FLÁVIO DINO É O QUARTO MELHOR DEPUTADO FEDERAL DO PAÍS
O deputado federal Flávio Dino(PCdoB) é o quarto melhor do Brasil segundo avaliação feita por 176 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. A divulgação foi feita hoje pela manhã pelo site Congresso em Foco, que anualmente promove a escolha dos melhores parlamentares do país.
Este ano a senadora Marina Silva(PV) e o deputado Chico Alencar(PSol) encabeçam as listas para o Senado e Câmara, respectivamente. Além de Flávio Dino, somente o deputado Sarney Filho (PV), com cinco votos, conseguiu figurar na lista entre os 18 deputados da bancada maranhense.
No terceiro ano de mandato, Flávio Dino consegue a proeza de um “tri-campeonato” no Congresso em Foco. Em 2007, o deputado comunista foi o único novato a figurar entre os 20 mais pontuados e obteve a terceira colocação entre os internautas. Em 2008 repetiu a dose, ampliando a pontuação entre os jornalistas que o colocaram como o terceiro parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção; e agora ele obtém a 4ª colocação na votação da imprensa.
Além do “tri-campeonato” no Congresso em Foco, Flávio Dino também foi apontado pelo terceiro ano consecutivo como um dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso”, conforme levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar(DIAP).
Abaixo a lista completa dos escolhidos para o Prêmio Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Chico Alencar (Psol-RJ) - 60 votos
Gustavo Fruet (PSDB-PR) - 56 votos
Fernando Gabeira (PV-RJ) - 42 votos
Flávio Dino (PCdoB-MA) - 37 votos
Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) - 36 votos
Michel Temer (PMDB-SP) - 31 votos
Maria do Rosário (PT-RS) - 26 votos
Mauricio Rands (PT-PE) - 25 votos
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) - 24 votos
Luiza Erundina (PSB-SP) - 18 votos
Henrique Fontana (PT-RS) - 18 votos
ACM Neto (DEM-BA) - 14 votos
José Carlos Aleluia (DEM-BA) - 14 votos
Beto Albuquerque (PSB-RS) - 13 votos
Ivan Valente (Psol-SP) - 13 votos
Arnaldo Madeira (PSDB-SP) - 11 votos
Ronaldo Caiado (DEM-GO) - 11 votos
Aldo Rebelo (PCdoB-SP) - 8 votos
Miro Teixeira (PDT-RJ) - 7 votos
Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) - 7 votos
Luciana Genro (Psol-RS) - 6 votos
Júlio Delgado (PSB-MG) - 6 votos
José Eduardo Cardozo (PT-SP) - 6 votos
Dr. Rosinha (PT-PR) - 6 votos
Sarney Filho (PV-MA) - 5 votos
Vicentinho (PT-SP) - 5 votos
Rita Camata (PSDB-ES) - 5 votos
Senado Federal
Marina Silva (PV-AC) - 89 votos
Demóstenes Torres (DEM-GO) - 84 votos
Pedro Simon (PMDB-RS) - 72 votos
Cristovam Buarque (PDT-DF) - 63 votos
Renato Casagrande (PSB-ES) - 53 votos
Eduardo Suplicy (PT-SP) - 45 votos
Paulo Paim (PT-RS) - 42 votos
Flávio Arns (sem partido-PR) - 42 votos
Alvaro Dias (PSDB-PR) - 40 votos
Aloizio Mercadante (PT-SP) - 37 votos
Arthur Virgílio (PSDB-AM) - 37 votos
Fonte: Congresso em foco
Este ano a senadora Marina Silva(PV) e o deputado Chico Alencar(PSol) encabeçam as listas para o Senado e Câmara, respectivamente. Além de Flávio Dino, somente o deputado Sarney Filho (PV), com cinco votos, conseguiu figurar na lista entre os 18 deputados da bancada maranhense.
No terceiro ano de mandato, Flávio Dino consegue a proeza de um “tri-campeonato” no Congresso em Foco. Em 2007, o deputado comunista foi o único novato a figurar entre os 20 mais pontuados e obteve a terceira colocação entre os internautas. Em 2008 repetiu a dose, ampliando a pontuação entre os jornalistas que o colocaram como o terceiro parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção; e agora ele obtém a 4ª colocação na votação da imprensa.
Além do “tri-campeonato” no Congresso em Foco, Flávio Dino também foi apontado pelo terceiro ano consecutivo como um dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso”, conforme levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar(DIAP).
