terça-feira, 25 de maio de 2010

Esquenta a temperatura da sucessão da biônica Roseana Sarney

Ontem foi um dia importante na definição das chapas majoritárias que disputarão as eleições de 2010 no Estado.

Em reunião realizada na sede do diretório regional do PSDB, no bairro do Renascença I em São Luís, o PDT, PSDB, PPS e PTC acertaram a composição da chapa: Jackson Lago, do PDT, para candidato a governador e o deputado federal Roberto Rocha e o ex-presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, para as duas vagas ao Senado.

O candidato a vice de Jackson também será indicado pelos tucanos e a escolha será entre o pastor Porto, Vidigal e do próprio Rocha.

No mesmo horário na sede do PT/MA, na Rua do Ribeirão, no centro da capital, aconteceu um encontro que reuniu a ala anti-Sarney do PT, o PC do B e o PSB.

Foi ratificada a candidatura de Flávio Dino a governador e apontado o nome da ex-deputada federal Terezinha Fernandes, do PT, para ser candidata a vice de Flávio.

O PSB indicou o nome do ex-governador José Reinaldo Tavares para disputar uma das vagas ao Senado e o PT também indicou o nome de Bira do Pindaré para disputar a segunda vaga da coligação ao Senado.

A posição oficial do PT no Maranhão só deverá ser definida em um encontro nacional do PT em junho. A ala sarneysista do PT/MA entregou um abaixo-assinado para a direção nacional, com a assinatura de supostos 90 delegados, mas a manobra foi ilegal, sem respaldo do regimento interno da agremiação de Lula.

O que vale até agora foi a decisão oficial tomada em encontro realizado no final de março. Numa votação apertada entre os 175 delegados ao encontro, a maioria (87 a 85) decidiu apoiar a candidatura de Flávio Dino a governador do Maranhão.

No final de semana que passou a revista semanal Veja publicou uma matéria da jornalista Sofia Krause, que denunciou a tentativa de compra de três delegados do PT/MA a R$ 20 mil para assinarem o abaixo assinado pró Roseana Sarney.

O deputado federal Domingos Dutra afirmou que a ala pró Sarney não poderia ter apresentado um abaixo assinado com 90 nomes. Segundo ele algumas assinaturas podem ter sido falsificadas e outras colocadas no documento sem autorização de delegados.

A decisão final será da direção nacional do PT, claramente favorável a uma coligação com o PMDB de Sarney.

Lula preferia não precisar intervir no diretório regional do PT/MA para evitar o desgaste político, mas pela resistência da maioria do partido daqui, não haverá alternativa senão intervir.

Roseana contará com o maior cabo eleitoral da história brasileira, o presidente Lula, com o tempo de TV do PT e o monopólio de Dilma Roussef em seu palanque, mas terá o apoio de um partido dividido e completamente desmoralizado.

Muita água vai passar embaixo da ponte da sucessão maranhense ainda. Vamos aguardar!
Do Blog do Marcos Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.