quarta-feira, 24 de março de 2010

Cleide Coutinho destaca homenagem a Maria Gema de Jesus Carvalho

A deputada Cleide Coutinho (PSB) destacou nesta terça-feira (23) a importância do Título de Cidadão Maranhense que será entregue à irmã Maria Gema de Jesus Carvalho no próximo dia 26, na Assembléia Legislativa. Para ela, a homenagem estende-se à educação de Caxias, da qual a religiosa foi uma das importantes representantes.

“Apressei-me em fazer este pronunciamento porque já agendei anteriormente uma revisão da cirurgia a que fui submetida e não poderei estar presente à solenidade. Quero, por isso, destacar neste momento a importância desse título, principalmente para nós caxienses”, declarou.

Cleide Coutinho disse que Caxias já soube reconhecer o valor da irmã, que já recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Caxiense. Ela acrescentou que Maria Gema recebeu também da sociedade caxiense o Título de Magnífica Educadora, e em São Luís o de Personalidade Global em Educação pelo Centro Educacional Bandeira Tribuzzi de São Luís.

“Foi feita também uma homenagem da direção da Faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão, quando deu o nome da irmã Gema à biblioteca daquela unidade de ensino composta de um acervo inicial de 15.000 livros, e banco de dados com acesso a revistas nacionais e internacionais e tradução simultânea. Por isso, esta também foi uma bela homenagem que a nossa querida irmã Gema recebeu”, ressaltou.

A deputada disse ainda que a missão de educar gerações se manifesta em uma responsabilidade crescente de conhecer, acolher, transmitir ensinamentos, colaborar na formação do caráter e na evangelização de crianças e jovens que lhe são confiadas.

“A irmã Clemes era conhecida com esse nome quando chegou a Caxias em 1956, por determinação da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, à qual ela pertence. As gerações mais novas a conhecem com o nome de irmã Gema. É piauiense de Oeiras, porém é caxiense de coração, porque dedicou a Caxias já mais do que cinco décadas na formação infanto-juvenil da cidade”, informou.

Waldirene Oliveira Agência Assembleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.