Abaixo a lista completa dos escolhidos para o Prêmio Congresso em Foco:
Câmara dos Deputados
Chico Alencar (Psol-RJ) - 60 votos
Gustavo Fruet (PSDB-PR) - 56 votos
Fernando Gabeira (PV-RJ) - 42 votos
Flávio Dino (PCdoB-MA) - 37 votos
Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) - 36 votos
Michel Temer (PMDB-SP) - 31 votos
Maria do Rosário (PT-RS) - 26 votos
Mauricio Rands (PT-PE) - 25 votos
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) - 24 votos
Luiza Erundina (PSB-SP) - 18 votos
Henrique Fontana (PT-RS) - 18 votos
ACM Neto (DEM-BA) - 14 votos
José Carlos Aleluia (DEM-BA) - 14 votos
Beto Albuquerque (PSB-RS) - 13 votos
Ivan Valente (Psol-SP) - 13 votos
Arnaldo Madeira (PSDB-SP) - 11 votos
Ronaldo Caiado (DEM-GO) - 11 votos
Aldo Rebelo (PCdoB-SP) - 8 votos
Miro Teixeira (PDT-RJ) - 7 votos
Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) - 7 votos
Luciana Genro (Psol-RS) - 6 votos
Júlio Delgado (PSB-MG) - 6 votos
José Eduardo Cardozo (PT-SP) - 6 votos
Dr. Rosinha (PT-PR) - 6 votos
Sarney Filho (PV-MA) - 5 votos
Vicentinho (PT-SP) - 5 votos
Rita Camata (PSDB-ES) - 5 votos
Senado Federal
Marina Silva (PV-AC) - 89 votos
Demóstenes Torres (DEM-GO) - 84 votos
Pedro Simon (PMDB-RS) - 72 votos
Cristovam Buarque (PDT-DF) - 63 votos
Renato Casagrande (PSB-ES) - 53 votos
Eduardo Suplicy (PT-SP) - 45 votos
Paulo Paim (PT-RS) - 42 votos
Flávio Arns (sem partido-PR) - 42 votos
Alvaro Dias (PSDB-PR) - 40 votos
Aloizio Mercadante (PT-SP) - 37 votos
Arthur Virgílio (PSDB-AM) - 37 votos
Fonte: Congresso em foco
Caxias: TENTATIVA DE ASSALTO À UNIVERSITÁRIA DA UEMA TEM ASSALTANTE BALEADO
Um jovem foi baleado depois de praticar assalto a universitários no centro da cidade de Caxias. O assaltante abordou um grupo de jovens que saía da UEMA, no campus de saúde, nas proximidades da Fundação Humberto Coutinho.
O assaltante estava em uma bicicleta e rendeu uma das universitárias, apontado-lhe um revolver. Um policial, à paisana, passava pelo local no momento do assalto e atirou no bandido. O tiro pegou de raspão e o jovem ainda conseguiu correr, entrando na casa de um morador. Com a chegada da Polícia, o assaltante foi rendido e levado ao Hospital Geral.
Nenhum universitário ficou ferido.
Fonte: Portal Noca
O assaltante estava em uma bicicleta e rendeu uma das universitárias, apontado-lhe um revolver. Um policial, à paisana, passava pelo local no momento do assalto e atirou no bandido. O tiro pegou de raspão e o jovem ainda conseguiu correr, entrando na casa de um morador. Com a chegada da Polícia, o assaltante foi rendido e levado ao Hospital Geral.
Nenhum universitário ficou ferido.
Fonte: Portal Noca
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
VEREADORA THAÍS COUTINHO APRESENTA PROPOSTAS NA CÂMARA DE CAXIAS
A Vereadora Thaís Coutinho apresentou dia 23 último, três propostas que deverão ser aprovadas no início da próxima semana no plenário da Câmara Municipal de Caxias. A primeira trata de solicitação ao Prefeito Dr. Humberto que determine ao Secretário de Obras Dr. Vinicius Leitão a raspagem das ruas do bairro São Pedro, e, a segunda que sejam feitas as reformas nos banheiros públicos do estádio Duque de Caxias. Na terceira proposta a Vereadora Thaís solicita ao Presidente da Câmara Municipal de Caxias, Vereador Antonio Luis que agende audiência pública com alunos, coordenadores de cursos e o Diretor do SESC/UEMA afim de tratarem de assuntos ligados à melhoria do ensino e a estrutura nos cursos de medicina e enfermagem de Caxias.
Ainda na sessão de ontem (30.09) a Vereadora Thaís Coutinho participou da audiência pública com Gerentes das agências bancárias e casas lotéricas de Caxias na Câmara Municipal, onde foram tratados de assuntos ligados ao atendimento ao público e o cumprimento da Lei Municipal que obriga as instituições financeiras de Caxias a atenderem os clientes no máximo em trinta minutos, fazendo com que as centenas de clientes deixem de ficar horas a fio em filas intermináveis. Foi tratado ainda do projeto de autoria do Vereador Ricardo Marques que obriga as agências bancárias de Caxias a dotarem suas dependências de banheiros públicos para atendimento dos clientes.
Assinar:
Postagens (Atom)