sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Secretaria realiza Workshop “Pensar Estrategicamente a Sagrima”



Funcionários da área administrativa e técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) participaram nos dias 21 e 22 de fevereiro do Workshop “Pensar Estrategicamente a Sagrima”. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

No workshop foram discutidas as bases para elaboração da nova missão, visão, valores e focos estratégicos da Sagrima, que, de acordo com a medida provisória nº 082, assinada em dezembro de 2010 pela governadora Roseana Sarney, terá como prioridade o fortalecimento do agronegócio maranhense.

O secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo, que participou da abertura do workshop juntamente com o secretário adjunto, Raimundo Coelho de Sousa, falou que a secretaria tem papel fundamental no desenvolvimento do Maranhão. “Estamos com novos investimentos privados no Estado e é preciso que a secretaria fortaleça os elos das cadeias produtivas que fazem parte do processo de crescimento econômico”, ressaltou ele.

No primeiro dia do evento o assessor de Planejamento da Sagrima, Jorge Heleno Baldez falou aos servidores sobre“A importância do planejamento na execução de políticas públicas”. Em seguida, o técnico da Assessoria de Planejamento, Marco Aurélio de Sousa Martins, apresentou o “Nivelamento conceitual do Agronegócio e Cadeias produtivas”. A programação foi encerrada com a palestra “Oportunidades do agronegócio”, apresentada pelo superintendente Corporativo do Sistema Fiema, Marco Antônio Moura da Silva.

No dia seguinte, fez parte do Workshop a realização de uma oficina de direcionamento estratégico, conduzida pelo consultor do Sebrae, Tadeu Borba. A metodologia da oficina possibilitou maior integração entre a equipe, que definiu alguns focos estratégicos, tais como o fortalecimento do agronegócio maranhense com prioridade na gestão dos negócios agrícolas, inovação tecnológica, agricultura construtivista - que busca eficiência e eficácia tecnológica sem abdicar dos preceitos da conservação ambiental - e a erradicação da febre aftosa.

Para o assessor de Planejamento, Jorge Heleno Baldez, o workshop foi muito importante pela participação dos funcionários. “As novas diretrizes da secretaria estarão afinadas com o desenvolvimento tecnológico da agropecuária maranhense”, avaliou ele.
_____
Texto: Vitória Castro
Fonte: Sagrima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que agridam as pessoas com palvras de baixo calão não serão publicados. Liberdade para escrever e tecer comentários é salutar, e precisamos emitir nossas opiniões sem a necessidade de agredir ninguém.