quarta-feira, 8 de julho de 2009

FLÁVIO DINO PARA O GOVERNO ABRE ESPAÇO EM CAXIAS

Com a decisão do PC do B em lançar Flávio Dino para concorrer ao Governo do Estado abre-se a vaga de quem seria o candidato oficial do prefeito Humberto Coutinho a federal. Na minha opinião, caso sejam feitos os estudos políticos necessários e fundamentais, sairia na vaga de Federal a hoje deputada estadual Dra. Cleide e abriria aí o espaço esperado por Dr. Tema para estadual. É esperar prá ver, pois por aqui tem muita gente de olho nesta brecha.
A análise mais aprofundada neste caso é a do Jotônio Viana em sua coluna Caxias em Off que diz o seguinte abaixo:

"Despertando a imaginação
A visão de que Flávio Dino consolidava seu nome como alternativa na disputa majoritária do estado era praticamente unânime até entre seus adversários e críticos. Com grande projeção nacional, compondo o time do alto clero legislativo, portanto, depois da campanha a prefeito de São Luís, já era esperado que FD tentasse voo mais alto agora, para o Executivo maranhense ou Senado.

Exatamente o que ocorreu no final de semana passado com a decisão do PCdoB de lançar o nome do deputado federal ao governo do Maranhão. O fato antecipa a discussão sobre as eleições de 2010. E, por si, também mexe diretamente nas articulações políticas locais, pois abre campo para muitas especulações na Princesa do Sertão a respeito do eventual candidato a deputado federal que o grupo Coutinho poderia vir a apoiar no lugar de Flávio Dino. A possibilidade do vácuo, inevitavelmente, vai atirar os medalhões da base situacionista numa luta renhida pela vaga. Mas a eventual saída de FD da disputa pela reeleição de deputado federal não é garantia de que HC se veja obrigado a apoiar a prata da casa e não outro nome de fora da região. Afora o óbvio de que com ou sem Flávio Dino, prioritariamente, em 2010, os Coutinho miram a reeleição de Cleide Coutinho para a Assembléia. Isso é questão de honra e ponto pacífico na família, pois, como é sabido, HC não poderá disputar novamente a prefeitura, pelo menos agora. Então, a reeleição de CC é que precisa acontecer de maneira eleitoral inquestionável, mostrando força aos adversários, para que estes respeitem e sintam o peso da liderança do chefe do clã.

Muito embora seja cedo ainda para se pensar a realidade do quadro que começa a ser desenhado com Flávio Dino candidato ao governo, não há porque não dizer que a indicação terá efeito político imediato em Caxias, pois a esta altura a notícia já despertou a imaginação da base aliada palaciana... Do vice-prefeito, de todos os vereadores e mais quem aspire subir os degraus do poder."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.